Antes que eu vá - Lauren Oliver

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015 Marcadores: , , ,

Título: Antes que eu vá
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 368
Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.
Avaliação: 5/5 estrelas
Comprar

Conheci a narrativa de Lauren Oliver ano passado, quando li Delírio. A sensibilidade em narrar a história de Lena encantou profundamente e me deixou curioso pela sequência do livro, Pandemônio, a qual ainda não tive a oportunidade de ler. Fora isso, já ouvira falar de seu primeiro livro, Antes que eu vá. Final do ano passado, vi que tinha numa biblioteca perto de onde moro, mas na época acabei não conseguindo pegar. Este ano, quando tive lá novamente, consegui pegar e conhecer a história de Samantha.

Samantha Kingston tem tudo que uma garota poderia querer. Um namorado perfeito, amigas inseparáveis, uma reputação de dar inveja em qualquer, todos os privilégios na escola aonde estuda, a Thomas Jefferson. No entanto, quando chega 12 de fevereiro, uma sexta feira, sua vida muda. Sam sofre um acidente e acaba morrendo. Quando acha que tudo estaria perdido, acaba tendo mais uma chance. Na verdade, mais sete chances. E são através delas que Samantha irá repensar toda a sua existência.

Todos os comentários positivos refletem e mostram o conteúdo da obra são válidos e verdadeiros. Conhecemos Samantha, uma garota que muitos de nós conhecemos, ou que já estamos acostumados, de ver em outras histórias, livros e filmes. Popular, arrogante, estilo líder de torcida, sabe? Acredito que todo o livro de Lauren é assim: nós já conhecemos. Todos os elementos estão presentes. E é isso que torna a história tão familiar e que acaba convidando o leitor para uma jornada em busca de reparação e perdão.

A mensagem e os intuitos da autora fica clara logo nas primeiras páginas. A pergunta "e se?" permeia toda a história. Acompanhamos as atitudes e as reflexões de Samantha, mas tem algumas coisas que levamos para nossa própria vida. Se algum de nós soubesse que morreríamos em determinado dia, o que faríamos? O que tentaríamos de novo? O que deixaríamos de fazer? Ao mesmo tempo em que sabemos que a história é ficção, acredito que a autora tem o objetivo de tocar o leitor, chamando a atenção para que passemos a realizar pequenas atitudes, que farão a diferença no final. Se você tem vontade de abraçar uma pessoa, vá e abrace. Se você quer conhecer um lugar diferente, vá e conheça. Se você quer falar uma palavra amiga para um conhecido, vá e fale. Não se acanhe.

O amadurecimento da protagonista é algo que deve ser levado em consideração. Samantha começa um tanto arrogante e aproveitando suas chances com coisas fúteis. Mas conforme vamos adentrando mais sua história, Samantha percebe e entende qual o sentido de tudo aquilo e decide mudar suas atitudes. Desde passar um dia com uma irmã mais nova ou então mandar um Namograma (espécie de bilhete que é entregue no dia dos Namorados) para alguém que nunca havia recebido. E a maneira com que a autora trabalha com isso é fluido, verdadeiro. Ao final do sétimo dia, encontramos uma Samantha renovada e totalmente diferente.

Por mais que seja previsível e clichê, Antes que eu vá é emocionante, cativante e tocante. Recomendo!

2 comentários:

  1. Que bom, fiquei supercontente de teres gostado, grandes possibilidades de eu também me encantar.
    Acho que a Lauren Oliver é assim mesmo, consegue tocar num assunto clichê e nos emocionar.

    Lili escreve

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lucas. Tudo bem?

    Tenho esse livro na minha estante parado faz um tempo, quero lê-lo, mas quem disse que dá tempo?

    A trama parece clichê, mas a mensagem por trás dela torna a leitura instigante. Tenho certeza que vou gostar da obra, tudo que envolve amadurecimento me encanta.

    Abraços,

    Paola A - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir