Ladrão de Olhos - Jonathan Auxier

sábado, 26 de outubro de 2013 Marcadores: , ,

Autor: Jonathan Auxier
Editora: Leya
Páginas: 424
Ano: 2011
Avaliação: 4/5 estrelas
Sinopse: Peter Nimble é um jovem órfão e cego que aprendeu a sobreviver no mundo do crime. Tratado como um escravo pelo cruel sr. Seamus, todas as noites Peter é obrigado a roubar dos bons cidadãos da cidade e, durante o dia, permanece trancado em um porão, onde sonha com um futuro melhor. Até o dia em que ele rouba um objeto de um misterioso viajante - uma caixa que contém três pares de olhos mágicos. Ao experimentar o primeiro par, Peter é instantaneamente transportado para uma ilha secreta, onde ele terá uma missão especial: resgatar um povo em apuros no perigoso Reino Desaparecido! Peter Nimble, juntamente com seu fiel companheiro - um cavaleiro que foi transformado em uma estranha combinação de cavalo e gato - e com a ajuda dos olhos mágicos, embarcará em uma inesquecível aventura de capa e espada para descobrir seu verdadeiro destino. Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu!
 
Depois um grande romance que fora A Irmã de Ana Bolena, precisava de algo para relaxar. Ladrão de Olhos, livro que eu comprei na Catarinense por um preço bem bacana foi o escolhido. Pela sinopse da história, parecia ser uma grande aventura. No entanto, desagradou-me um pouco.
 
"(...) - Os mapas têm o jeito de dizer isso - pegou as mãos do garoto e as conduziu até a outra extremidade do papel.
- O que sente agora? Peter correu os dedos sobre a superfície lisa. - Não sinto nada. - respondeu. - Está vazio.
- Vazio não. Desconhecido. Aí estão as maravilhas que vão além de tudo que mercadores e marujos já sonharam. Mundos impossíveis esperando para serem conhecidos.
Aquelas palavras encheram Peter de um súbito anseio, como a sensação que o invadia toda vez que encontrava um cadeado." (p. 75)
 
Peter Nimble é um órfão que não lembra de onde veio. Além disso, é cego, e a mando do sr. Seamus, é obrigado a roubar pelos becos para conseguir pelo menos ter uma vida mais digna. No entanto, é perseguido por outros garotos que vivem próximos dele. Considerado um exímio ladrão, apesar de cego, ua vida começa a mudar quando se depara com um caixeiro viajante carregando uma caixa que lhe chama a atenção. No intuito de conseguir a caixa, ele decide participar de um "show" do viajante, e acaba se deparando com uma caixa contendo três pares de olhos. A partir disso, ele se torna um pequeno herói, e sua vida muda completamente.

"(...) O professor Cake prosseguiu:
- Em minha experiência, heróis não são melhores que você ou eu. E, apesar de ocasionalmente nobres, são com frequência astutos, desembaraçados e um tanto impetuosos.
Quem melhor se encaixaria nessa descrição que o grande Peter Nimble?" (p. 77-78)

O tempo que eu levei para ler Ladrão de Olhos foi bem menor que o anterior. No entanto, esse livro se mostrou mais superficial que o anterior. Por mais que fosse em terceira pessoa, a história de Peter Nimble careceu de mais aprofundamento do desenvolvimento da história. Além disso, no inicio da história não tinha grandes acontecimentos que a fizessem querer ler o mais rápido o possível, o que tornou uma leitura cansativa e monótona. Quando Peter descobre a existência do Reino dos Desaparecidos e decide ir junto para descobrir aonde ele se encontrava, pensei que talvez fosse melhorar. No entanto, mesmo assim, a história não alavancou. Só mesmo no final.

Ladrão de Olhos é dividido em três partes, sendo sempre separadas por revelações importantes. Apesar da superficialidade, o final da segunda parte e a terceira se tornaram mais ágeis que as anteriores. Nessa parte, já se encontramos no Reino dos Desaparecidos, Peter já se considera um grande herói, o tempo está acabando e as revelações não param de surgir. Sim, o livro deu um grande salto que me fez ir até as últimas páginas querendo saber o que iria acontecer.

Um ponto positivo que me agradou no livro de Jonathan Auxier foi o fato de que ele é apenas um livro, e não há continuação. A história tem começo, meio e fim. Não é aquela coisa que acaba no ápice e deixa para o próximo livro o que irá acontecer.

Ladrão de Olhos se mostrou um bom passatempo. A narrativa de Auxier não é das mais envolventes, mas vale a pena ser conferida. Não se tornou um dos meus livros favoritos, mas a convivência com Peter e seus companheiros foi positiva e bacana.

1 comentário:

  1. É realmente chato quando se lê o livro do qual a leitura se torna pesada e uma obrigação. Uma pena, devo dizer, já que o título havia me chamado a atenção..
    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir