[pé na estrada] Rio de Janeiro #1

terça-feira, 12 de maio de 2015

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje venho compartilhar um pouco das minhas experiências na chamada "cidade maravilhosa": o Rio de Janeiro. No último feriado que teve, tive a oportunidade de conhecer, juntamente com o pessoal da faculdade a cidade carioca. Como as disciplinas referentes as turmas eram História do Brasil III (que corresponde a República Velha) e Teoria da História IV (historiografia brasileira), o objetivo foi conhecer alguns pontos marcantes do Rio de Janeiro, pensando que a cidade foi palco de transformações físicas e estruturais durante a virada do século XIX para o século XX. Quando comentei com algumas pessoas sobre a viagem, me questionaram se íamos ao Cristo. Eu apenas dizia: "vamos realizar turismo histórico!" E foi o que fizemos.

Saímos de Florianópolis na quinta feira, dia 30, por volta das 14:30 horas. Fomos de ônibus, logo, a viagem seria um pouco longa (apenas cerca de 18 a 19 horas). Como já é de se esperar, viagem de ônibus não é o melhor conforto, ainda mais para quem mede quase 1,90 m. Mesmo assim, deu para tirar um cochilo de quinta para sexta.

Chegamos ao Rio entre as 9 e 10 horas da manhã de sexta e fomos direto para nosso cronograma. Conhecemos o centro do Rio de Janeiro, onde passamos pelos Arcos da Lapa, Teatro Municipal, a Cinelândia e o Edíficio Gustavo Capanema, que já foi Ministério da Educação. O prédio é considerado um importante exemplar da arquitetura moderna brasileira e possui em uma de suas paredes, uma série de mosaicos feitos por Portinari.

Arcos da Lapa

Teatro Municipal

Azulejos no Edifício Gustavo Capanema

Íamos no Museu Nacional de Belas Artes, mas estava fechado naquele horário. Acabamos indo no Casa França-Brasil, onde estava tendo uma exposição bem bacana sobre troncos do Rio de Janeiro (achei a justificativa super original!), e alguns foram conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil, onde também estava rolando algumas exposições. Dentre elas Bracher - Pintura e Permanência, Se liga!, uma exposição bem interativa com diversos conteúdos científicos, e O Banco do Brasil e sua história, a mais formal das três, que conta a história do banco. O centro é lindo e vale a pena a visita!

Teto do CCBB

CCBB

Minha obra de arte!

Eu, Tiago e Christian



Ficamos ali até meio dia e fomos almoçar. Claro que antes disso, tivemos que nos perder (o CCBB é muito grande!) e se separar do restante do grupo. Graças a Deus eu estava com mais três colegas e conseguimos logo se achar com o pessoal.

A tarde, voltamos no Museu Nacional de Belas Artes. Não preciso dizer que me apaixonei pelo museu. Grande parte das imagens clássicas que estudei na faculdade tive a oportunidade de conhecê-las ao vivo e a cores (e em seu tamanho real), como foi o caso da A primeira missa no Brasil, do Victor Meirelles. Fiquei realmente surpreso pelo tamanho da A batalha do Avaí, pintado pelo Pedro Américo e A batalha dos Guararapes, feito por Victor Meirelles. O espanto foi tanto que fui obrigado a ficar alguns minutos visualizando o quadro, tentando absorver todos os detalhes e a beleza da obra. Infelizmente, por causa disso, acabei não conseguindo conhecer o museu todo como deveria.



A batalha do Avaí, Pedro Américo

Pedro Américo no próprio quadro

A batalha dos guararapes, Victor Meirelles

A primeira missa no Brasil, Victor Meirelles



Final da tarde fomos rumo ao Forte de Copacabana, localizado na ponta da praia de Copacabana, onde hoje se tem o Museu do Exército Brasileiro. É um lugar muito bonito para se tirar fotos, pois conseguimos ter uma visão geral de toda a praia. Não conheci o Museu do Exército por causa do tempo que tínhamos, me limitando apenas a entrar na Fortaleza.

Copacabana ao fundo

Eu, Luiza

Marina, eu, Stefany e Luiza

Depois disso, fomos direto para o hostel, que ficava próximo ao Palácio do Catete. Para quem gosta de viajar, ficar em hostel é uma boa opção. Ano passado, quando fomos para Minas Gerais, também ficamos em hostel. Geralmente são mais simples, mas também são mais baratos. O quarto em que eu fiquei, tinha lugar para seis pessoas e era da minha altura (tanto que foi apelidado carinhosamente de o armário sobre a escada, fazendo alusão a Harry Potter). Devido ao cansaço da viagem da noite anterior, acabei não saindo para curtir a noite carioca. Fiquei com o pessoal do meu quarto, conversando e rindo até tarde da noite (para que dormir?). E assim, fechou o primeiro dia no Rio de Janeiro. Até o próximo post!

1 comentário:

  1. Oi, Lucas, tudo bem?
    Vou começar a estudar História no segundo semestre, estou bem ansiosa. Espero que façamos esse tipo de viajem também, afinal, um sonho meu é conhecer o Rio de Janeiro. Aliás, em que período você está?
    Amei teu post, amei as fotos, e como eu queria ver um museu assim de perto. Abraços!
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir