Menina de Vinte - Sophie Kinsella

terça-feira, 9 de julho de 2013 Marcadores:


Título: Menina de Vinte
Autora: Sophie Kinsella
Páginas: 494
Editora: Record
Ano: 2012
Sinopse: Lara Lington sempre teve uma imaginação fértil. Agora ela começa a se perguntar se está ficando maluca de vez. Meninas normais de vinte poucos anos não veem fantasmas, né? Pelo menos era o que ela pensava até o espírito da tia-avó Sadie, que foi uma jovem dançarina de Charleston com ideias avançadas sobre moda e amor, aparecer misteriosamente com um último pedido: Lara precisa localizar um colar que foi dela por mais de 75 anos. Só assim tia Sadie poderá descansar em paz. Além de encontrar a joia, Lara tem que lidar com probleminhas do dia a dia: a sócia foi curtir um romance em Goa, sua empresa está afundando e ela acabou de ser abandonada pelo homem “perfeito”. Nesta divertida história, Lara e Sadie são duas meninas de vinte bem diferentes que vão aprender a importância dos laços familiares e da amizade.
Avaliação: 5/5 estrelas (favorito)

Sophie Kinsella foi sempre bem elogiada no mundo literário. Sua série de maior sucesso sobre a consumista Becky Bloom virou filme, e conta com milhares de exemplares vendidos. É tanto sucesso que me fez querer ler os livros dela, mas não surgia oportunidade. Até hoje, só lera um dela, Os delírios de consumo de Becky Bloom, e tinha adorado a história. Menina de Vinte foi o segundo que li dela, e com certeza depois desse, Sophie subiu no meu conceito e se tornou uma das minhas autoras favoritas. Vou tentar explicar o porque.

Lara Lighton não poderia estar em uma fase melhor em sua vida. Sua sócia a deixou abandonada numa empresa, em que está a beira da falência, enquanto ela vai viajar para curtir um romance com Goa e o homem de sua vida acabou de abandoná-la. Quer mais? Sua família a obriga a ir no enterro de sua tia-avó de 105 anos que nunca conhecera. Lara, muito a contragosto vai. Só que durante o enterro, ela por um acaso, começa a ver fantasmas. Ou melhor, a fantasma. Sadie, com aparência de 21 anos, está de volta querendo um colar que lhe pertencia, e quer a ajuda de Lara, quer queira, quer não. Mas Sadie é um fantasma enxerido e viver ao lado dela pode ser uma perfeita confusão.

Sério, que livro bom! Olha, já digo que Menina de Vinte entrou para a lista de favoritos do ano de 2013 logo nas primeiras páginas. Sabe aquele livro que você já começa a rir nas primeiras frases? É esse. Desde o primeiro momento, Sophie mostra que sabe conduzir uma história cheia de humor e romance. O único arrependimento foi que eu demorei mais que o esperado para terminá-lo (tanto que dei uma pausa para ler outros livros pendentes e só voltei a lê-lo nas férias).
 
Lara é uma ótima protagonista. Cheia de boas intenções, seu sonho é levar em frente a empresa, e fazê-la alavancar. Só que isso não é tarefa fácil. Além disso, sonha com o príncipe encantado, "sofre" com o sucesso de seu tio, Bill, que é milionário, e começou o negócio com apenas vinte centavos. Gostei bastante da construção da personagem. Ainda mais por ser em primeira pessoa, o livro se torna gostoso e com uma leitura tranquila, mas cheia de humor. Eu lia Menina de Vinte no ônibus a caminho da faculdade e quando voltava, e em vários momentos eu era obrigado a rir sozinho. Só acho que muitas pessoas devem ter pensado que eu era maluco.
 
Sadie, a primeira vista, pode parecer irritante e intrometida. Mas conforme a história vai se desenvolvendo ela se mostra uma personagem muito divertida. O fato de ela "influenciar" outros personagens durante a história é a sacada do livro. Ou então fazer Lara passar por situações inusitadas e divertidas, como ir vestida estilo anos 20 num encontro atual, sendo que o pretendente foi alguém influenciado pela própria Sadie, e que Lara nunca havia ouvido falar dele direito. 
 
A narrativa de Sophie é leve e faz render a leitura. Percebemos a relação das duas, e o que cada uma pode aprender com a outra (no quesito experiências). Aprendemos alguns termos mais antigos, como fornicar, e passamos a torcer para que ambas tenham um final feliz. Além disso, em determinado momento Sophie insere o mistério do colar, que acaba tornando o livro imperdível e único.
 
Menina de Vinte é o livro ideal para quem quer relaxar (como foi o meu caso). Previsível em alguns momentos e imperdível em outros, a história de Sadie e Lara vai fazer você dar boas gargalhadas, ansiar pelo final (que foi ótimo, na minha opinião) e relembrar durante um bom tempo após o fim da leitura. Recomendo!

2 comentários:

  1. Oi Lucas!
    Hm... O livro parece ser bom mesmo, hein?
    Quero muito lê-lo. Nunca li nada da Sophie, mas pretendo ler em breve.
    Deve ser uma leitura divertida e hilária mesmo.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas, tudo bem?

    Eu quero tanto ler esse livro, realmente dizem muito bem dessa autora, e eu aqui, sem nunca ter lido uma obra dela! rsrs
    Adoro livros assim, bem humorados, e além de tudo, sempre acaba escrevendo sobre alguns valores da vida, não é? Mesmo que o livro seja apenas para entretenimento.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir