Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro

sexta-feira, 3 de agosto de 2012 Marcadores: , ,

Autora: Fabiane Ribeiro
Páginas: 117
Formato: E-book
Sinopse: Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.

Não tenho o costume de ler e-books, pois não tenho paciência para ficar algumas horas na frente do computador lendo. Ainda prefiro pegar o livro e ler em qualquer  cantinho, tranqüilo e mais confortável. Abri uma exceção para esse, já que Fabiane Ribeiro prontamente disponibilizou uma cópia para mim. E só tenho a agradecer.

Cátia é uma jovem que vive uma relação atribulada com os pais e o mundo ao seu redor. Estudante de Direito, ela acaba se envolvendo com drogas, e no ápice de seu vício, faz uma espécie de viagem até um local, uma cidade para ser mais exato, e lá ela aprende o verdadeiro significado de sua existência.

Li o livro rapidinho. Pelo menos as vezes que me sentei na frente do computador eu aproveitei bastante. E valeu a pena. A viagem que Cátia fez (no começo achava que Cátia tinha morrido), só me serviu de reflexão. As pessoas que ela conheceu, as amizades que ela fez, os ensinamentos que ela aprendeu. Tudo de forma muito agradável.

Adorei a criatividade da autora. Para quem não leu ainda a obra, vou dar uma breve explicada: na dimensão para qual Cátia foi, cada pessoa, até ela própria, tem a chamada Caixa Sagrada. Dentro dela, há o coração da pessoa. Só que o coração é exatamente a imagem daquilo que a pessoa é. Um era cheio de espinhos, outro pegava fogo, outro era cheio de larvas, ou como o de Cátia, manchado. Pois então: nessa dimensão, as pessoas têm a chance de estar revertendo essa situação, através dos ofícios para quais foram designadas. Vou para por aqui se não acabo contando toda a história.

Gostei também, o que não é muito comum, é que tinha um personagem na história, que tinha o meu nome: Lucas. Adorei isso! Foram poucos livros que isso aconteceu.

Fiquei só triste que o livro era fininho. Acho que a Fabiane podia ter aproveitado mais essa dimensão, e ter escrito um livro maiorzinho. Algo tão original e tão edificante, só em 117 páginas? Se o livro tivesse 500 páginas, não perderia tempo e leria com maior prazer.

Aprendi muito com Cátia. Acho que muitas vezes é isso que talvez falte em alguns livros: aprender com eles. Absorver melhor a mensagem que ele quer passar. Muitas vezes se preocupam com a qualidade da história, e deixam de lado o aprendizado da história. Não foi o caso deste. De vez em quando é necessário se ler livros que de certa forma, te façam bem. Passem alguma coisa boa. Foi isso que eu senti ao ler Corações em Fase Terminal. Convivi com Cátia, vivi as alegrias, as tristezas, as decepções. Apesar de eu ficar triste que foi um livro fino, mas valeu muito a pena a leitura.

Como no final o Sábio diz: “a última chance de salvar seu coração pode estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve apenas dar espaço para que as coisas boas ganhem força em seu interior... Não desperdice essa oportunidade. Ame a si mesmo  e corrija seus defeitos, buscando o que há de melhor em você. Caminhe sobre pétalas brancas. Contemple sua alma  verdadeiramente. Aprenda com cada pessoa, com cada par de olhos, com cada coração. Tenha fé. Viva um segundo em um século.”

Leiam!

Conheça um pouco mais dessa escritora maravilhosa e outras de suas obras:
Site

2 comentários:

  1. Oi Lucas ;D
    Começei a ler esse livro, mas como eu tinha alguns livros para ler acabei não terminando, ;\\

    Parabéns pela sua resenha.
    Beijos :*
    Natalia do blog Entre Livros e Livros (http://musicaselivros.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei por que eu não tinha visto essa resenha. Eu fiquei bem interessada desde que vi as resenhas e curiosa para saber tua opinião quando anunciasse a parceria.

    Confio no seu julgamento, espero que eu goste também. Me põe na fila.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir