Olho por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

sexta-feira, 1 de agosto de 2014 Marcadores: , , ,

Título: Olho por Olho 
Série: Olho por Olho #1
Autoras: Siobhan Vivian e Jenny Han
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Ano: 2013
Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!
Avaliação: 5/5 estrelas
Comprar


Quando se fala em vingança, logo vem a mente Emily Thorne, de Revenge, e seu plano diabólico e maquiavélico para destruir os Grayson, ou até mesmo Nina, da Avenida Brasil, que fez a Carminha sofrer durante boa parte da novela. Mas imagine se vingar de uma amiga que a tenha apunhalado pelas costas? Ou então um ex-namorado que a traiu? Ou de uma pessoa que solta aquele boato indesejado e faz você seguir perseguição durante boa parte de sua vida? É exatamente esse clima que encontrei em Olho por Olho.

Lilia, Kat e Mary tinham motivos suficientes para se vingar de determinadas pessoas que faziam parte de seu cotidiano. Lilia desejava que a irmã não passasse pelo que ela passara no passado. Kat estava cansada de sofrer bullying. Mary perdera toda a autoestima por um evento que acontecera no passado. Elas não possuem nenhum laço de relacionamento, mas tais motivos irão uni-las. Juntas, irão procurar sua própria maneira de justiça. Só que elas não tinham noção das consequências que aquilo poderia trazer pra suas vidas.

Não estamos nos Hamptons, nem mesmo na Avenida Brasil. Desta vez, o plano de vingança se passa na Ilha Jar, na escola local. Numa vibe highschool, Jenny Han e Siobhan Vivian apresentam suas protagonistas de maneira intensa, de tal modo a deixar o leitor ligado logo nas primeiras páginas. O próprio fator de os capítulos serem entremeados pelo ponto de vista de cada garota dá um toque especial a história, tornando mais dinâmica.

Olho por olho tem todos os elementos que permeiam histórias que se passam no ensino médio. Mesmo assim, ela tem sua singularidade e seu diferencial. Talvez seja pela narrativa empolgante, pelas situações colocadas pelas autoras que dão ao leitor aquele sentimento de raiva, ou pelo que cada menina passou para realizar determinado ato. Acredito que tudo junto.

Das três, a história que mais me tocou foi a de Mary. Não vou dizer o que ela sofreu no passado, mas a garota se mostrou sensível e extremamente abalada pelo que acontecera.  A construção da personagem se dá de maneira cuidadosa, atingindo o leitor em cheio. Mary chega a ir até o fundo do poço por causa de seu peso e demora a conseguir se recuperar, e mesmo assim, ainda tem suas recaídas.

Escrita fluida, personagens cativantes e história bem construída. Olho por olho consegue surpreender por si só. Não temos um final propriamente dito, o que deixa margens para o próximo volume da trilogia, Dente por dente. Não li nenhum livro de ambas as autoras, mas senti que juntas, conseguem conquistar o leitor em poucas páginas. 

1 comentário:

  1. Oi Lucas!
    Li o livro no ano passado e ele não me marcou muito. Lendo sua resenha, relembrei algumas coisas, como, por exemplo, que achei os dramas das personagens bem reais.
    Esse final pendente de continuidade me desagradou. Achei que as autores inseriram elementos ali que não foram condizentes com a história, mas pelas resenhas que li, o segundo volume parece ter agradado a maioria dos leitores.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir