Um dia: tocante e divertido

sábado, 21 de abril de 2012 Marcadores: , , , ,

                  Eu não podia deixar de falar do filme que assisti hoje a tarde: Um dia. Ontem ele chegou na locadora, e fui o primeiro a pegar. Em novembro do ano passado eu tive a chance de ler o livro, e simplesmente não me arrependi. Se tornou um dos meus livros de romances favoritos. E o filme não foi diferente. E por isso merece um post em especial.

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

                   
                   
                    Um dia é estrelado por Anne Hathaway e Jim Sturgess nos papéis principais e foi lançado no final do ano passado.
                    Bom, me apaixonei pelo filme logo na primeira cena: a formatura de Emma e Dexter. É engraçado quando ele pergunta se a conhece, e ela diz simplesmente: "Não. Você só entrou de penetra na minha festa de aniversário, me chamou de Julie e derramou vinho tinto na minha blusa. Apenas isso.”
                     Eu já havia lido algumas criticas a respeito do filme, por não ser tão completo (afinal, no livro, os capítulos são os 15 de julho de cada ano). Mas eu achei que deu para entender bem.
                     A cena que eu mais esperei, que para mim é a favorita no livro, é quando eles viajam com o intuito de passar um fim de semana juntos (apenas como amigos), e Emma cria uma lista de regras. Não dormir junto, não nadar pelados, entre outras regras. Mas no final, eles acabam simplesmente desrespeitando todas elas. É uma das cenas mais engraçadas tanto do livro quanto do filme.
                     É um filme muito gostoso de se ver. Cada ano que passa, como Emma e Dexter estão, as situações do cotidiano, as brigas, as dúvidas e incertezas. O jeito atrapalhado de Emma ser, com aquele desejo de querer mudar o mundo, e que de certa forma, é o que acaba conquistando Dexter. O sentimento de amizade que mais tarde se descobre um amor, a dúvida que atormenta Emma: se entregar ao amor que sentia por um grande amigo, ou então Dexter com problemas alcoólicos, não querendo saber nada da vida, apenas os prazeres, são apenas alguns dos pontos em Um dia. Não é um romance melado, água com açúcar, cheio de dramas. É um filme com situações muito engraçadas, mas também tem seu lado triste e mais sério. Retrata o cotidiano de duas pessoas, que encontraram na amizade um meio de esquecer os problemas.
                   Além disso, Anne Hathaway está maravilhosa como Emma, e não é ser puxa saco (Anne Hathaway é uma das minhas atrizes favoritas).


                   Apesar de o final do filme não ser o que muitos esperam e que tradicionalmente é o dos filmes de romance, Um dia é um filme que vale a pena ser visto. Visto não. Vivenciado. Mostra mais uma vez que o verdadeiro amor pode existir, e que pequenos encontros podem mudar a vida de duas pessoas.

2 comentários:

  1. Oi!
    Muito bom seu blog, PARABÉNS!!
    Concordo plenamente contigo, tanto o filme quanto o livro me fascinaram.
    Aquela cena que vc mencionou é muito boa msm, ri muito..heheheh
    Abraços
    Thales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei: tanto o livro quanto o filme!!! É um dos meus livros de romance preferidos!!!
      Obrigada pela visita (espero outras,hehehehehe)

      Abraços!

      Excluir