Tocada pelas Sombras - Richelle Mead

domingo, 21 de julho de 2013

Autora: Richelle Mead
Série: Academia de Vampiros #3
Páginas: 384
Editora: Agir
Ano: 2010
Sinopse: Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?
Avaliação: 4/5 estrelas
Livros anteriores: O beijo das Sombras, Aura Negra

Richelle é conhecida principalmente pela sua série Academia de Vampiros, que além disso, está sendo gravado um filme para ela. É uma série que estava com bastante curiosidade em lê-la, e terminei o terceiro livro bem satisfeito, ansioso para o próximo. Quando Aura Negra terminou, deixou algumas pontas para o terceiro, e Richelle volta mais uma vez com uma trama envolvente e sedutora.
Mason morreu, e Rose tem que superar a morte do amigo. Além disso, Victor, seu pior inimigo, está de volta para assombrá-la enquanto aguarda julgamento. A guardiã está em seu último ano de treinamento, e logo poderá ser protetora definitiva de Lisa. Pelo menos era isso que ela esperava. Só que os planos e as circunstâncias acabaram mudando isso. E para completar a vida de Rose, ela começa a ser perturbada com visões assombrosas, que julgava ser uma habilidade complementar, passa a se tornar um pesadelo, e ela acaba escondendo de todos, até mesmo de Dimitri. O que elas querem dizer?
Tocada pelas Sombras mostra mais uma fase da vida de Rose e Lisa. Para quem não sabe, ambas tem uma ligação bem forte, já que Lisa literalmente ressuscitou a guardiã da morte. Claro que isso teve suas consequências, como a que Rose pode ler os pensamentos de Lisa. E nesse volume da série, os planos da guardiã podem ser atrapalhados com algumas revelações que mudam o rumo da história.

Os personagens de Richelle são construídos de maneira a envolver o leitor, o cativando. E conseguem. Cada um com suas singularidades e características. E além disso, a maneira com que eles se relacionam. Exemplo disso é o “romance” de Rose e Dimitri. Apesar de não ser um romance totalmente romântico, porém o ponto mais forte é a maneira com que Rose se sente atraída pelo instrutor. De maneira intensa, isso é um dos pontos que mais gosto no livro. Além disso, é nesse volume que percebemos que as coisas ficam mais “tensas”.
Esse volume foi o divisor de águas, sinceramente. A maneira com que a Richelle direcionou certos pontos, levando os personagens a tomar decisões que pudessem mudar suas vidas para sempre foi o que definiu Tocada pelas Sombras. Enquanto que O beijo das Sombras e Aura Negra foi uma introdução ao mundo dos Moroi e dos Strigoi, Tocada pelas Sombras toma outros rumos e dá um novo sentido a série. Talvez para alguns a série possa parecer um tanto clichê e repetitiva, já que se passa numa espécie de high school, Academia de Vampiros é muito mais que isso. E esse livro só veio para firmar esse ponto de vista.
Não posso deixar de falar do desfecho do livro. Antes mesmo de iniciar a leitura, ouvi comentários de que o final é algo “E-U N-E-C-E-S-S-I-T-O D-O P-R-Ó-X-I-M-O V-O-L-U-M-E!”. Realmente foi um final inesperado, me deixou bem curioso para o próximo volume. Por incrível que pareça, não li a sinopse Promessa de Sangue, quarto volume da série, mas pretendo ler o quanto antes.
Como eu tinha dito no inicio da resenha, Richelle volta com um livro sedutor e envolvente. Na minha opinião, essas duas palavras definem a série por completo (ou ao menos, até onde li). O primeiro volume, O beijo das Sombras demorou um pouco para me encantar de verdade. Lembrou de certa maneira House of Night, mas mesmo assim dei sequência a série. Aura Negra me surpreendeu de maneira bastante positiva. Apesar de não ser um livro com grandes acontecimentos, me mostrou outros pontos que devem ser analisados ao ler um livro. Já no terceiro, Richelle mostra realmente qual é o seu talento e porque é uma autora comentada de maneira tão positiva.

1 comentário:

  1. Oi Lucas! Esta série de vampiros é uma das que mais tenho curiosidade de ler, vejo muitos comentários diferentes e gostaria de formar minha opinião.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir