[RESENHA DUPLA] Os 13 Tesouros/As 13 Maldições - Michelle Harrison

terça-feira, 14 de janeiro de 2014 Marcadores: , , , ,

Título: Os 13 Tesouros
Série: Os 13 Tesouros #1
Autora: Michelle Harrison
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 336
Ano: 2012
Sinopse: Um segredo de família, uma herança maldita. Tanya sempre foi uma garota diferente. Desde pequena ela consegue enxergar fadas. Não as que o leitor poderia imaginar, mas seres maus que tentam lançar feitiços nela. Quando, para protegê-la, sua mãe a envia para morar com a avó, Tanya descobre uma floresta onde 50 anos atrás uma menina desapareceu.
Avaliação: 5/5 estrelas (favorito)
 
 
Quando comprei os dois livros da série de Michelle Harrison, durante uma promoção da Saraiva, não esperava muito deles. Tanto é que ficaram na estante durante uns seis meses. A expectativa não aumentou muito quando eu lera O livro das coisas perdidas, livro de fantasia que me decepcionara profundamente. Mesmo assim, na última semana de 2013 decidi realizar a leitura de Os 13 tesouros, sem imaginar o que me esperava. E não é que o livro deu certo?
 
Esse post é para falar dos dois volumes da série, já que eu conseguira ler o dois  quase que em seguida (um fato inédito, por sinal). É contada a história de Tanya, uma garota de doze, treze anos que vê fadas. Só que dessa vez, não são fadas como a Sininho de Peter Pan: são criaturas más, não confiáveis e que lançam feitiços sobre as pessoas.  No entanto, ninguém acredita nela, e sua mãe acha que ela tem problemas. Para isso, decide enviar Tanya para o solar Elvesden, uma mansão rural isolada nos arredores de Essex para viver com sua avó. Tanya ia lá muito durante sua infância, tanto que lembra do ambiente repleto de mistério que ali sobrevoava.
 
Chegando lá, se depara com uma grande propriedade, pronta para ser descoberta. Entretanto, ela fica proibida de entrar no bosque do Carrasco, uma floresta sombria, cheia de catacumbas e conhecida pelo lugar que pessoas entravam ali e desapareciam. Dentre elas, há cinquenta anos uma garota sumira, e sua avó tende a não falar dela. Outra coisa é que parece que ali as fadas sentiam a presença de Tanya, e por isso, a procuram quase que diariamente. Além disso, Florence, avó de Tanya, tem um relacionamento um tanto distante com a neta. Em Elvesden, também vive Warwick, caseiro mal-humorado e seu filho, Fabian. Este, por sua vez, se torna grande companheiro de Tanya. Conforme o tempo passa, Tanya se acostuma com o ambiente ao seu redor, e consequentemente, sua curiosidade aumenta em relação a alguns fatos que ali ocorreram e que ainda ocorrem. Quanto mais a garota tenta descobrir sobre o passado, mas ela sabe que está perto de desaparecer no reino das fadas. E o destino lhe guarda muitos perigos e muitos segredos.
 
Sabe aquele livro, que tem tudo que um livro bacana deve ter: fantasia, aventura e perigos? Pois é, apresento Os 13 tesouros. Esqueça o romance, esqueça a melancolia: na história de Tanya, temos grandes aventuras, ao estilo As Crônicas de Nárnia.
 
O ponto de partida de Michelle é original e empolgante. Conhecemos uma nova versão de fadas, totalmente perigosas e não confiáveis. Por exemplo, há uma cena em que Tanya sofre um feitiço das fadas, e seu cabelo cresce em grande quantidade, tamanha quantidade que enche seu quarto. Tanya é uma personagem que cativa desde o primeiro instante. Corajosa, curiosa e decidida, Tanya se mostrou valente em todos os momentos de perigo que ocorriam. Juntamente com Fabian, os dois formam uma dupla, onde valores como amizade e lealdade estão em primeiro plano.
 
Um dos pontos que mais me deixou empolgado na leitura de ambos os livros foi justamente a maneira que Michelle fundamentou sua história. Original e cativante, ambos os livros foram a minha primeira experiência com fadas. Dessa vez, temos como um dos pontos principais os changelings, sendo crianças que foram trocadas do mundo das fadas no mundo humano, e vice-versa. No mundo humano, havia algumas pessoas que tinham o dom de poder ver as fadas, sendo que isso decorria de algum antepassado que fora trocado por um bebê fada.  Tanya tem o dom da visão.
 
O mistério e os fatos que permeiam a história surgem aos poucos, de maneira natural. E quando você acha que tudo está resolvido, aparece mais uma coisa que muda totalmente o ritmo da história. Além disso, gostei bastante da maneira que Michelle tratou de seus personagens. Ao longo podemos perceber uma participação maior de alguns deles, participação essa que de certa forma só tem a contribuir para o andamento e para o resolver dos mistérios.
 
Para mim, Os 13 tesouros é considerado um livro bem introdutório, pois até determinado ponto da história, você não tem noção do que pode ser deixado para o segundo livro. Temos principalmente o mistério do sumiço de Morwenna, que apesar dos cinquenta anos, ainda deixa marca da vida dos personagens. No entanto, chega num ponto da história que você começa a pensar no segundo livro, sendo perceptível aonde Michelle quer chegar e as brechas que ela quer deixar para As 13 Maldições. E aí realmente que a história começa.
 
Série: Os 13 Tesouros #2
Autora: Michelle Harrison
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 434
Ano: 2013
Sinopse: Tanya sempre foi uma garota diferente. Desde pequena ela consegue enxergar fadas. Não as que o leitor poderia imaginar, mas seres maus, que tentam lançar-lhe feitiços. São essas criaturas que sequestram o irmão da amiga de Tanya, Red, a qual jura trazê-lo de volta. Contudo, por estar presa em um reino mágico, ela aceita um acordo: seu irmão será devolvido, mas apenas se ela encontrar os berloques do bracelete da amiga, que foram espalhados pelo mundo humano.
Avaliação: 5/5 estrelas (favorito)
STATUS | MARATONA LITERÁRIA DE FÉRIAS: 4/5 livros - FANTASIA
 
Contém spoilers sobre o final do primeiro livro.
 
As 13 Maldições começa uns meses depois de onde parou o primeiro. Red está no reino das fadas, disposta a pegar seu irmão de volta. No entanto, até conseguir chegar na corte, alguns perigos a impedem. No entanto, quando chega lá, lhe é oferecido um jogo: caso ela recupere os berloques do bracelete de Tanya, estes espalhados pelo mundo humano, ela terá seu irmão de volta. Retornando ao solar Elvesden, Red recebe a ajuda de Tanya e Fabian. Todavia, o perigo está pior do que pensaram: os berloques foram amaldiçoados com os poderes dos 13 tesouros. Será que eles irão conseguir?
 
Como eu disse anteriormente, é no segundo livro que a história realmente ganha vida. A ambientação ganha mais vida, se desenvolve, além de termos uma maior participação de Red. O que antes no primeiro livro era apenas uma citação ou outra, em As 13 maldições tive uma maior visão de alguns fatos, como o próprio passado de Red. A participação é tamanha que posso dizer que Red assume o papel de protagonista, e Tanya e Fabian, os antagonistas. E isso se torna positivo.
 
Enquanto eu lia o segundo livro, não conseguia entender (mais uma vez) aonde Michelle queria chegar. Michelle percorre um longo caminho até chegar aonde realmente quer (ou seja, a sinopse na contra capa). Só que poderia parecer cansativo, mas vai preparando o terreno de maneira empolgada, até chegarmos ao que importa. Os elementos que ela vai cruzando com os mistérios e as revelações ao longo da narrativa dão um toque a mais ao livro. A narrativa da autora só tem a contribuir para o dinamismo do livro. Quando você acha que leu apenas um capítulo, leu um terço dele.
 
Outro ponto que me deixou empolgado com o desenvolvimento da história foi justamente a escolha da autora em colocar os protagonistas como amigos, não envolvendo nenhum sentimento de amor entre eles. Não estou dizendo que se apaixonar seja algo negativo, só que muitas vezes o romance acaba não sendo tão bem trabalhado, o que torna a história enjoada e cansativa. No caso de Os 13 tesouros, tanto Tanya e Fabian se complementam, mas no sentido de serem companheiros e corajosos.
 
Dessa vez não tenho noção do que esperar de Os 13 segredos, último livro da trilogia (ainda não lançado no Brasil). Temos um desfecho em As 13 maldições que não deixa brechas para um próximo livro. Mesmo assim, conhecendo Michelle como conheci lendo os dois livros, imagino que será tão bom quanto. Não imaginei o quanto que eu ia gostar dos livros, e com certeza recomendo para todos que gostam de uma boa fantasia!

2 comentários:

  1. Adorei a resenha!
    Como gosto demais de fantasia, fiquei apenas morta de vontade de ler o livro, haha. Adoro demais As Crônicas de Nárnia e, tenho certeza, curtirei o livro *-* Não li a resenha do segundo livro porque não quero spoilers hahaha'
    A série entrou na minha lista de espera!

    Parabéns pela resenha e pelo blog :3
    Abraços
    www.vicioempaginas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e achei muito interessante! Não costumo ler muito livros de fantasia, mas conheço alguém que amaria a ideia de ter esses livros em mãos, por além de tratar fantasias, também falar sobre fadas! rs
    Resenha muito bem escritas, parabéns.

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir