Chama Negra - Alyson Noel

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 Marcadores: ,

Título: Chama Negra
Autora: Alyson Noel
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Série: Os imortais #4
Páginas: 248
Sinopse: Enquanto tenta ajudar Haven na transição para a vida imortal e libertar Damen do feitiço que não a permite tocar nele, Ever se aprofunda mais e mais nos mistérios da magia negra. O feitiço, porém, vira contra a feiticeira, e ela se vê presa a seu maior inimigo: Roman. A força estranha e poderosa que toma conta de seu corpo impede que Ever consiga parar de pensar nele e de desejá-lo. Ela quer resistir à atração incontrolável que a está consumindo. Ele quer se aproveitar desse momento de fraqueza. A ponto de se render, Ever procura a ajuda de Jude, arriscando tudo e todos para salvar a própria vida e seu futuro com Damen...
Livros anteriores: Para Sempre, Lua Azul, Terra das Sombras

OBS: Se você não leu os outros livros da série, aconselho a parar por aqui, pois pode conter spoilers indesejados.

Acho que a pior coisa antes de começar a ler um livro é ver várias resenhas negativas da história. Foi o caso de Chama Negra. Li vários comentários de que o livro não era bom, que Ever era uma chata. Confesso que fiquei com receio, mas mesmo assim persisti.

Faz um ano que li Terra das Sombras, terceiro volume da série Os imortais, da Alyson Noel. Vieram outras leituras, e não surgia a oportunidade de ler o próximo. Demorou, mas um ano depois comecei a leitura de Chama Negra. Essa demora prejudicou um pouco meu entendimentoo, já que não lembrava de muito do terceiro volume.  Mas com o decorrer da história, meu entendimento melhorou.

Terra das Sombras terminou com a transformação de Haven em imortal pelo malvado Roman. Ever, nossa protagonista não consegue impedir o desejo do vilão. Agora, no quarto, ela ajuda Haven na transição. Apesar de Haven querer aproveitar da melhor maneira o possível, Ever deixa claro que ser imortal tem suas vantagens e desvantagens. E uma delas é que em hipotese alguma Haven pode contar da existência deles.

Além disso, Ever continua sem o antídoto, e consequentemente, sem poder tocar Damen.
Nesse quarto volume da série, senti um pouco de amadurecimento por parte de Ever. Depois da decepção nos outros dois volumes anteriores, Ever amadureceu um pouco, principalmente em relação a Roman. Em Chama Negra ela já conseguia lidar com o inimigo de uma melhor forma. Contudo, apesar disso, Ever acaba fazendo um erro que pode lhe custar a vida. Destinada a aprofundar-se na magia negra, Ever acaba lançando um feitiço que acaba a amarrando a Roman. A partir disso, Ever sente uma louca atração por Roman, a chamada Chama Negra.

Damen deixou de aparecer nesse quarto livro da série, o que acabou me incomodando  o pouco. Por outro lado, esse afastamento contribuiu para a aproximação de Jude, e sendo assim, fortalecendo o triângulo amoroso entre os três. Entretanto, Jude se mostrou muito impertinente, o que também acabou me desagradando. Será que era díficil para ele entender que Ever queria ficar com Damen?

Alyson conseguiu manter a história por mais um volume. Confesso que melhorou bastante em relação ao terceiro. Ever e Damen não me conquistaram por completo, mas estão no caminho certo. Espero que isso só melhore. O romantismo e outras dimensões são marcas presentes nos livros de Alyson Noel, e torna seus livros únicos e imperdíveis. 

Quem for ler a série dos Os imortais em si, aconselho que cada vez que ler um volume, leia o mais rápido o possível. Apesar de tudo, são livros um pouco cansativos, em que a ação só se concentra da metade em diante. O romantismo está presente, mas falta um pouco de ação. Alyson sabe criar personagens cativantes, mas não dosar romance com ação. Para quem gosta de espíritos e sobrenatural, Os imortais é um prato cheio. Alyson tem criatividade e soube criar um pano de fundo sem falhas. O desfecho de Chama Negra é válido, e deixa pontas soltas e mistérios para serem revelados no próximo e penúltimo livro da série, Estrela da Noite.

1 comentário:

  1. Você não imagina como eu procurei alguém que tivesse lido essa coleção pra me dar uma opinião, o que você achou? Valeu a pena? É na mesma linha de alguma outra?
    Super blog, parabéns, sucesso pra você!!!!
    http://minhametadeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir