A Vidente - Hannah Howell

sexta-feira, 31 de maio de 2013 Marcadores: , , ,

Título: A Vidente
Autora: Hannah Howell
Série: As Irmãs Wherlocke #1
Editora: Lua de Papel
Páginas: 222
Ano: 2011
Sinopse: Estamos no século XVIII, na Inglaterra georgiana. Como todas as gerações de sua família, Chloe Wherlocke possui habilidades especiais, e o seu dom é enxergar além da visão física.
Em 1785 ela prevê a morte de uma mulher que acabara de dar à luz e toda uma trama para atender a motivos escusos. Ao encontrar uma criança abandonada ao lado do corpo da mãe, ela salva o bebê e o cria escondido do mundo. Fazia isso por amor, mas talvez houvesse neste gesto alguma força do destino... Com o passar dos anos, Chloe descobre que o encontro com a criança não havia sido uma simples coincidência e nota, pouco a pouco, um desenrolar de acontecimentos que envolviam todos os membros de sua família, num jogo de traições, mentiras e assassinatos. Consciente de tudo, ela precisa ser rápida para salvar a vida do pai do menino, o conde Julian Kenwood, e avisá-lo que o filho não morreu. Mas, ao se aproximar da família Kenwood, Chloe percebe seu sentimento de proteção por Julian se transformar enquanto a cada momento tudo fica mais perigoso.

Dizem que os historiadores se tornam chatos com o passar do tempo. Acham criticas em tudo, querem corrigir todos os erros. Isso em livros, filmes, seriados. Eu não estou nesse estágio ainda, apesar de já começar a se tornar mais seletivo ao ler um romance histórico. A vidente entrou nessa seleção. O livro se mostrou sempre um romance legal, com uma capa linda e uma sinopse atrativa. Contudo, não foi isso que encontrei.
Viajamos até o século XVIII na Inglaterra para contar uma história de romance, mistérios e muitas surpresas. Chloe Wherlocke faz parte de uma família famosa pelo lado sobrenatural, cada um com um dom especial. Ela tem o dom de ver além da visão física. O livro inicia quando ela tem a visão da morte de uma mulher que acaba de dar a luz. Ao encontrar uma criança abandonada ao lado da mãe morta, ela o pega e o cria escondido. Contudo, não fazia ideia do que aquele ato de generosidade poderia acarretar. O tempo passa e ela descobre uma série de assassinatos, traições envolvendo a família daquela criança. Chloe precisa avisar ao pai da criança Julian Kenwood que todos estão em perigo. Mas como fazer isso quando sentimentos de um amor começam a surgir?
A vidente é o primeiro livro da série das Irmãs Wherlocke. Nesse primeiro temos a chance de conhecer melhor Chloe, uma linda jovem que num ato de generosidade, desencadeia uma série de acontecimentos. Não sei se é tradição de todo romance histórico, mas sempre a mocinha da história é a frente do seu tempo. Chloe não é diferente. Independente, atrevida e corajosa, Chloe tem toda as características de uma mulher contemporânea. Nada contra isso, mas estamos na Inglaterra no século XVIII. Será que isso poderia?
Como eu disse anteriormente, a sinopse mostrava que o livro seria um grande misto de acontecimentos. Mas sinceramente não ocorreu. Para se ter uma noção, tudo acontece nos dois primeiros capítulos da história. Estranhei no inicio. Fiquei pensando: “poxa, tudo está acontecendo de maneira muito rápida. Será que a autora vai dar conta da história?” Sim, é um livro de duzentas páginas, mas não quer dizer que haja a necessidade de acontecer tudo em apenas 20 páginas? E as outras 180?
A história continuou, ou apenas tentou. Para mim o livro não aconteceu em nenhum momento. Fiquei na esperança de que o livro melhorasse com o desenrolar, mas não rolou. Acabou se tornando algo monótono e muito água com açúcar. Chloe e Julian se conhecem, quando se vê já estão na cama, e quando se vê já estão loucamente apaixonados. HELLO! Mais  uma vez: estamos no passado, há duzentos anos atrás. Talvez se fosse hoje em dia, até poderia entender, mas Julian era casado ainda. Ok, a Beatrice (a mulher dele) não era coisa boa, mas nada significava trai-la.
Outro ponto que me incomodou profundamente era quando rolava uma cena empolgante, Hannah transformava em algo normal de se acontecer. Exemplificando: se aconteceu um assassinato, ela colocava como se aquilo fosse um ato simples, como acordar e escovar os dentes. Cadê a empolgação, tia Hannah? Em nenhum momento o livro realmente deu uma guinada que me fizesse seguir em frente. Posterguei várias vezes a leitura, por que não tinha ânimo de continuar. Além disso, não conseguia me concentrar totalmente na história.
A vidente não foi uma experiência agradável. Hannah Howell tem que rever alguns pontos ao escrever suas histórias. Torná-la mais atrativas. Vou continuar a série já que tem todos os volumes da série na biblioteca da faculdade, mas fico de certa forma  apreensivo. Apesar disso, tente ler. Quem sabe você não se interesse?

 

1 comentário:

  1. Eu tenho A intuitiva da mesma autora/"série". Ainda não me empolguei para ler, mas na ´poca lembro de ter comprado como uma leitura de passagem. Aquelas pra passar o tempo.

    Obs: tive dois comentários comidos e sumidos após o enter. Desisti.

    (tira essa confirmação de comentário)

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir