10 dicas para ler um clássico da literatura!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 Marcadores:

Eu estava aqui fuçando nos blogs, quando vi essa série de dicas no blog Lost Girly Girl e achei interessante. Sinceramente, tenho certa dificuldade para ler clássicos. Além disso, uma das metas para esse ano é procurar me aprofundar mais nesse outro tipo de literatura. Lembro que ano passado, tive certa dificuldade em ler alguns livros pro vestibular. Esse ano, não quero passar por isso. Com certeza vou tentar segui-las.

 
 
Confira a seguir 10 dicas para aproveitar melhor a sua leitura:

1. Não se irrite com facilidade

A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. Escolha a melhor edição

Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. Não interrompa a leitura para buscar palavras no dicionário

Apenas faça isso se a palavra em questão apareça muitas vezes na obra, ou se não conhecer o seu significado impede você de entender o texto.

4. Faça anotações

Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

5. Identifique os temas

Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

6. Analise os personagens e o narrador

Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

7. Preste atenção em como a história é narrada

Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

8. Preste atenção ao estilo de linguagem

É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

9. Considere o contexto histórico

É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

10. Compare o texto com outros do mesmo autor

Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.


3 comentários:

  1. Pareces um pouco ansioso.
    Eu e a Aione também escrevemos um pouco sobre o assunto ano passado no blog dela.
    Dá uma olhada.

    http://www.minhavidaliteraria.com.br/2012/07/especial-por-que-ler-classicos.html

    http://www.minhavidaliteraria.com.br/2012/07/post-surpresa-da-semana-classica-por.html

    Beijos
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!
    Ia deixar minha opinião, mas a Lili, ao colocar os links dos posts aqui, já fez isso por mim ;)
    O principal é: escolha aqueles que te chamarem a atenção. É muito ruim fazer uma leitura forçada, então é primordial que ela te agrade. Procure porque quer ler, não por ser um clássico, entende? :)
    Beijos!
    P.S: Se quiser, pode ler o post da Irmandade das Calças Viajantes, não tem spoiler não :)

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Acho bastante importante essas dicas. E como a Aione disse acima, não importa qual clássico seja, contanto que agrade.
    Porque é muito ruim fazer uma leitura forçada.
    Gostei bastante do post. Bem interessante.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir