Lago dos Sonhos - Kim Edwards

sábado, 28 de julho de 2012 Marcadores: , ,

Título: Lago dos Sonhos
Autor: Kim Edwards
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2011
Sinopse: Lucy Jarrett é uma jovem de espírito aventureiro que, depois da morte do pai, saiu de casa para cursar a faculdade e, desde então, não teve mais pouso certo. Bem-sucedida em sua carreira, ela vai aonde a vida a leva, sempre pulando de um país para outro, de um bom emprego para outro ainda melhor. De repente ela se vê estagnada: morando com o namorado no Japão, Lucy não consegue arrumar trabalho e a relação deles está visivelmente abalada. Ao saber que sua mãe sofreu um acidente sem gravidade, Lucy decide ir visitá-la em Lago dos Sonhos. Lá descobre que a mãe está pensando em vender a propriedade da família e que seu namorado da adolescência tem um filho e um próspero ateliê de fabricação de vidro. Diante dessas mudanças, Lucy precisa enfrentar a realidade: apesar de ter ido embora e por muito tempo ter julgado aqueles que ficaram, ela é que nunca conseguiu superar o trauma causado pela morte do pai. A descoberta de um bilhete e de outras pistas lança luz sobre uma parte da família até então desconhecida: uma antepassada sufragista que, por alguma razão, abandonou sua única filha e se envolveu com um artista famoso na época. Intrigada com a história dessa mulher e com os motivos pelos quais sua existência nunca fora mencionada, Lucy sai em busca da verdade que até então permaneceu oculta. O que ela vai descobrir mudará para sempre a percepção que tem de sua família, da morte do pai e de sua própria vida.

Às vezes o passado esconde segredos capazes de transformar nossas vidas


Kim Edwards sempre me atraiu de certa forma. Sempre quando via o primeiro livro dela, O guardião de memórias na livraria, ou na biblioteca, morria de vontade de ler. Confesso que cheguei a pegar ele certa vez, mas acabei devolvendo, por achar um pouco chato.
Algum tempo depois, caiu em minhas mãos o segundo romance de Kim, Lago dos Sonhos. Tinha tudo para ser uma linda história de autodescobrimento. A capa maravilhosa, a história instigante eram apenas alguns dos ingredientes que eu esperava ao começar a ler o livro.
            E foi.
            Lucy Jarret é uma garota aventureira. Já viajou para todos os lugares, teve os mais diversos empregos, teve contato com as mais variadas culturas. Atualmente, vivia no Japão com o namorado Yoshi, e além de tudo, com uma relação balançada e desgastada pelo tempo. Sentia-se de certa forma perdida e sem saber o que fazer. Quando descobre que sua mãe sofrera um acidente sem grandes conseqüências, ela vê a chance de repensar e reavaliar sua vida, visitando sua cidade natal.
            Determinada, ela viaja até Lago dos Sonhos, e decide enfrentar de uma vez por todas os fantasmas do passado. Alguns anos atrás, seu pai falecera e ela se sentia terrivelmente culpada pelo que acontecera. Talvez a necessidade de viajar tanto fosse a maneira que encontrara para esquecer aquela noite. Ela não sabia.
            Quando chega a Lago dos Sonhos, encontra tudo totalmente diferente. Tem algumas surpresas, reencontra pessoas de sua infância e adolescência. Logo no primeiro dia, enquanto procurava algo no quarto, ela encontra uma carta endereçada a seu bisavô e fica de certa forma intrigada com aquilo.

21 de setembro de 1925.
Joseph, se Íris for embora de sua casa, imploro que não a obrigue a ir morar com algum desconhecido, mas que a mande para cá, ou caso ela não queira, para o endereço que estou lhe enviando em anexo: a residência da Sra. Alice Stokley, colega das minhas amigas daqui, que dará a ela educação e emprego adequados à sua idade – afinal, Íris tem apenas 14 anos.
Escrever isto me deixa com o coração apertado. Reconheço as despesas com roupas, livros e moradia que você enumera, mas não entendo como o dinheiro não foi suficiente. Mandei tudo o que tinha. Porém, se você está dizendo, deve ser verdade, mas hoje não posso assinar esse bilhete com amor, R.

            A partir disso, Lucy decide ir mais a fundo para conhecer mais a vida dessa antepassada, mas por pior que seja, ninguém da família conhece Íris, ou alguém parecido.
            Outros bilhetes aparecem no decorrer do livro, e fazem com que a buscas por respostas se tornem quase que uma obsessão para Lucy. E para completar ainda mais sua curiosidade, encontra um tecido com um intrigante bordado e, ao ver o mesmo desenho reproduzido num vitral na casa de Keegan Fall, seu primeiro namorado, sente uma grande necessidade de conhecer a ligação entre todos esses achados.

            Passei uma semana lendo Lago dos Sonhos. Serviu para mim absorver mais a história e desfruta-la ainda mais.  Lucy é uma mulher decidida, independente, mas tem momentos de fraqueza quando a lembrança do acidente de seu pai vem a sua mente. Através das cartas que encontra, Lucy passa a conhecer a vida de Rose, uma das primeiras representantes do movimento sufragista, que abandonara sua filha, e se envolveu com um artista famoso da época.

            A trama de Lago dos Sonhos é permeada de romance e mistério. Lucy durante boa parte do livro, vê os sentimentos que sentia por Keegan na época da juventude reacenderem, e ele por ela. E graças a isso, Lucy se vê cada vez mais dividida em relação a Yoshi.            
            Por outro lado, cada vez que Lucy lia uma carta ou descobria um fragmento da história de sua antepassado, eu ficava aflito por querer saber mais. Afinal, ninguém até então sabia da existência dela, o que torna o mistério mais misterioso (essa é nova!). Kim Edwards soube dosar o mistério durante todo o livro. Lucy se vê diante de uma mulher independente (Rose), mas que fora enganada quando mais nova, e por isso fora obrigada a se esconder, abandonar a filha pequena e anos mais tarde, se esconder da própria filha, além de outros fatos que abalaram sua vida na época.

            Antes de começar o livro, quando eu o folheava, achava que talvez pudesse ser um pouco cansativo, afinal, há pouco diálogo, muita narração e as páginas são cheias. Mas me enganei. A narrativa do livro é leve, talvez possa se tornar um pouco monótono a leitura, então aconselho a quem for ler, que leia sem parar. Não o deixe no fundo da estante. É narrado em terceira pessoa, em dois extremos ao mesmo tempo (ora são as cartas de Rosie, ora é a história de Lucy). Além do mais, achei muito legal da autora ter abordado um assunto como o sufrágio feminino, que depois de muito tempo passou a ser válido no mundo todo.
            Gostei bastante do final. Cheio de reviravoltas, e surpresas a cada página, Kim Edwards criou uma história tocante que nos faz entender que mudar não é apenas ir de um lugar a outro. Confesso que agora fiquei bem curioso para ler o outro livro da autora. Quem sabe eu não pego qualquer dia desses?

Seja o primeiro a comentar: