[pé na estrada] Rio de Janeiro #2

sábado, 16 de maio de 2015

E chegamos ao segundo dia de viagem! Sábado era o momento que teríamos de fazer a maior parte do roteiro, e além disso, era o dia em que o comércio estaria aberto. Logo de manhã cedo fomos de metrô para o Cemitério dos Pretos Novos. Para quem não sabe, é um sítio arqueológico onde, durante os séculos XVIII-XIX, era um cemitério. Quando o terreno foi comprado em 1996 e se pôs a realização de obras, descobriu-se a existência de ossos em meio a terra. Um órgão da prefeitura foi chamado e se descobriu que era o cemitério, cuja localização há muito tempo havia se perdido. Esse foi o momento mais forte da viagem, pois sabendo da condição em que fora a escravidão no Brasil, não tinha como não sair sensibilizado e chocado com a energia em que encontramos ali. Para se ter uma noção, somente de 1824 a 1830 foram sepultados 6.122 pretos novos, sendo 60% homens, 30% mulheres e 10% crianças e jovens.


Cemitério dos Pretos Novos
Saindo dali, fomos de novo para o centro com o intuito de conhecer o que não havia dado tempo no dia anterior. Infelizmente já estava perto do meio dia e tínhamos horário marcado a tarde na Quinta da Boa Vista. O Gabinete Real de Leitura, que ficava no centro, estava fechado. Nesse momento, ficamos livres para fazermos o que quisesse. Fomos em dois sebos (lindos!), passamos na Confeitaria Colombo (estabelecimento tradicional do RJ), tocamos café na Starbucks (hipsters!) e fomos até a estátua do Pixinguinha. Quanto as compras, não deu muito tempo de fazer alguma, já que o comércio fechava cedo.

Sebos, como não se apaixonar?
Gabinete Real de Leitura
Confeitaria Colombo
A tarde fomos para a Quinta da Boa Vista, onde se tem o Museu Nacional da UFRJ e funcionava a residência imperial. No dia em que fomos, havia uma exposição de dinossauros, e uma série de coleções de diversos povos (egípcios, ameríndios, etc...). Ficamos por ali um bom tempo.




Museu Nacional da UFRJ
Dali partimos para o Palácio do Catete, que foi sede do governo até a construção de Brasília e que hoje funciona o Museu da República. Fomos com o ônibus da UDESC, mas o motorista acabou se perdendo e tivemos que dar uma volta enorme pela cidade (coisa que se faria em 10 minutos acabou levando 45!). O museu fechava as 18 horas, só que tínhamos de chegar até as 17:30 horas. Para se ter uma noção, entramos no palácio por volta das 17:20. Conhecemos o local, suas salas belíssimas, vimos o pijama e a arma que Vargas usava no momento do suicídio, dentre outras coisas. Na lojinha do museu (para dizer que não comprei nada...), acabei adquirindo o livro Quincas Borba do Machado de Assis.

Presidentes do Brasil
Fotinha com Getúlio

Selfie no espelho do Palácio do Catete
Como em viagem, descanso não existe, saímos dali e fomos direto para Ipanema. Estávamos liberados, e a professora que estava conosco sugeriu que fossemos até a praia. Pegamos o metrô e caminhamos pelo calçadão. Antes de chegar a praia, passamos no Boteco Belmonte para comer empadinha (uma delícia!). Batemos fotos, passeamos e retornamos ao hostel.

Como última parte do dia e última noite, era o momento de curtir um pouco a noite carioca. Fomos num barzinho na Rua do Ouvidor (cenário de diversas histórias machadianas!), onde ficamos pouco tempo e dali fomos direto para a Lapa (tão famosa!). Só posso dizer que se transforma a noite. Tem vários lugares bacanas ao longo da rua. Fomos eu e mais um pessoal. Rimos, comemos, brincamos e voltamos para o hostel já era de madrugada. Dormimos, com o objetivo de no dia seguinte partir direto para Petrópolis.

Lapa, doce Lapa
Domingo de manhã, de malas prontas, partimos para Petrópolis. Como é na serra, levamos cerca de uma hora e meia para chegar até lá. Conhecemos o Museu Imperial, onde antigamente era a residência de campo da família real. Hoje, se mantém todas as salas e cômodos tais como antigamente. Um luxo, só! Sala para se vestir, para dormir, para comer, para passar a manhã, para pensar na vida, para dormir a tarde, etc... Não se pode bater fotos ali, então, só tenho fotos do lado de fora.


Museu Imperial - Petrópolis
Eu, Jeanderson, Vitor, Talita, Igor, Lucas, Stefany e Marina

Saímos dali, fomos almoçar. Logo após a refeição, dei uma volta pela cidade, com o intuito de conhecer. Acabei voltando ao jardim do Museu Imperial, e a surpresa foi maior ao encontrar um esquilo ali pelas árvores.
Esquilo!

Saímos de Petrópolis, mortos de cansaço, com o intuito de voltar para Florianópolis. Chegamos em terras catarinenses na segunda feira, no período da manhã. Só tenho a dizer que a viagem foi maravilhosa (apesar da cidade estar em obras), onde aproveitei cada momento! E vocês, curtiram o post?

Seja o primeiro a comentar: