Quatro filmes sobre a Segunda Guerra Mundial!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014 Marcadores: , ,

No último sábado, fui ao cinema conferir a tão esperada adaptação de A menina que roubava livros. Estava bem empolgado, pois o trailer prometia um filme emocionante, apesar de não lembrar muita coisa a respeito do livro. Vi e adorei o filme tanto que fiquei pensando nesse final de semana acerca do evento que fora a Segunda Guerra Mundial. Tanta opressão, tanto sentimento de medo, de não haver perspectiva de um amanhã diferente. Mesmo assim Liesel arrumou uma maneira de mudar o cenário: através dos livros. Hoje venho aqui trazer quatro filmes que retratam, de maneiras diferentes um período tão conturbado que fora a Segunda Guerra.

1. A menina que roubava livros (2014)



Não podia deixar de começar esse post senão falando desse filme. Baseado no best-seller de Markus Zusak, o filme conta a história de Liesel de maneira tranquila, mostrando desde a sua adoção até conhecer Max, personagem de suma importância na história. Gostei bastante do filme, e acho que vale a pena a ida até o cinema!



2. O menino do pijama listrado (2008)


Seguindo a linha, tem O menino do pijama listrado. O filme mostra a visão da Segunda Guerra sob o ponto de vista de duas crianças: uma ariana, filha de um oficial nazista, que mora próximo a um campo de concentração, e outra, uma judia, que não tem noção do que está acontecendo ao seu redor. Juntos, os dois formam uma amizade sincera, mas proibida aos olhos nazistas. Uma história delicada, emocionante e triste, O menino do pijama listrado encanta tanto no filme quanto no livro.



3. A lista de Schindler (1993)


Diferente do dois anteriores, A lista de Schindler conta a história de Oskar Schindler, empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus ao empregá-los em suas fábricas. Filmado em preto e branco e com mais de três horas de filme, A lista de Schindler foi aclamado pela crítica na época e recebeu sete Oscars, dentre melhor filme e melhor diretor.



4. O pianista (2002)


Baseado nas memórias do pianista polonês judeu Władysław Szpilman, o filme focaliza um músico que interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da Segunda Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus pelos nazistas. A produção acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração.

Esse é um dos filmes que ainda pretendo assistir e ler o livro. Parece ser um excelente filme. 


8 comentários:

  1. Adorei sua seleção, Segunda Guerra é um assunto que todos deveriam ver, sempre, pra jamais esquecermos até onde a ambição pode nos levar, senti falta apenas de O Diario de Anne Frank, pode parecer clichê mas é um livro/filme que descreve bem o cenario do medo e da opressão da época

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não vi nenhum desses ainda!
    Vou dar um jeito de ir no cinema essa semana, quero muito ver a adaptação de "A menina que roubava livros"! *o*
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee =)
    gostei das tuas dicas, pois não vi nenhum dos filmes, nem o menino de pijama listrado já que não li o livro ainda.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Escolhesse quatro ótimos filmes, que eu adoro, e ainda poderia te sugerir alguns outros que espero que tu goste.

    Bastardos inglórios é ótimo! A escolha de Sofia, O resgate do soldado Ryan, Pearl Harbor, Austrália, O leitor, A vida é bela (!!!)... vou lembrar de mais, aposto.

    Ah e tem Casablanca, porque sempre haverá Paris :)

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas, tudo bem? Concordo com você, a Segunda Guerra Mundial foi mesmo de forte opressão e é um tema que sempre gera ótimas histórias! Os quatro filmes da lista são apaixonantes!

    Abraço.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu me interesso e muito por esse assunto, a História em si me interessa, mas a Segunda Guerra envolve não só a Guerra em si, mas os movimentos que levaram a ela e os movimentos após o final dela. Enfim, é assunto interessantíssimo.
    Assim como você, gostei muito da adaptação de A menina que roubava livros (Chorei muito no cinema.rs)
    Já li O menino do pijama listrado e vi muitas pessoas comentando sobre o filme, tô curiosa para assisti-lo >< O Pianista é um dos filmes mais lindos que já vi <3 E a lista de Schindler já foi muito recomendado pra mim, quero assistir também.
    Muito bom o post!

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sou fã incontentável dos dois primeiros filmes. Além, é claro, de amar histórias com este tema! Obrigado pelas dicas!
    Abraços,

    Alisson
    contandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir