Cinquenta Tons de Cinza - E.L James

terça-feira, 11 de dezembro de 2012 Marcadores: , , ,

Título: Cinquenta Tons de Cinza
Autora: E. L. James
Editora: Intrinseca
Série: Cinquenta Tons #1
Páginas: 455
Ano: 2012
Sinopse: Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja, mas em seus próprios termos.


Quem nunca ouviu falar de Cinquenta Tons? Ou então de Christian Grey? Pois então, desde que o livro foi lançado em agosto desse ano, não tem se falado outra coisa a não ser do romance de E.L James. Foi matéria da Veja, está na lista dos mais vendidos, vai virar filme. Esqueci alguma coisa? Ah, sim, sem dizer a quantidade de livros do gênero que sairam depois do lançamento de Cinquenta Tons. Na verdade, nada como começar a entrar na onda a não ser lendo aquele que causou tudo isso.

Confesso que antes mesmo de começar a ler o livro, fiquei muito na dúvida. Ao mesmo tempo que eu queria muito lê-lo, eu tinha receio de lê-lo. E se eu me decepcionar? E se não for aquilo tudo que eu esperava? Ou se for demais? Quando ganhei de aniversário, não resisti e comecei a ler.

Anastasia é uma estudante de literatura prestes a se formar. Mora num apartamento com a amiga, Katherine. Uma semana antes da formatura, devido ao mal estar da amiga, Anastasia substitui ela numa entrevista com o magnata bilionário Christian Grey. Até então, Ana nunca tinha dado tamanha atenção para Grey. Ouvira uma ou outra notícia, mas nada demais. Desde o primeiro momento em que se cruzam, algo acontece. Algo que nunca tinha acontecido com Anastasia.

A partir daquele momento, Christian parece estar em todo o lugar na vida de Ana.  Sem se dar conta, Ana começa a desejar Christan, e não é a sua surpresa quando ele também a deseja. Intrigada e ao mesmo tempo desejosa, ela decide dar uma chance a Christian.
Só que o que descobre lhe dá um certo receio, medo talvez. Christian não é o principe encantado de contos de fadas. Está mais para lobo mau. Mas o desejo e a paixão falam mais alto, e eles acabam levando entrando numa tórrida paixão...

50 tons foi um livro que li rápido. Acho que foi cinco dias, no máximo. Foi uma leitura que fluiu, sem demoras. No começo, um pouco cansativo, mas depois das primeiras cem páginas, uma passada. Lia em qualquer instante que dava. Qualquer cinco minutos disponíveis tava lá eu, devorando o livro de E.L James. Um dos motivos foi querer saber aonde aquela loucura iria levar.

Eu tinha uma visão totalmente diferente de Ana antes de ler o livro (eu nem a conhecia). Na verdade, eu tinha uma visão totalmente diferente da história antes de eu ler. Achava que Ana seria uma tola, tomaria as atitudes sem pensar, agiria por impluso sem medir as consequências. Errei, mas pelo menos foi para melhor. Ana é uma personagem que melhora durante o desenrolar da história. Mostra-se uma mulher de fibra, que não tem medo do perigo. E nem de Christian.

Falando em Christian, como posso avalia-lo? É díficil, já que quando se lê o livro não se sabe se o odeia ou não. Desde o ínicio da história, ele deixa claro que tem controle sobre tudo. E depois descobrimos o por que. Até conhecemos o quarto vermelho (#assustado). Como já mencionei antes, ele não é um príncipe encantado que vem montado num cavalo branco. Enquadra-se mais para lobo mau. Podem me xingar, mas na minha opinião ele é uma pessoa doente. Não é normal o que ele faz. Eu não faria o que ele faz com a minha namorada (apesar de disserem que muitos casais usaram algumas ideias para apimentar a relação). Apesar disso, está aqui o motivo que vai me fazer continuar a ler os outros dois volumes. Infelizmente fui obrigado a saber o final da trilogia, senão pararia logo no primeiro.

Quem lê 50 tons percebe que desde o início que Ana quer mudar Christian. Tanto que em alguns momentos aquela imagem de dominador desaparece do intimo de Christian. Como Ana mesmo diz "eu quero que você faça amor comigo, não que apenas me foda". No começo, ele não quer quebrar aquela barreira, mas aos poucos vai amolecendo. Ana consegue brotar a semente da mudança no interior de Christian. Ela consegue fazer com que ele durma com ela na mesma cama, por exemplo, coisa que não acontecia com as outras.

Porém nem tudo são flores. No skoob dei quatro estrelas para o livro. Não dei cinco por dois motivos: o excesso de cenas de sexo. Tipo, uma página de conversa entre os dois, e três ou quatro de relação sexual. Nesse quesito achei um pouco apelativo. Outra coisa que achei exagerado foi o contrato que Christian propôs para Ana. Sim, isso mesmo. Um contrato com o que ela permite que ele faça ou não. Sem dizer que ele fica insistindo o livro todo para ela assinar.

Apesar disso, terminei com grandes expectativas o livro. Ana conseguiu me convencer a continuar a ler sua história. Quem quer ler algo diferente, recomendo. Mas não leia só apenas pelas cenas de sexo. Mas sim observando e analisando cada atitude dos personagens. Isso vai tornar a leitura mais agradável.
Quero o quanto antes ler o próximo para ver aonde isso vai levar.

3 comentários:

  1. Eu ainda vou ler ano que vem só, quem sabe até espero pra já comprar o terceiro num preço melhor e emendar as três leituras.

    Definitivamente a capa e o nome me causaram um frisson, mas depois, toda a polêmica me deixou com vontade de esperar tudo passar.
    Lerei com teus conselhos.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quase que eu não li esse livro também de tanta gente que tava falando mal dele e outras tantas falando bem. Não achei nada demais no livro, pra estar entre os mais vendidos, e não me apaixonei pelo Christian igual todo mundo tava falando. Pra mim é só mais um livro de romance com sexo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Eu como você também fiquei em dúvida em relação a ler 50 Tons... Até que um amigo meu leu e disse que era bom. Fui na cara e coragem e comprei. Simplesmente devorei o livro, acho que em uns 3 dias.
    Gostei bastante, achei que a leitura flui.
    Os outros dois são melhores ainda. Muitos falam mal, mas eu gostei...

    Beijos
    Tífany
    http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir