O Pacto - Jodi Picoult

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Título: O Pacto
Autora: Jodi Picoult
Editora: Planeta
Páginas: 400
Ano: 2007
Sinopse: Um romance arrebatador, que hipnotiza o leitor da primeira à última página.
A consagrada Jodi Picoult narra a história do casal Emily Gold e Chris Harte, que se conhecia desde o primeiro dia de vida. A amizade das duas famílias parecia ser das coisas mais sólidas do mundo. Ninguém se surpreendeu quando os dois começaram a namorar. Pareciam ter nascido um para o outro. Mas tudo desmoronou numa madrugada, quando Emily morreu com um tiro na cabeça bem ao lado de Chris, encontrado desmaiado pela polícia. Assassinato? O menino garante que havia um pacto de suicídio entre ele e a namorada. Ambos deveriam ter morrido naquela noite. Alguém falhou. Onde está a verdade?

Comprar

O que falar de um livro que lhe tocou bastante? Que por mais que você demorou para lê-lo, se tornou inesquecível? E como escrever uma resenha sem soltar spoilers? É, foi o caso de O Pacto. Não digo que não soltarei spoilers durante a resenha, então deixo avisado: quem não leu, pense duas vezes e pare por aqui. Caso contrário, pode descobrir alguns acontecimentos.

Chris Harte e Emily Gold tinham um amor de conto de fadas. Eram completamente uma única pessoa. Conviviam juntos desde o nascimento, cresceram juntos, descobriram o amor juntos. Os pais, sempre felizes pelo romance entre ambos. Tinham uma grande vida pela frente, senão fosse uma tragédia. Seu grande amor foi capaz de criarem um pacto de suicídio. Mas na hora algo falhou. Só Chris sobreviveu? Seria ele o assassino da amada? Isso afeta a família de ambos, e faz despertar sentimentos, dúvidas e conflitos até então obscuros.

O Pacto foi um livro que vi como sugestão nos comentários de um blog. Li a sinopse, me interessei, e esperei a oportunidade surgir. Eis que tinha o livro na biblioteca da faculdade, e não demorei para lê-lo. Demorei mais do que devia, devido a faculdade, mas quando aliviou, consegui terminar de lê-lo. E não foi em vão.

Temos um amor digno de conto de fadas. É difícil imaginar que isso ocorra na vida real. Podem me dizer, que "ah Lucas, é ficção, isso nunca irá ocorrer na vida real!". Eu vos digo: "será?". Eu sei que é difícil presenciarmos algo assim, mas prefiro acreditar que exista. Sim, o amor deles é lindo. Parabéns para Jodi, que me fez suspirar e viajar enquanto lia as cenas de romance entre os dois. Um amor digno de Romeu e Julieta, que devia ser eterno, mas não foi.

O livro ao todo é narrado capítulo no presente, outro no passado. Começamos com a morte de Emily, mas no capítulo seguinte voltamos quando as mães de Chris e Emily estavam grávidas. Por um lado, quebra a narrativa, mas no caso desse, torna a história mais vivida e intensa, e conseguimos entender desde o principio o principal objetivo da autora. É como se ela preparasse a gente para o final. 

Temos a tragédia, e a sucessão de sentimentos aflorados. Os pais começam a não se entender entre eles, os conflitos começam a surgir. Emily, uma jovem que tinha uma carreira brilhante na área de arte, se matar do nada. Porque? E Chris, aluno dedicado e inteligente, seria capaz de assassinar a amada. Tudo leva a crer que sim, mas e aquele romance que ambos viviam. Aonde fica?

Jodi consegue nos emocionar ao mesmo tempo que nos deixa curiosos para saber o que realmente aconteceu naquela noite. Ela consegue transformar um suposto crime em uma tragédia literalmente. Tudo caminha para isso. Desde quando Chris é preso, e espera julgamento, enquanto temos em outra época um sentimento lindo. Além disso, ela consegue usar dos personagens secundários para poder completar aquele cenário de tragédia e tristeza.

O ponto máximo de toda trama é o julgamento de Chris. E olha que é trabalhado de tal forma, que se torna impossível parar de ler enquanto não ouvimos o veredicto, sendo que 40% do livro é o julgamento. Jodi desenvolve de tal forma que a história mexe com nossos sentimentos, deixando eles aflorados e prestes a se emocionar. E com o decorrer de toda a história, não consegui ver Chris como um assassino. Apesar de todas as provas acusarem ele pela morte da amada, eu não consegui vê-lo como um assassino, mas sim como uma vítima.

O Pacto é um livro lindo, maravilhoso. Leiam, digo apenas isso. Não vou me estender mais, apenas leiam e desfrutem de uma história de amor linda, acometida de uma tragédia. Espero ter a oportunidade de ler outros livros da autora, por que adorei o jeito dela de mexer com nossos sentimentos.

2 comentários:

  1. Por um acaso, a sugestão que você viu foi a minha pra Lili? Hahahaha...Porque eu sugeri esse livro pra ela no blog dela :)
    Eu amo esse livro, ele é realmente emocionante em vários sentidos, tanto de ser tocante quanto cheio de adrenalina. Desde que li, eu sou doida pra ler outros livros da Jodi, principalmente A Guardiã de Minha Irmã, porque amo o filme!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu não li toda a resenha por medo de spoilers, mas fiquei louca para ler o livro. Não conhecia.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir