Um homem de Sorte - Nicholas Sparks

segunda-feira, 12 de novembro de 2012 Marcadores: , ,

tulo: Um Homem de Sorte
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2011
Editora: Novo Conceito
Páginas: 349
Sinopse: “Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fm de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar."


Nunca ouviram o ditado de que o bom filho a casa torna? Pois então, ultimamente esse ditado combina muito comigo. Infelizmente não tem dado mais tempo para me dedicar integralmente ao blog, já que as provas dos vestibulares se aproximam. Mas como forma de relaxar depois de um domingo de provas, resolvi falar de um livro que terminei de ler no sábado, que mais uma vez, consagra Nicholas Sparks como um dos meus escritores favoritos: Um homem de Sorte.

Nicholas não é tão perfeito como eu disse. O último livro que li dele, A primeira Vista, decepcionou-me um pouco. Achei muito parecido com O melhor de Mim (recomendo muitíssimo!). Por isso, comecei Um homem de Sorte um pouco receoso. Mas deixemos de enrolações e vamos ao que interessa.

Logan Thibault é um ex-fuzileiro naval que já viu e viveu de tudo. Durante a guerra do Iraque, encontra uma foto de uma mulher loira no meio do deserto e tenta devolvê-la ao seu dono, mas sem sucesso. Sem ter escolha, acaba ficando com a foto. Logo depois disso, seu grande amigo, Victor, diz que Logan é um homem de sorte por causa daquela foto, e que os dois ainda iam viver muitos momentos juntos. A principio Logan acha loucura, contudo ele é obrigado a concordar com o amigo, pois depois que ele conseguiu a foto, ele escapou de várias situações perigosas. Depois de cinco anos sem tendo o que fazer, vai com seu companheiro Zeus, atrás da mulher, para agradecer a segurança que a foto lhe tinha dado. (detalhe: ele vai a PÉ!).

Ele consegue encontrar a mulher. Elizabeth é uma mulher madura, de 30 anos, mãe de Ben, de 10 anos. Trabalha como professora. Sua mãe, Nana é dona de um canil. Numa dessas andanças acaba conhecendo Logan, um sujeito estranho e misterioso, que logo Nana não exita em contratá-lo. Os dois passam a se conhecer melhor, e isso é um ponto de partida para um lindo romance. Entretanto, eles ainda tem que enfrentar o ciúme possessivo de Keith Clayton, ex-marido de Beth.

Demorei um bom tempo para ler o livro. Engraçado que no sábado, faltava umas 100 páginas, e li em apenas meia hora (vai entender). Não vou me alongar muito, por que com a maioria dos livros do Nicholas são assim: ele sabe conduzir uma história como ninguém. Sabe construir personagens e transformar romantismo em algo bom de se ler, não apenas em algo meloso e cansativo. Tem-se vontade de ler os livros dele incansavelmente. Ele, melhor do que ninguém, consegue transmitir sentimentos com suas tramas, seus amores.

O ponto principal do livro, para mim, é Ben e Zeus, e a amizade que surge entre eles. É muito fofo! Zeus, apesar de ser um cachorro, torna-se grande amigo de Ben. Ben, por outro lado é uma criança quieta, que necessita de uma presença paterna, e vê em Logan essa chance, já que tem uma relação díficil com o pai. Falando do ex-marido de Beth, esse é outro ponto que chama a atenção durante a leitura do livro (e confesso deu-me raiva), é o ciúme possessivo de Keith. Credo, deixa a Beth viver a vida dela! 

Com um desfecho feliz (para alguns, tristes), Um homem de Sorte entrou na minha lista de queridinhos, como quase todos do Nicholas. É uma história de fé e perseverança, de que quando se quer, tudo é possível.

P.S:  Não vi o filme ainda, mas já tenho uma crítica em relação a ele. Será que os produtores não leram o livro e perceberam que Logan é do estilo hippie (com direito a cabelo comprido), em vez do estilo playboy que vê-se no Zac Efron? Cheguei a comentar isso com algumas pessoas.

3 comentários:

  1. Eu não li nem vi. Mas sempre rola a adaptação cinematográfica, e já li que ficou bem diferente nesse caso dos personagens.

    Fico feliz que tenhas gostado, Sparks ainda não é um queridinho pra mim, até porque sempre achei que seria. Mas como escrevi ontem sobre Um amor para recordar, eu adorei esse.

    Beijos e espero que tenhas ido bem primo!
    Te dedica mesmo
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Puxa, eu já estou querendo ler esse faz um tempo. Não li muitos livros do Sparks, mas o pouco que li já fez com que eu me apaixonasse por sua escrita. E sua resenha me deu mais vontade ainda de ler esse livro!
    Parabéns pelo blog, tá muito legal!

    Abraço
    overdose-de-ideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente amei esse livro!
    Assisti ao filme antes de lê-lo mas gostei dos dois... Lógico que, como toda adaptação tem suas diferenças.
    Mas no geral os dois são ótimos
    Nicholas Sparks é um dos meus autores favoritos... Ele consegue mexer com o leitor.

    Beijos
    Tífany
    http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir