O preço de uma lição - Federico Devitto e Gutti Mendonça

sábado, 23 de fevereiro de 2013 Marcadores:

Título: O preço de uma Lição
Autores: Federico Devitto e Gutti Mendonça
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 368
Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.
Comprar

Estava bem curioso pela leitura, desde que eu ganhei de presente. Pelo que eu lera na parte de trás, além de ver a contracapa, me dizia que com certeza esse livro se tornaria o meu favorito. Afinal, pela primeira vez temos um garoto protagonista, cheio de problemas e dúvidas, cheio de incertezas, e não uma garota, como sempre ocorria. Só pelo trecho no verso, já havia ganho cinco estrelinhas.

"Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorna-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram."

Pelo que eu lera, escolhera o primeiro dia da faculdade para começar a lê-lo, afinal tinha tudo a ver com o que eu ia começar a passar. Infelizmente, li o livro, e não superou minhas expectativas.

No inicio do livro somos apresentados a um jovem paulistano (que não conhecemos seu nome). Nas primeiras páginas, conta como ele conhecera seus grandes amigos, e como mais tarde esse grupo de amigos viera a se tornar o Quarteto 21. Esse jovem, tinha tudo que queria: era bonito, inteligente, dinâmico, porém tinha um pequeno problema: não conseguia arrumar namoradas. A partir de um momento, isso muda, o que torna a vida de nosso protagonista ainda mais conflituosa.

Ao longo da narrativa vimos seus problemas, angústias, e tudo que cerca a vida de um jovem. Quando entra na faculdade, os primeiros exames, as primeiras garotas. E tudo mais... É legal, sim. Tinha todos os pontos para ser uma leitura agradável, mas os erros já começam pela narrativa. Olha, é um livro narrado em primeira pessoa, mas ao mesmo tempo, não parecia. A leitura era muito corrida. Sabe o que é você ler um capítulo e já passar semanas de história? É o caso desse. Eu tinha que parar no começo para juntar algumas ideias, por que numa página estávamos numa cena, e na outra, já estávamos alguns dias depois. Ok, há livros que isso funciona, e torna a leitura mais dinâmica. Mas não funciona com esse. Não consegui me envolver com os personagens. Uma dica para o autor é explorar mais seus personagens, principalmente o casal principal e claro, não esquecendo os personagens secundários, o que tornaria a leitura mais cativante e envolvente, e não algo superficial.

Outra coisa que me incomodou foram certas atitudes do protagonista ao longo da história, principalmente quando ele estava com Juliana, sua namorada. Ok, é normal: todo mundo comete erros, mas os do protagonista eram inaceitáveis. E sem dizer que por mais que ele agisse de forma errada, e se arrependesse, ele ia lá e agia da mesma forma.

Apesar de tudo, confesso que em determinadas passagens, me identifiquei muito com o personagem. As suas dúvidas, os seus medos, muitas vezes se pareciam com os meus.

As últimas setenta páginas do livro melhoram a história, de certa forma. O protagonista volta a entrar nos eixos, e deixa de cometer tantos erros. São nessas que eu começo a gostar realmente do protagonista. Não fiquei muito satisfeito com o final, mas no âmbito geral foi uma leitura leve e gostosa. Não atingiu todas as expectativas, mas para quem gosta de um bom passatempo, O preço de uma lição é uma ótima pedida.



4 comentários:

  1. Oi Lucas!
    Eu já vi tanta gente que detestou esse livro que eu não tenho curiosidade alguma de lê-lo.
    Acho que a única coisa que me dá certa curiosidade é porque em determinado momento, pelo que me disseram, a história se passa em Mogi das Cruzes, a minha cidade hehe.
    De qualquer forma, você não foi o único a não conseguir se envolver com os personagens e a achar a narrativa falha.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oiê Lucas.
    Olha, estou com este livro aqui em casa a uns dois anos. Quando chegou eu estava louco pra ler, mas fui lendo algumas resenhas e comentários negativos e desestimulei.
    Gostei da sua resenha porque você soube pesar bem os pontos positivos e negativos do livro. Eu pretendo sim, em algum momento dar uma chance para o livro, mas não agora.
    Foi até bom eu ler a sua resenha, pra eu saber mais das atitudes do personagem principal e saber o que esperar dele. Só espero que quando eu ler, não queira socá-lo por tais atitudes.
    Gostei do seu blog, simples mas com notícias diversificadas. Já estou seguindo e sempre que der farei visitar. Parabéns.

    Elder Koldney
    http://minhasalaprecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom, não tive estômago para sair da página 50 do livro, vc fez um excelente resenha, pena que o livro não ajuda!

    http://lilianpoesiablogs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Assim como vc fiquei bem interessada na sinopse. Sua resenha foi a primeira que li e funcionou como um banho de água fria. Não se sinta mal, muita expectativa não é uma coisa boa.
    Passei aqui pra avisar que indiquei seu blog em um selinho, o link é esse: http://absortoemlivros.blogspot.com.br/2013/02/especial-o-caso-dos-selinhos-esquecidos.html

    Espero que goste,
    Bruna
    http://absortoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir