Resenha: O Circo da Noite - Erin Morgenstern

sexta-feira, 6 de abril de 2012 Marcadores: , ,

"O circo chega sem ser anunciado.
Simplesmente está lá, quando ontem não estava.
Um cartaz diz: "Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer."
Entre nas tendas.
Passeie por um exuberante Jardim de Gelo.
Assista maravilhado enquanto uma contorcionista tatuada dobra-se até caber numa caixa de vidro.
E prepare-se para descobrir a magia que surge das pontas dos dedos de duas pessoas que se amam e cuja paixão proibida ameaça consumi-los."


                 O circo da Noite me surpreendeu bastante. Claro, que quando ouvi falar dele, me fez lembrar um pouco Água para Elefantes, de Sara Gruen. Em partes, os dois tem o principal em comum: amores proibidos e o circo como pano de fundo.


"Um Romeu e Julieta envolto em magia, O circo da noite desafia gêneros e expectavtivas. Um espetáculo para ser aplaudido de pé."
THE BOSTON GLOBE


                 Mas quando se começa a ler, vê-se que é totalmente diferente.
                 Logo nas primeiras páginas, você se apaixona pela história. Cheia de mistérios, e segredos a serem desvendados, nos é apresentado o homem de terno cinza, que vai até a casa, ou circo de Hector Bowen, e oferece a chance de fazer um grande desafio, que será levado para o resto da vida. Sua filha, Celia teria que lutar ao lado de Marco um jovem que na época nem se sabia de sua existência. Os dois se preparariam secretamente, se conheceriam e lutariam até a morte, porém um detalhe eles desconheciam: um teria que morrer. Esse é o ponto de partida do livro.
                  A história vai crescendo gradativamente, conforme vão passando os capítulos. A criação do circo Le Cirque des Rêves, e suas adoráveis atrações, que confesso, me apaixonei perdidamente. Quando Celia e Marco se conhecem, e sem perceberem acabam se apaixonando. É um Romeu e Julieta moderno. O amor proibido entre os dois, o perigo que os circundava. Cada vez que eu terminava um capítulo, a maior vontade era voltar e lê-lo novamente (confesso: fiz isso algumas vezes). A magia que permeia o livro é algo fascinante.
                 Paralelo a isso, alguns capítulos são dedicados a vida Bailey, que se passa alguns anos a frente. Um jovem, que não sabe o que fazer da vida, cheia de dúvidas e incertezas. E descobre no circo a magia de ser feliz. Conforme a história vai passando, vamos entendendo qual a ligação entre Bailey e o circo.
                 Confesso que enquanto eu lia, minha vontade era fugir com o circo. Com Le Cirque des Rêves, é claro. Aquela mágia, aquele encantamento transformaram meus momentos em que li o livro algo maravilhoso.
                 Me tornei um rêveur convicto, e espero que qualquer um que leia o livro se torne.
                 A estreia de Erin Morgenstern é estupenda. Seu livro tem tudo para se tornar um best-seller, e espero que o quanto antes, se torne um filme. Porque O circo da Noite realmente vale a pena!


Livro: O circo da Noite
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intrinseca
Páginas: 365
Ano: 2012

Seja o primeiro a comentar: