Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014 Marcadores: , ,

Título: Feita de Fumaça e Osso
Série: Feita de Fumaça e Osso #1
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 384
Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.
Avaliação: 5/5 estrelas
Comprar

Minhas expectativas com Feita de Fumaça e Osso eram grandes. Desde que o livro chegara as livrarias, aquela capa azul sempre me chamava a atenção (como se qualquer outro não chamasse). Mesmo assim, o livro estava na lista de desejados há muito tempo, esperando o momento certo para ser comprado e lido. A história de Laini Taylor parecia ser a mais adoidada de todos (o título, a capa, a sinopse contribuíam para isso), cheia de loucuras e coisas esquisitas. Quando comecei, não consegui mais parar.
 
Karou não sabe quem é. Infelizmente, ela não lembra dos pais, é criada num covil por um demônio chamado Brimmenstone, e possui uma vida dupla. Durante o dia, vai para o Liceu de Artes na cidade de Praga, e convive com a sua melhor amiga, Zuzana. Já a noite, é obrigada a ir as missões de Brimmenstone, espalhadas pelo mundo todo. Desde Alemanha até Paris, ela negocia dentes para seu criador, que cuida deles com tamanho cuidado. Além disso, seus desenhos refletem a sua imaginação, e ela não sabe se é apenas fantasia. No entanto, durante uma noite, sucede-se uma série de revelações dentre elas o encontro de Karou com Akiva, e a partir disso, a ação realmente acontece.
 
O inicio da história de Laini Taylor não é das mais fáceis de compreender. Até entendermos a história, o cenário, se situarmos quem é bonzinho e quem é vilão, demora um pouco. Até porque ele já começa em ritmo frenético, e você é obrigado a parar alguns instantes para conseguir entendê-lo. Só que quando realmente comecei a compreender o mundo de Karou, me deparei com mais uma versão de história de anjos. No entanto, por mais que seja clichê a temática, a escrita de Laini se mostra original e pertinente, e seu mundo, imperdível para ser conhecido.
 
Karou é uma boa protagonista. Laini Taylor consegue construir uma protagonista que nos cativa. A busca por respostas de seu passado para entender qual é seu papel torna a história instigante e ao mesmo tempo eletrizante. A entrada de Akiva na história torna as coisas ainda mais empolgantes. A química que rola entre o casal se torna um ponto positivo para o desenrolar da história.

A partir do momento que conhecemos a guerra entre serafins e quimeras, a história só melhora. A busca por respostas se torna cada vez mais constante, principalmente pela parte de Karou, que está cada vez mais perto de saber quem é. A narrativa de Laini é fluida e eletrizante, repleta de cenas detalhistas (mas na medida certa: dando ao livro um toque especial). 

Feita de Fumaça e Osso se mostrou um romance sobrenatural além das minhas expectativas. Tem romance proibido, suspense, mistério, revelações, cenas extremamente bem narradas, personagens bem construídos e delineados. A edição da Intrínseca está impecável, principalmente pela capa. Nem preciso dizer que já estou ansioso para ler o próximo livro, Dias de Sangue e Estrelas. 

2 comentários:

  1. Sim, eu também esperava muito e também gostei. Mas eu achava que ia gostar tanto que eu nem sabia o que esperar direito. E aí foi um pouco menos.
    A autora conseguiu ficar me jogando de um lado para o outro com minhas ideias sobre qual era o mistério, e só perto do fim eu consegui acertar. Pensava que ela era filha logo nas primeiras páginas.

    Achei magnífico o significado do título e essa ideia.

    Beijos
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro, mas é uma das series que eu necessito ler esse ano, todos sempre falam tão bem dela que nem tem como não lê-la *--*

    Meu Mundo, Meu Estilo
    Participe do TOP Comentarista de Fevereiro

    ResponderExcluir