13 livros que marcaram em 2013!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013 Marcadores:

É, mais um dia e já se foi 2013. O que dizer do ano? Foi bom ou não? Valeu a pena? Em quesitos literários, foi extremamente bacana. Fiz leituras que me marcaram de maneira extremamente positiva, e que com certeza não irei esquecer. Para fechar o ano com chave de ouro, decidi escolher 13 livros que me marcaram no decorrer desse ano. Tentei gravar um vídeo com as leituras, mas não deu muito certo. Então, vou fazer que nem no ano passado, mas dessa vez, separando por gênero.
 
Romance Histórico



1. O Arqueiro - Bernard Cornwell
Bernard Cornwell já é um autor consagrado de romances históricos, e só consegui ler um livro do autor nas férias de inverno. Adorei a premissa da história, bem como o desenvolvimento, os personagens, as cenas de batalhas repletas de detalhes e as pontas soltas deixadas para o próximo volume.

2. A Irmã de Ana Bolena - Phillipa Gregory
Apesar de não ter gostado tanto da leitura de O Amante da Virgem, amei a leitura desse. Eletrizante e empolgante, AIDAB foi aquele livro que você não sentia o tempo passar enquanto lia. O que mais me chamou a atenção foi a construção dos personagens, e a transformação que ocorria diante da situação que ocorria.

3. O Perfume - Patrick Süskind
Um dos livros mais brilhantes e geniais que li até os dias de hoje. O paradoxo criado pelo autor, a criatividade em cativar o leitor, a construção de Grenouille, o cenário em que ele escreveu, o desfecho tornaram o livro imperdível e leitura obrigatória.

 
Distopias

 
A primeira distopia lida em 2013 foi uma surpresa para mim. Extremamente envolvente e empolgante, Starters conta a história de Callie, que para sobreviver, decide alugar seu corpo para os Terminais. No entanto, essa escolha pode trazer perigos irreversíveis. Surpreendente, estou empolgado para a leitura de Enders, próximo volume.
 
O segundo volume da trilogia Jogos Vorazes se tornou, sem sombra de dúvida, o meu livro favorito de toda a série. Se eu já tinha gostado de Jogos Vorazes, continuei amando Em Chamas. Suzanne Collins continua no mesmo ritmo de sempre, com personagens bem construídos e uma trama eletrizante.
 
Apesar de ser uma distopia, encontrei na história de America um romance. Tem uma sinopse digna de distopia, mas a narrativa de Kiera e seus personagens tornaram fluida e agradável. Adorei o casal principal, apesar de o leitor ficar na dúvida de quem America deve ficar.
 
Fantasia

 
O volume final da  série Fallen me deixou empolgado e extasiado. Se eu já havia adorado Paixão, amei Êxtase profundamente. Adorei a maneira que Lauren deu o desfecho aos seus personagens, além do que, quando comecei a leitura de Fallen, não imaginava o quanto a história se desenvolveria.

8. Os 13 Tesouros - Michelle Harrison
Uma das mais recentes leituras e meu primeiro contato com fadas. Curti a premissa e a maneira que a autora trabalhou a história. Empolgante e cheia de mistérios, Os 13 Tesouros entrou para a lista de favoritos, sem dúvida alguma.

Romance


9. O Céu Está em todo lugar - Jandy Nelson
O livro de Jandy me fez detestar a personagem nas primeiras páginas, mas me fez emocionar ao longo da história. Extremamente sensível e profundo, O Céu está em todo lugar é leitura obrigatória para quem gosta de romance. Além disso, o que mais encanta é a diagramação do livro, que é perfeita!

10. P.S. Eu te Amo - Cecelia Ahern
O primeiro contato com o trabalho de Cecelia foi extremamente positivo e gratificante. A construção dos personagens principais e o desenvolvimento da história, as atitudes do Gery pela Holly, o sentimento existente tornaram a leitura uma das favoritas de 2013.

Especial John Green


11. A Culpa é das Estrelas
John Green foi um dos autores que conheci em 2013 e foi uma das maiores descobertas. ACEDE é tocante, divertido, emocionante, hilário, profundo, sentimental e se tornou meu favorito, sem sombra de dúvidas. O tema, apesar de difícil, é trabalhado de maneira leve e profunda.

12. Quem é você, Alasca?
O segundo livro lido de John Green em 2013 foi uma experiência maior que o primeiro. Lendo a história de Miles e Alasca me mostrou a capacidade do autor de escrever histórias totalmente diferentes, mas que são extremamente cativantes e profundas.

Reportagem


13. Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex
O livro mais reflexivo do ano. Apesar das ressalvas, o livro de Daniela Arbex mostra, de maneira impactante o cotidiano, o tratamento do Hospital Colônia de Barbacena, bem como as mudanças que ocorreram após a Reforma Psiquiátrica. Além disso, o livro é repleto de imagens tiradas no próprio local que possibilitam uma maior contextualização do que acontecera ali.

E aí, quais foram as leituras que marcaram vocês em 2013?

3 comentários:

  1. Adorei a lista. A culpa é das estrelas e Quem é você, Alasca também são uns dos meus favoritos.
    Beijo,
    http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/2013/12/retrospectiva-melhores-e-piores-livros.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei a lista, starters foi um livre que me surpreendeu bastante foi muito bom. E gostei bastante de A culpa é das estrelas muito bom!
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Anota aí para minha listinha de empréstimos então: A seleção, Divergente, O chamado do Cuco, 13 tesouros e... (vou procurar no teu skoob).

    Tem muitos que eu não li e vários que também são meus favoritos.
    Fiquei contente de ver uma mudança nas tuas leituras por conta do curso.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir