Meninas de Calças - Ann Brashares

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013 Marcadores: , ,

Título: Meninas de Calças
Autora: Ann Brashares
Série: A Irmandade das Calças Viajantes #3
Editora: Rocco
Páginas: 376
Ano: 2006
Sinopse: Gostosas, confortáveis e sábias, as Calças Viajantes finalmente estão de volta. Até porque, antes delas, Bridget, Carmen, Tibby e Lena não se davam conta de que eram maiores e mais fortes que o tempo que passavam juntas. A palavra amigas, aliás, não descreveria de forma suficiente o que sentiam umas pelas outras. E assim, cada vez mais unidas, chegaram a outro verão, o último antes de partirem para a universidade, o último em que estarão juntas de verdade antes de rumarem ao início de suas vidas adultas.

Em 'Meninas de calças - O terceiro verão da Irmandade', os destinos das quatro jovens estão se definindo. Carmen, por exemplo, decide tomar conta da avó de Lena e acostuma-se com as mudanças em casa; Lena pode ter o plano de ir para a Escola de Artes vetado pelo pai; Bridget acha uma surpresa no campo de futebol onde trabalha; e Tibby descobre-se muito mais forte do que imagina.

Livros Anteriores: A Irmandade das Calças Viajantes, O Segundo Verão da Irmandade
 
Já faz algum tempo que comecei a ler os livros da Irmandade. Na época, foi mais por curiosidade mesmo. Tinha o filme e tudo mais. Li os dois primeiros. O tempo passou, e a leitura do terceiro ia sendo adiada. Alguns anos se passaram (na verdade, só dois), e depois que eu vi o post da Aione, do Minha Vida Literária (confira aqui e aqui), sobre a série, fiquei com vontade de retomar e terminar. O terceiro já foi, agora só falta o último.

Nesse terceiro volume da série, vemos as meninas muito mais amadurecidas, mas mesmo assim, um pouco confusas. As Calças nunca foram tão bem vindas quanto agora, e graças a ela, é que pode-se afirmar a palavra amizade. Depois daquele verão, o destino delas começará a ser traçado. O Ensino Médio acabou, e agora chegou a hora de ir para a faculdade. Mas será que elas estavam preparadas?

Quatro amigas. Um jeans que as unia. Tantos sentimentos envolvidos com elas. Posso dizer que foi isso que senti ao ler o terceiro livro da série. Já começo dizendo que apreciei o jeito que Ann abordou a história. Nossas heroínas são garotas normais, cheia de dúvidas e incertezas, e com problemas a resolver. Tiro o chapéu para Ann, que conseguiu criar e desenvolver quatro garotas diferentes, cada uma com seu estilo e seu jeito de pensar. Enquanto uma é mais timida, a outra é mais extrovertida, e por ai adiante. Ann trabalha muito essa questão durante toda a série.

Todas se encontram em situações difíceis e complicadas. Lena estava certa de que iria para a Escola de arte. Porém, seu pai a proibiu e ela começa a repensar se realmente valeria a pena ir para lá. Carmen é obrigada a cuidar da avó de Lena. Além disso, uma pequena surpresa bota seu mundo de cabeça para baixo, e ela não sabe o que fazer. Tibby se revelou nesse novo volume. Passou por poucas e boas, mas se descobriu mais forte que antes. E Bridget, o que dizer? Teve algumas surpresas ao voltar para o acampamento como treinadora, teve algumas desavenças mas também encontrou novos amigos.

Ann deixou claro na história que esse é um livro de transição. Chegou o momento de fazer as escolhas e fazer a diferença. Temos algumas surpresas na história, e teve um final satisfatório. Meninas de Calças é um livro de amadurecimento. Identifiquei-me um pouco algumas vezes, já que o livro passa-se exatamente pelo momento que estou passando: por escolhas, com o medo de que faça algo errado, com a insegurança de tentar. Para quem gosta de livros adolescentes, mas de certa forma um pouco mais adulto, A irmandade é um prato cheio. Gostei da narrativa da Ann, e espero ler o quanto antes Para Sempre de Azul, último livro da série.


1 comentário:

  1. Ah, que linda sua resenha! Obrigada por me citar e citar meus posts!
    Eu também tiro o chapéu pra Ann por ter criado personagens tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão reais. A sensibilidade dela é incrível e a narrativa é uma delícia.
    Estou com você, esse livro é sobre transição, e o final dele foi um dos que achei mais bonito!
    Beijos!

    ResponderExcluir