A garota Americana - Meg Cabot

sábado, 18 de agosto de 2012 Marcadores: , ,

Autora: Meg Cabot
Série: A garota Americana #1
Editora: Galera Record
Ano: 2009
Páginas: 352
Sinopse: Acompanha o cotidiano de Samantha, uma típica garota americana, que leva uma vida muito parecida com a de tantas outras meninas de sua idade. Até que um dia resolve matar aula de arte e, por acaso, salva o presidente americano de uma tentativa de assassinato. Samantha logo vê sua vida virar de cabeça para baixo ao ser nomeada embaixadora da ONU, sem saber exatamente o que o cargo significa.
Livros anteriores: Quase Pronta


Nada como um livro para relaxar. As vezes é necessário uma leitura mais amena, mais tranqüila para viajar e rir um pouco. Foi isso que pensei quando iniciei a leitura de A garota americana, da minha autora (talvez favorita) Meg Cabot.
Esse foi um daqueles que eu li o segundo para depois ler o primeiro. Li Quase Pronta em uma tarde, e A garota Americana em dois dias. E amei os dois, apesar de ter preferido o primeiro.

Em Quase Pronta, Samantha já namora David, filho do presidente. Em A garota americana, descobrimos como tudo iniciou. Encontramos uma adolescente comum, cheia de sonhos, desejos e frustrações. Sam, como é conhecida, vive deprimida pelo fato de sua irmã mais velha ser uma das garotas mais populares da escola, e a irmã mais nova ser um gênio. Ainda por cima, é apaixonada pelo namorado da irmã.
Quando é obrigada a fazer aulas de arte, Samantha não sabe o que o destino lhe reserva. Num certo dia, Samantha decide matar uma aula de artes. Enquanto espera a carona para voltar para casa, ela acaba presenciando algo inacreditável: um quase atentado contra o presidente dos Estados Unidos. Um quase mesmo, porque graças a Samantha, o presidente não é morto.
Não deu outra. Da noite para o dia, Samantha vira notícia em todos os corredores da escola, se não for, do mundo todo. Os holofotes todos voltados para ela. Antes, uma menina escondida que levava uma vida mansa: agora, uma celebridade. É designada para embaixadora teen das Organização das Nações Unidas, apesar de não saber muito bem as funções, e acaba se apaixonando pelo filho do presidente, David. Mas ai ela se lembra do amor eterno por Jack, o namorado de sua irmã. E agora?

Me encanta o modo que Meg escreve. A facilidade dela de narrar uma história sem grandes mistérios, sem grandes enrolações, mas que você não se segura enquanto não termina o livro. Foi com A garota Americana. Li o livro nas férias de julho, e li praticamente em dois dias. No segundo mesmo, li mais da metade do livro. A história fluiu, cativou, e fiquei até tarde lendo.

Os personagens do livro são muito cativantes. Meg consegue mostrar o cotidiano de uma adolescente de uma forma tão leve, identificar seus conflitos, dúvidas e incertezas de uma forma divertida, sem se tornar algo chato ou monótono. Confesso que ri durante o livro todo. Do começo ao fim!

Samantha é tudo de bom! Adorei ela logo de cara. Simpática, espirituosa, divertida, leva a vida da melhor maneira o possível. Nutre um sentimento de amor por Jack, namorado da irmã e tem ataques típicos de rebeldia que toda adolescente acaba tendo. E após o incidente com o presidente, tem que lidar com a vida de celebridade. Tudo de forma descontraída. Entrevistas, convites para festas, discursos. Além das inimizades da escola, que num estalar de dedos, acabam virando amizades de infância.

Uma das várias cenas que achei divertida, foi a do jantar na casa do presidente, quando Samantha começa a conhecer melhor David, filho do presidente. Há muitas outras, inclusive incluindo Lucy, a irmã mais velha de Sam, que também de certa forma quer tirar uma casquinha da fama da irmã.

Acho que um dos fatos que tornem o livro uma leitura tão gostosa é ele ser narrado em primeira pessoa. Assim, as emoções, sentimentos e pensamentos de Samantha ficam mais evidentes ao longo da história. Outra coisa que também ajuda são as listas das dez coisas, motivos que sempre tem no final de cada capítulo, como acontecia em Quase Pronta.

A garota americana é uma leitura maravilhosa, divertida, cativante, espirituosa. Sam se supera a cada capítulo, e você acaba se tornando seu amigo. Muito melhor que Quase Pronta, A garota americana entrou para a lista dos meus favoritos, e com certeza, recomendo a todos!

4 comentários:

  1. Eu lembro que quando eu li este livro eu gostei foi o primeiro livro que eu li da meg e ate hoje nao li mais nenhum dela mais foi por falta de dinheiro !!

    nocantodaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, você lendo o segundo antes do primeiro. Acho até dificil de acreditar, todo organizadinho.
    Parece bem gostoso mesmo. Aliás, esse mês Meg esteve dominando minha cabeceira. Terminei de ler a série da Mia.

    :)

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que o segundo chegou primeiro na biblioteca!!!
      hehehehehe

      Beijos

      Excluir
  3. Amo a forma como a Meg escreve, são leituras gostosas, cheias de risadas... Terminei há alguns meses a série A Mediadora... Esse eu tenho mas ainda não pude ler....

    Beijos
    Tífany
    http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir