Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 Marcadores: ,

"A história me fez passar várias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler, ficava acordada pensando. Jogos Vorazes é surpreendente!" - Stephenie Meyer
            Matar ou morrer. Não há escolha.
            Na arena, o mais capaz vence.
            Que os Jogos Vorazes comecem!

            Bom, posso dizer que comecei o ano de 2012 em uma ótima forma, ao escolher ler Jogos Vorazes. Eu estava ansioso para ler o livro.
            E não me arrependi.
            Cinco palavras para defini-lo antes de mais nada: cruel, irresistível, instigante, triste e surpreendente.
            Logo nas primeiras páginas a história me cativou. Katniss é uma garota que vive na Costura, uma região do Distrito 12, pertencente a um grande pais chamado Panem, que anteriormente era considerada a América do Norte. Ela passa os seus dias, em companhia do amigo Gale, caçando e garantindo as refeições dela e de sua família.
            O livro começa com o dia da colheita, onde são escolhidos os tributos que irão participar da edição anual dos Jogos Vorazes (uma espécie de reality show, onde vinte e quatro participantes lutam entre si pela grande vitória. O grande objetivo: matar um ao outro. Durante o período que ocorre, é transmitido para toda Panem). Como é explicado logo no começo do livro, são dois tributos de cada Distrito, um casal. A partir dos doze anos seu nome já é posto, e a cada ano que passar, seu nome tem mais chance de ser sorteado. Só que Katniss não esperava o fato de que naquela edição o nome de sua irmã, Prim, de apenas 12 anos, fosse escolhido. Para impedir isso, ela própria decide participar dos Jogos, mesmo sabendo do grande perigo que iria correr.
            O outro tributo, o masculino, no caso, foi Peeta Merllak, que ajudara Katniss no passado, e que ela se sente em divida com ele.
            Vou parar de falar a história se não, conto tudo e não vai mais ter graça para ler, mas tenho que admitir: fiquei surpreendido com a história. Cheia de ação, reviravoltas, muitos perigos, Jogos Vorazes é tudo de bom. Tudo para se tornar um sucesso. Narrativa emocionante. É aquele livro que ao mesmo tempo que se quer ler para  ver o que vai acontecer, dá uma pena quando chega no final, e simplesmente acabou, já que não dá vontade de se separar de Katniss e Peeta. Personagens cativantes, marcantes, como a pequena Rue, tributa do Distrito 11, de apenas doze anos. É impossível não se apaixonar por ela.
            Suzanne Collins criou um mundo futurista, onde é impossível de esquecer. Sempre quando leio um livro, principalmente de sobrenatural, dou muita atenção para o cenário que ocorre a história. Se é bem estruturado e tudo mais. E Jogos Vorazes me convenceu. Um pano de fundo, onde tudo parece muito real. Não há falhas, furos na história. Parece que realmente Panem existe, com todo aquele sofrimento, todos os Distritos, e o pulso firme da Capital. A forma que ela colocou Panem, simplesmente me lembra Hogwarts, de J.K Rowling. Antes de tudo, vou deixar uma coisa bem clara: nada supera Hogwarts e o mundo da Bruxaria.
Durante o período em que fiquei lendo o livro, sempre me levantou uma questão: como isso é possível? Você participar de um evento, sabendo que as chances de você morrer são enormes, devido a grande quantidade de perigos que aconteciam ali? E como as pessoas que ficam em casa assistindo, são capazes de permitir que jovens se matem um ao outro, e torcem por aquilo?
            É aquele livro que você realmente pode se sentir dentro dele, vivendo aqueles perigos todos (como o ataque das teleguiadas), torcendo por Katniss e Peeta, suspirando vidrado, enquanto se vira as páginas de uma forma furiosa. Em determinados momentos, é uma história triste, mas há cenas realmente muito engraçadas;
            Olha, uma coisa posso dizer: Jogos Vorazes subiu no meu conceito. Definitivamente é uma ótima pedida para as férias, principalmente para os fãs de Harry Potter, que eu simplesmente não via algo tão bom há algum tempo. Eu li em poucos dias, não li mais rápido pela falta de tempo mesmo, mas digo: eu amei.
            Ah, e tenho que concordar com nossa querida Stephenie Meyer: o livro é surpreendente mesmo!
            Estou ansioso para ler a continuação, Em chamas, por que se for igual ao primeiro, já está ótimo. E anseio mais ainda pelo filme, em março desse ano, que espero não me decepcionar.

Ficha Técnica
Título: Jogos Vorazes
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 400
Editora: Rocco
Ano: 2010

Seja o primeiro a comentar: