Anjo da Escuridão - Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 Marcadores: , , ,

Autores: Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe
Editora: Record
Páginas: 393
Ano: 2012
Sinopse: Um rico negociador de artes é brutalmente assassinado em sua mansão em Hollywood Hills. No chão do quarto, uma verdadeira cena de horror: Andrew Jakes está amarrado ao corpo nu de sua jovem e bela esposa, violentamente espancada e estuprada. O detetive Danny McGuire, comovido com a tragédia da linda e vulnerável mulher, empenha-se na busca do culpado. Mas todos os seus esforços mostram-se em vão e Angela Jakes desaparece misteriosamente depois de doar sua milionária herança. Anos depois, Danny está casado e trabalha como agente da Interpol na França quando é procurado por Matt Daley, filho do homem cruelmente assassinado. Danny não hesita em seguir as promissoras evidências que apontam para um único suspeito: uma brilhante assassina que está sempre um passo à frente de todos e que pode estar a um triz de encontrar sua nova vítima.
Avaliação: 5/5 estrelas

Sidney Sheldon é um dos autores mais lembrados dos últimos tempos. Seu legado literário envolve livros de grande sucesso, com suas tramas eletrizantes e cheias de personagens inesquecíveis. Além disso, foi roteirista de cinema dentre outras funções. Após seu falecimento, em 2007, os fãs acreditavam que não viria mais nenhuma obra  do grande mestre, mas eis que surge outro nome: Tilly Bagshawe. Autora de Adorada, Tilly foi escolhida para dar sequência aos livros e passou a escrever histórias onde aparecia o nome de ambos. No Brasil, temos quatro livros desses publicados, dentre eles Anjo da Escuridão, cuja compra foi feita no sebo no inicio do ano passado. Esperava uma história empolgante e eletrizante, e foi isso que eu encontrei.

Um negociador de arte é brutalmente assassinado em sua mansão, em Hollywood. Danny McGuire, detetive é chamado para solucionar o caso e quando chega ao local do crime, encontra uma cena devastadora: o corpo nu de Andrew, amarrado ao da esposa, que fora estuprada e violentada cruelmente. Comovido com a viúva e a situação, Danny se empenha para achar o culpado. No entanto, tudo parece andar para os eixos até que a Angela, a viúva, some misteriosamente, após doar toda a fortuna para instituições de caridade. Os anos passam, e Danny, agora como detetive da Interpol francesa e casado, recebe a visita de Matt Daley, que se diz filho de Andrew e pede para que Danny reabra o caso. E o pior de tudo: o assassino atacara duas vezes no intervalo daqueles dez anos. Danny então se vê em meio a uma trama mortal, onde ele deve correr contra o tempo  antes que o assassino realize sua próxima vítima.

Um dos pontos que mais gostava nas histórias de Sidney era a capacidade dele de enganar o leitor quase que sempre: você sempre acabava confiando na pessoa errada e ninguém parecia ser quem era realmente. O que encontramos em Anjo da Escuridão é uma trama policial, cabível a um episódio de CSI.

A narrativa de Tilly consegue se igualar a de Sidney: fluida e empolgante. O ponto de partida da leitura é extremamente atraente: várias pontas soltas em um assassino. Andrew tinha inimigos? Por que mataram ele, e não roubaram nada? São perguntas sem respostas que são reveladas no desenrolar da narrativa. Além disso, somam-se os outros acontecimentos ocorridos quando a história já está mais desenvolvida, o que acaba tornando quase que uma bola de neve, quando o leitor acha que não terá solução para tudo.

E aí que o leitor se engana. Tilly consegue conduzir a história de tal maneira a deixar o leitor ligado a qualquer sinal suspeito. Ao mesmo tempo que ela liga histórias dispersas e uma grande variedade de personagens, ela não perde o foco principal. E isso que ela manteve de Sidney Sheldon: vários personagens, que por mais que fossem temporários, acabam fazendo alguma diferença em algum momento da história.

Personagens bem construídos e elementos originais: são dois pontos que mais aparecem em Anjo da Escuridão. O livro, dividido em partes, sendo que em cada uma delas há um grande acontecimento, destaco principalmente a parte final, que achei original por parte da autora. Geralmente nas histórias policiais, temos uma solução para o caso, e final de história. Em Anjo da Escuridão, temos algo além. E esse além que fez o livro merecer nota cinco. A solução fez todo sentido para mim, até por que já estava desconfiado anteriormente. Mesmo assim, no final da história que Tilly deu a cartada final e me encantou. Anjo da Escuridão não se tornou meu livro favorito, mas fez-me ter certa admiração pela autora. Já havia lido outro livro dela, e me surpreendido profundamente. Recomendo a todos que conheçam o trabalho de Tilly Bagshawe, principalmente os fãs de um bom suspense policial.


2 comentários:

  1. Oi.
    Só li dois livros do Sidney Sheldon e esses dois me fizeram fã da escrita dele. Além dele escrever uma temática que é uma das minhas preferidas, senão, A preferida, seu narrativa coloca a mente do leitor para funcionar. Gostei muito da sinopse desse livro e espero, em breve, lê-lo.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. EXATAMENTE, Lucas! Também gosto muito desse "dom" que o Sheldon tinha de me enganar com seus personagens. E claro, também por não ter a pegada "viveram felizes para sempre" o que garante a verossimilhança com nossa realidade! :)

    Tilly me surpreendeu bastante no seu livro solo lançado ano passado, Fama. Eu gostei bastante e tem muita similaridade com o Sheldon, acho que foi uma escolha acertada de a colocarem como co-autora dele! :)

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir