Quem é você, Alasca? - John Green

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Autor: John Green
Editora: Martin Fontes
Páginas: 229
Ano: 2010
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Avaliação: 5/5 estrelas

Quando li A Culpa é das Estrelas um tempo atrás, amei o jeito que John escreve. Sua narrativa, seus personagens, a maneira com que ele tratou um tema tão delicado e a história me conquistaram profundamente. Claro que por causa disso, as esperanças de que um próximo livro lido de John seria igual ao primeiro. O escolhido acabou sendo Quem é você, Alasca?, lançado antes mesmo de ACEDE. Comecei o livro, timidamente, mas depois de algumas páginas, estava completamente envolvido pela história.

"Pois é, cada qual tem seu talento. Eu consigo memorizar coisas. E você...?""Bem, eu sei as últimas palavras de um monte de gente." Era meu prazer secreto, colecionar últimas palavras. Havia quem comesse chocolate; eu lia esse tipo de coisa." (pg. 11)


Miles Harter é um garoto obcecado por célebres últimas palavras. Sabe grande parte delas de cor e as segue como um exemplo de vida. Sua vida não era das mais animadas e divertidas, logo, decide mudar de escola, com o intuito de encontrar o Grande Talvez, que François Rabelais disse a beira da morte. Chegando em Culver Creek, Miles faz amizade com Chip, ou apenas os mais próximos, Coronel. Além disso, muitas outras surpresas o esperam na escola nova, dentre elas Alasca Young. Linda, espirituosa, problemática, cheia de humor, Alasca encanta Miles. Segundo Alasca, todos estamos num grande labirinto do qual uma hora deveremos sair. Miles então decide acompanhar Alasca na busca desse labirinto, pois para ele, ela poderá levá-lo ao Grande Talvez tão esperado.

Confesso que nas primeiras páginas do livro, a história me lembrou bastante As vantagens de ser invisível (me baseio apenas no filme, pois não li o livro). O garoto deslocado, os novos amigos e a descoberta de um novo mundo: para mim, isso se resumia a história de Miles Harter. No entanto, a leitura me mostrou as diferenças enormes entre ambos e me fez gostar imensamente de ambos também. 

A narrativa do livro se mostrou fluida e gostosa de ser lida. John soube construir os personagens, cada um com suas características e angústias, o que me deixou satisfeito enquanto lia o livro. Miles é um protagonista bacana, que se mostrou bastante pertinente em suas atitudes ao longo do livro (a principio, parecia que não ia ser dessa maneira). O relacionamento dele, tanto com Coronel, quanto com Alasca, foi um dos pontos positivos da história. Principalmente com Alasca, que para mim, foi a personagem favorita da história. É linda, sensual, espirituosa, humor bipolar e extremamente simpática. Não tem como não amar? Além disso, em diversos momentos do livro rola umas reflexões bacanas e interessantes, geralmente nos diálogos entre Alasca e Miles. 

O livro é dividido em duas partes: o antes e o depois. Eu, sinceramente, não fazia ideia o por que daquilo, só que ficava ansioso, por que volta e meia aparecia "cem dias restantes", "noventa e nove dias restantes". Quando a "contagem regressiva" terminou eu não acreditei no que eu lia, mas tive que me recompor e prosseguir a leitura. Foi extremamente uma surpresa para mim e eu não esperava isso da história. 

Quem é você, Alasca? é repleto de situações do cotidiano de uma escola de ensino médio, como as brigas, as bagunças, as risadas e tudo aquilo que deve se ter. Mesmo com a surpresa da metade do livro, a segunda parte se mostrou ainda mais divertida que a primeira (em alguns aspectos: leiam e entenderam). Fiquei satisfeito (e mais curioso) pelo trabalho de John Green. Super recomendo a história!

2 comentários:

  1. Eu adorei o livro também, mas como já falei na resenha, não curti tanto a Alasca ser a paixão do Miles.
    Eu gostei imensamente dessa coisa do antes e do depois, claro que também me emocionei e me acabei ao chegar na virada para o depois (aliás quando ele diz que 'não fizemos isso') eu já me desesperei.

    Mas eu não acho que Miles se parece com Charlie.
    Miles é isolado e foi conformista com isso. Não há uma razão aparente para não ter amigos, fora ser nerd e não correr atrás de amigos (a verdade é que o Coronel se torna seu amigo mais pelo modo como Coronel puxa ele para si, do que o inverso).
    Charlie é um menino que sofreu imensamente, e as pessoas se afastam dele por ele e por seu problema. Quando ele faz amizades, é porque ele se estimula a isso e é bem recebido.

    Beijos
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na lista que eu fiz para uma maratona de releituras em meu blog, junto com todos os outros livros do John Green e mais alguns outros títulos. Acho que eu li esse livro em um momento meio "a toa" porque, sinceramente, nem lembro o que eu achei dele. Estou muito ansiosa para reler e poder resenhá-lo, aí ficará registrado no meu espaço. <3

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir