Cinquenta Tons de Liberdade - E. L. James

quinta-feira, 13 de março de 2014 Marcadores: , ,

Título: Cinquenta Tons de Liberdade
Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca
Páginas: 544
Ano: 2012
Sinopse: Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade. 
Avaliação: 4/5 estrelas

Quando eu terminei a leitura de Cinquenta Tons de Cinza, no final de 2012, um dos motivos que mais gostara na leitura e que me deixara curioso pelos outros livros era o sentimento que Anastasia fizera surgir em Christian: um sentimento de amor, mas também de mudança de estilo de vida. Cinquenta Tons Mais Escuros me mostrou isso: a tentativa de um Christian novo e a substituição de uma sequencia de cenas eróticas por cenas de amor, ainda que, houve umas deslizadas. Cinquenta Tons de Liberdade se mostrou o amadurecimento e o fechamento desse ciclo. Pelo menos era o que eu esperava.

Ana está mais segura daquilo que ela quer. Ao longo dos três livros é perceptível uma certeza de amor que ela sente por Christian, e percebemos que isso o afeta de sobremaneira. No entanto, ainda senti, principalmente nesse último, uma falta de atitude por parte dela: ela se mostrou submissa em alguns momentos do livro, e digo que não foram poucos, o que me irritava profundamente. Parecia aquela garotinha que entrara no escritório de Christian para fazer a entrevista. Por mais que eu tentasse entender o lado dela, não conseguia.

Christian por outro lado, também continuava o mesmo. Um dos pontos que mais senti falta nesse livro foi a presença direta de Dr. Flynn, médico de Christian. Havia momentos na história em que Christian voltava a ser o mesmo homem controlador que era antes de conhecer Ana. Eu até tentava entender seu lado protetor e levava em consideração tudo que ele passara no passado, mas em determinados momentos do livro ele passava dos limites. Mas sabe aquele sentimento que surgia durante a leitura, pois eu sabia que lá no fundo Christian tinha um lado mais amável. Houve momentos em que eu sentia isso, mas faltava um empurrãozinho a mais. Eu sei que ele mudara bastante ao longo dos livros, mas esse outro lado dele poderia ter sido mais bem explorado. Cenas de romance (estilo Nicholas Sparks) estavam presentes no livro, mas eram apenas raridades. E. L. James poderia ter se utilizado melhor desse artificio ao longo desse livro.

Posso dizer que ambos são personagens controversos. Confesso que esse é um dos pontos que E. L. James acertou. Mostrou seus personagens como seres humanos, repletos de erros e qualidades. Ao mesmo que gostava de Ana, eu tinha vontade de jogá-la na parede apenas pela sua submissão em algumas cenas. O mesmo ocorria com Christian: ao mesmo tempo em que ele era protetor e preocupado com a segurança de Anastasia, ele a sufocava quase que instantaneamente.


Senti um maior amadurecimento ao longo desse livro, em especial. A história caminhou por rumos um pouco diversos no decorrer (o que me desagradou um pouco; poderia ter sido mais sintético), mas chegamos no ponto exato que eu esperava. E. L. James terminou a história exatamente da maneira que eu queria (eu já sabia o desfecho). Apesar disso, poderia ter sido mais explorado. Mesmo assim, a experiência com a trilogia, foi, de maneira geral, bem positiva. 

3 comentários:

  1. Meu estilo de leitura n e literatura erotica... Mas a sua resenha ta bem legal!
    To passando poois vc me pediu no skoob e se puder passar no meu, seguir e curtir a pagina no face fico agradecida!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    www.facebook.com/foreverabookaholic

    ResponderExcluir
  2. O que me chamou a atenção desse livro foi os comentários que as pessoas faziam sobre. Procurei e li em pdf e me surpreendi pq pensei que a literatura seria bem mais erótica do que o que foi apresentado. Fiquei com muita curiosidade pra saber o final mas ainda não tive a oportunidade de ler o restante!

    Bjs
    Tabatha Cuzziol
    http://aproveiteolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    comecei a ler 50 tons de cinza ano passado, mas na página 100 devolvi o livro. E não foi nem pela história, mas a escrita da autora me irritava. Fico feliz por você ter gostado, porém não pretendo voltar a ler tal série :)
    Aaah já estou seguindo seu blog e prometo comentar com frequencia. Passa lá no meu :)
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir