O projeto Rosie - Graeme Simsion

quinta-feira, 12 de março de 2015 Marcadores: , ,

Título: O projeto Rosie
Autor/a: Graeme Simsion
Páginas: 320
Editora: Record
Ano: 2014
Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.
Avaliação: 4/5 estrelas
Comprar


O projeto Rosie foi uma leitura que ocorreu por acaso. Não estava em meus planos adquirir o livro; só leria caso pegasse emprestado ou algo do gênero. Só que uma visita a feira do livro em dezembro mudou meus planos: o livro está com um preço bem camarada e não pensei duas vezes em adquiri-lo. Os comentários que ouvira eram extremamente positivos, o que me fez ainda mais querer lê-lo.

Don Tillman é um geneticista que tem sua rotina extremamente detalhada e organizada. Todos os minutos de seu dia são contados e cronometrados em tarefas que ele julga importante. Desde o momento em que ele toma café até a hora de dormir. E caso algo dê errado, ele acaba se culpando e tendo que reorganizar tudo mentalmente, o que acha extremamente irritante. Isso acaba influenciando em seus relacionamentos sociais, já que Don tem apenas dois amigos: Gene e Claudia. De qualquer forma, ele quer reverter isso e decide arrumar uma esposa. Para isso, cria o Projeto Esposa, uma espécie de questionário com diversas perguntas, desde se é fumante até se é pontual: todas com o objetivo de encontrar a esposa perfeita. No início, Don acha que aquilo seria a maneira certa de resolver seu problema, até que Rosie entra em sua vida. Totalmente o oposto da mulher ideal, Rosie é vegetariana, fumante e tem um estilo para lá de descolado. Além é claro, de fazer a rotina sistematizada de Don ir por água abaixo.

Estava acostumado a ler chick-lits femininos, e O projeto Rosie foi o primeiro chick-lit narrado sob o ponto de vista de um homem que conheci, o que foi uma surpresa. Acredito que pelo simples fato de me identificar mais com o protagonista, que foi exatamente o que aconteceu. Principalmente por algumas características presentes na construção do personagem em sua relação com o tempo e seu cotidiano e todo seu jeito disciplinado. Don, apesar de ser metódico, cativa e tem muito a nos ensinar.

As situações que o autor coloca o personagem são divertidas, ainda mais por serem narradas em primeira pessoa. A maneira com que foi construído o personagem, sua mania por ter a rotina perfeita, pensando sempre no que aquilo lhe traria de benefícios e malefícios para sua vida, e seus relacionamentos foram tratados com uma escrita leve e gostosa. Algumas cenas eu parava e ficava imaginando, sendo obrigado a rir sozinho enquanto lia.

Aí aparece Rosie e faz o mundo de Don virar de cabeça para baixo. Totalmente diferente do que Don esperava numa mulher ideal, Rosie acaba levando o geneticista para outro patamar de sua vida. Ao mesmo tempo em que percebe as mudanças em que ocorre em sua vida, Don vê o quanto isso é positivo. O quanto ele está gostando daquilo. E isso foi o mais bacana da história. Perceber essa transformação no personagem. Don pode parecer um pouco fictício demais, mas com certeza todos nós temos um pouco do personagem. Apesar disso, achei que essa transformação poderia ter sido mais bem trabalhada pelo autor no sentido de dar mais profundidade e emoção a relação de Don e Rosie. Don acaba aprendendo a ser uma pessoa diferente do que ela é só que eu esperava um pouco mais de reflexão durante esse processo. Em alguns momentos me pareceu um pouco rápido demais.

Graeme Simsion constrói uma trama cativante e divertida. Don é um personagem que conquista o leitor, com suas manias e seu jeito de ser. Por mais que seja previsível, como vários outros romances, O projeto Rosie é um bom passatempo para quem gosta do gênero. Fiquei ainda mais empolgado em saber que o livro possui uma continuação, The Rosie Effect.

Seja o primeiro a comentar: