No Escuro - Elizabeth Haynes

segunda-feira, 12 de agosto de 2013 Marcadores: ,


Título: No Escuro
Autora: Elizabeth Haynes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 336
Sinopse: Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele. Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele. Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo. Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.
Avaliação: 5/5 estrelas

Antes de mais nada, gostaria de dizer que esse livro tem uma história real. É difícil falar dele, ainda mais por que trata de um assunto tão delicado, tão evidente em nossa sociedade que julgá-lo fica incoerente: a violência contra a mulher. Quando lerem esse livro, saberão exatamente do que eu estou dizendo.

Catherine tem uma vida normal. Independente, é uma mulher feliz e realizada. Quando conhece Lee, parece que sua vida se torna um conto de fadas. Lee é tudo que ela sempre imaginou: carismático, carinhoso, leal, fiel. O príncipe encantado. Contudo, quanto mais se envolve com Lee, mais ela acaba se arrependendo do que fez. Lee, aos poucos, se transforma em alguém totalmente diferente do que ela imaginava. Possessivo, maníaco, cruel e manipulador, Catherine vê seu sonho virar pesadelo. 


Quatro anos mais tarde, Catherine leva uma vida de medo e insegurança. Sofre de TOC, e é obrigada a viver com os fantasmas do passado. É nesse contexto que surge Stuart, seu vizinho, uma oportunidade para ela se conseguir recuperar. Contudo, um telefonema muda tudo, e o mundo volta a ser escuro.


Comprei No Escuro por acaso. Sabe quando você entra no sebo, está olhando e por acaso encontra algumas obras raras, e por um preço mínimo que você nem acredita? No Escuro foi um desses. Apesar da curiosidade, demorei um pouco para começar a leitura. Não tinha ainda dado aquela vontade de embarcar no thriller de Elizabeth Haynes.

Elizabeth nos apresenta duas facetas de Catherine, ou Cath, para os íntimos. Uma é a garota feliz, alegre, de bem com a vida. A outra, vivendo pelos cantos, insegura, com medo e sofrendo de TOC. A grande sacada da autora logo no inicio é apresentar alternadamente versões de uma mesma personagem em épocas diferentes e situações e contextos totalmente diferentes. E com a narração em primeira pessoa, tudo se torna mais real. Assim, pelo menos para mim, você consegue ver até onde o sofrimento de uma pessoa pode chegar. O sentimento de medo, de insegurança, as crises de TOC, aquele momento que a protagonista tinha que verificar várias vezes (e digo mais de 10) a porta ou a janela, para ver se estavam trancadas fica de maneira tão real que é como se Catherine fosse uma conhecida nossa.

A autora consegue lidar com todas as transformações na vida da protagonista de maneira natural. A vida normal, a chegada de Lee na vida de Cath, a relação "perfeita" com ele, as mudanças no relacionamento, a obsessão. A reconstrução de Cath, o surgimento de Stuart, o medo de se relacionar. Tudo de maneira tão sutil, mas ao mesmo tempo verdadeiro e cruel. Teve momentos que eu era obrigado a deixar o livro de lado por alguns instantes para conseguir "digerir" a história. No Escuro tem que ter a hora certa para ser lido. As palavras são "cruas", de certa maneira, e fortes. 

Uma característica de personagens que admiro bastante é o amadurecimento que ocorre neles e a tentativa de se melhorar. E senti isso muito em Cath. A persistência dela em querer se melhorar, em querer vencer o TOC, as lembranças e o medo que ela sentia foi um dos pontos mais marcantes na história. Stuart teve papel fundamental nisso, mas a iniciativa e a determinação partiram dela e ela que merece o destaque.

Um outro ponto que me incomodou profundamente (no sentido positivo, de te deixar agoniado) é quando Lee se mostra uma pessoa obsessiva e controladora, e Cath tenta avisar os outros sobre isso, mas ninguém acredita nela. E a partir disso Lee parece estar em todos os lugares em todos os momentos. Olha, a minha vontade era entrar no livro e dar um sacudidas nos personagens e gritar "HELLO! VOCÊ NÃO ESTÁ VENDO O QUE ESTÃO FAZENDO COM SUA AMIGA?", mas me contive.

Disse anteriormente e torno a dizer, No Escuro é um livro real. Real pelos personagens, pelo tema, pela abordagem. Não é um livro tão fácil de ler, acho que tem que ter certa maturidade, mas vale a pena. Mostra um assunto tão atual e tão difícil de ser resolvido que torna o livro único e verdadeiro. Elizabeth tem uma narrativa viciante, consegue desenvolver a história, torná-la verídica, com os personagens bem delineados e com características próprias. Recomendo!

1 comentário:

  1. Oi Lucas!
    Eu adorei esse livro. Acho que foi um dos melhores que eu li no ano. Apesar de ser pesado, eu comecei e não queria largar. Fiquei completamente viciada.
    Concordo com você: um dos pontos altos é a alternância entre as "duas Catherines". Ver como a personagem era e, ao mesmo tempo, o quanto ela mudou faz tudo ser ainda mais chocante.
    Assim como você, eu também tinha vontade de gritar com as personagens que não viam o quão perturbado era Lee.
    Agora mal posso esperar para ler o novo livro da autora..
    Que sorte a sua ter encontrado esse livro no sebo :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir