Mentirinhas Inocentes - Gemma Townley

quarta-feira, 6 de agosto de 2014 Marcadores: , ,

Autora: Gemma Townley
Editora: Record
Páginas: 368
Ano: 2007
Sinopse: Não faz muito tempo, Natalie Raglan chegou a Londres. Deixou para trás sua vida no interior para morar no transado bairro de Notting Hill. Só que Cressida Langton, a antiga inquilina do apartamento onde Natalie mora, continua a receber telefonemas e correspondências no mesmo endereço ? convites para festas descoladas, jantar com bonitões. Com pequenas mentirinhas, Natalie passa a se fingir de Cressida.
Avaliação: 5/5 estrelas
Comprar


Quando falamos de Sophie Kinsella, sempre lembramos de boas risadas e trapalhadas na certa. Seus livros são bem conceituados, populares e divertidos; tanto aqui quanto lá fora. Suas protagonistas são únicas e suas histórias cativantes. E o que dizer quando você acha por acaso Mentirinhas Inocentes, de Gemma Townley e descobre que a ela é irmã de Sophie? A expectativa aumenta e a torcida mais ainda. Já não é a primeira vez que meu caminho cruza com o livro de Gemma, mas só recentemente consegui pegar e ler. E acredite: está no sangue.

O que você faria para assumir a identidade de uma pessoa? Ou melhor, ainda, quem nunca pensou em fazer isso? É isso que atormenta a vida de Natalie. Recém chegada em Londres, com o intuito de conseguir uma vida badalada, só que um mês se passou desde sua chegada e Natalie não saiu um dia de casa. Após um namoro terminado, Natalie passa os dias trabalhando na Tina T, uma loja de roupas e tendo que aturar a desagradável de sua patroa, Laura. Até mesmo Cressida Langton, a antiga moradora de seu apartamento, recebe mais convites que Natalie. Convites para festas e jantares badalados, algo que ela sempre sonhou.

Certo dia, Natalie resiste a tentação de abrir uma das correspondências de Cressida. Quando vê, Natalie está marcando encontro com Simon Rutherford, executivo de um banco de investimentos, saindo com ele e ainda por cima assumindo a identidade de Cressida. Só que sem perceber, as mentiras saem do controle. O que Natalie irá fazer?

Quando li a sinopse do livro, imaginava apenas mais uma história clichê. No entanto, quando descobri que a autora era irmã de Sophie Kinsella, as expectativas e a curiosidade aumentaram. A história não te prende logo de cara, considerando que os primeiros capítulos não tem tanta dinamicidade. O livro ganha vida lá pela página 100, quando a trama se desenrola e as atrapalhadas começam a ocorrer.

Natalie é uma protagonista que cativa. Não estou dizendo que assumir a identidade de outra pessoa seja o correto, mas as situações que a autora coloca a personagem, de tal modo a deixa-la com medo que descubram sua farsa é que tornam a história tão divertida, ao mesmo tempo reflexiva. Reflexiva no sentido de até que ponto aquilo vale a pena; e o que realmente importa. E o próprio desenrolar da história contribui para isso.

E ai que entra o romance com Simon. Em alguns momentos, pensei que talvez fosse incluso um triângulo amoroso entre ela, Simon e Alistair, seu vizinho. Só que conforme vamos conhecendo melhor a relação de Natalie com Simon, deixei aquela ideia de lado e apenas foquei no casal. E isso seria a cereja do bolo na história de Gemma Townley. Narrado com sutileza, suavidade e extremamente amoroso, é com o romance que nossa protagonista começará realmente a pensar nas circunstâncias de sua farsa. Claro, sempre com muito humor.

Por mais que a história seja previsível e clichê, vale a pena dar uma conferida. Em alguns momentos, breve, senti que alguns encaminhamentos da história poderiam ter sido dados de outras maneiras; mas mesmo assim isso não estragou a leitura. Leia e confira a história de Natalie. Fique com raiva de Laura, torça pelo casal, ria das atitudes de Natalie, mas usufrua da amizade que surge entre ela e Stanley, outro personagem da história. 

Seja o primeiro a comentar: