Aniversário do blog + Historiteratura

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 Marcadores: ,

Antes de tudo, gostaria de parabenizar o blog que hoje completa dois anos de existência. E ele chegou até aqui graças a vocês, que comentam, que visitam, deixam sugestões, opiniões, seguem e curtem os posts e as resenhas. Muito obrigado mesmo!
 
 

E como hoje é aniversário do blog, gostaria de convidar a todos para participarem de um desafio de leitura ao longo do ano de 2014. Como sabem, curso a graduação em História e é claro que o desafio teria que envolver conteúdos históricos.
 
Qual é o desafio?
Ler um livro por mês que seja ambientado num determinado período histórico ou marco histórico, sendo que por opção, pode ser um livro escrito no período (dependendo da proposta do mês). Por exemplo, há livros que são ambientados na Grécia Antiga, no entanto, não há quase nenhum romance que tenha sido escrito no período. Ao contrário, temos durante o Brasil Imperial livros escritos no período e livros posteriores, mas que tem como cenário o período. Cada mês darei uma sugestão de autor para leitura (cabe ao blogueiro decidir se lê ou não). Bora conhecer os desafios do mês?
 
Janeiro
Como o desafio começa a partir de hoje, e já estamos quase na metade de janeiro, esse mês não contará tanto. Mas para quem tiver disposição, janeiro é o mês da Idade Antiga. Pode ser um livro ambientado na Grécia, em Roma ou até mesmo no Egito Antigo.
Sugestão: Christian Jacq
Fevereiro
Avançando um pouco na história e no ano, chegamos em fevereiro, e consequentemente, a Idade Média. Época de cavaleiros, de grandes descobertas e de grandes intelectuais, no mês de fevereiro deve-se ler um livro que seja ambientado do século V até por volta do século XV.
 
Sugestão: Bernard Cornwell

Março
Março, mês do outono, mudança de estação e mudança de um novo ritmo de vida (já que dizem que a vida só começa depois do Carnaval). Por isso, março deverá ser lido um livro ambientado durante a Renascença, onde viveram grandes artistas, dentre eles Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Botticelli.

Sugestão: Oliver Bowen
Abril
Dia primeiro de abril, para quem não sabe, foi o golpe que originou a ditadura militar no Brasil, em 1964. Período esse, que foi de profunda repressão e que deixa marcas até os dias de hoje. Logo, abril deve ser o mês que deve ser lido um livro ambientado ou escrito durante o período da Ditadura Militar.
Sugestão: Morgana Gazel
Maio
Pensei em colocar um marco histórico em maio, mas como a procura pode ser um pouco difícil, decidi colocar um período histórico. Maio é o mês da Idade Moderna, ou seja, deve ser lido um livro que seja ambientado e/ou que tenha sido escrito entre os séculos XVI até o século XVIII-XIX.
Sugestão: Phillipa Gregory
Junho
Chegamos a metade do ano. Conforme o mês anterior, decidi colocar um recorte temporal maior. A África é um continente repleto de múltiplas culturas, dialetos e tradições, mas que devido a construções históricas é considerado um país da pobreza e da submissão perante os outros. Junho deve ser lido um livro de um escritor africano que conte, de certa maneira, um pouco da história da África.
Sugestão: Mia Couto
Julho
Em 28 de julho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado e ocorreu o estopim da Primeira Guerra Mundial, que se estendeu por quatro anos. Julho é o mês de escolher um livro que se passe durante a Primeira Guerra Mundial.
Sugestão: Scott Fitzgerald
Agosto
Eu sei que setembro seria o mês correto, mas agosto é o mês da Independência. Em agosto, deve ser lido um livro escrito e/ou ambientado durante o Brasil Imperial (1822-1889).
 
Sugestão: Machado de Assis

Setembro
Dia primeiro de setembro de 1939 a Alemanha e a Eslováquia atacaram a Polônia e deu inicio a Segunda Guerra Mundial, que acabaria somente dali a seis anos. Considerado por muitos o maior acontecimento do século XX, o ocorrido deixa marcas irreversíveis até os dias de hoje, tamanha a sua proporção. Logo, setembro deve ser lido um livro ambientado no período. e/ou escrito no período.
Sugestão: John Boyne
Outubro
Estamos na reta final do ano, então outubro será um mês livre. Escolha algum período, algum marco histórico (da lista ou não) e leia um livro.
Novembro
15 de novembro é feriado e marco histórico no Brasil: inicio do período republicano. Por isso, novembro é o mês da República, logo, deverá ser lido um livro que tenha sido escrito ou ambientado nesse período.
Sugestão: Vicente de Carvalho
Dezembro
Dezembro, último mês do ano será mais tranquilo: apesar de ter colocado acontecimentos do século XX em meses anteriores, nesse mês deve ser lido algum livro que se passe durante o século XX, principalmente que remeta algum acontecimento (Guerra Fria, Guerra Civil Espanhola, Belle Époque, etc.).
Sugestão: Victoria Hislop
Quem quiser participar, basta fazer um post idêntico a esse em seu blog, colocar o logo do desafio no layout, deixar nos comentários abaixo nome e link do blog, e todo mês, quando for feita a leitura do livro, enviar um e-mail com o link da resenha para historiteratura@outlook.com para eu conferir e poder comentar. No mais, desejo a todos um excelente desafio!

3 comentários:

  1. Desejo que seu blog faça muitos e muitos aniversários. Vou tentar ler um livro por mês.
    Adorei seu blog. Se tiver um tempinho faça me uma visita.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal a ideia!
    Só que eu estou planejando ler mais tranquilamente esse ano. Vou ver se consigo seguir alguns meses.

    Mas dou o maior apoio!

    Beijocas!
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Gostei muito do blog e espero que continue fazendo bastante sucesso!

    Abraços!
    http://cafevienense.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir