Nuvem da Morte - Andrew Lane

sábado, 14 de julho de 2012 Marcadores: , , , ,

Título: Nuvem da Morte
Autor: Andrew Lane
Editora: Intrinseca
Série: O Jovem Sherlock Holmes #1
Ano: 2011
Páginas: 288
Sinopse: Sherlock Holmes tem apenas catorze anos quando, ao caminhar por um bosque, descobre um cadáver. Trata-se de um homem. Está coberto de pústulas. É então que Holmes começa uma nova vida. Sua mente destemida e a sede de aventuras conduzem-no por uma jornada capaz de deixar qualquer um sem fôlego: da tranquilidade da vida no campo ao submundo das docas londrinas, enfrentando fogo, espionagem e sequestros, até o cerne de uma aterrorizante trama que poderá mudar o futuro da Grã-Bretanha.



DOIS CADÁVERES. UM HERÓI EXTRAORDINÁRIO

Sherlock Holmes é um dos personagens mais famosos no mundo todo. Sua fama já lhe rendeu inúmeras adaptações, tanto para a televisão, cinema e literatura. O personagem de Conan Doyle foi e ainda é eternizado por muitos que consideram o detetive mais conhecido um gênio na arte de desvendar crimes.
Bom, já li alguns livros do Arthur Conan Doyle. Minha primeira experiência foi com Um estudo em vermelho, o primeiro caso dele, que adorei. Logo depois, li O cão dos Baskervilles e O vale do Terror (esse último, um tédio). Além disso adoro os filmes dele estrelado por Robert Downey Júnior e Jude Law.

Mas esse não é o motivo do post.
Como eu citei, houve também adaptações para a literatura. Uma delas foi a série O jovem Sherlock Holmes, escrita por Andrew Lane, que apresenta nosso querido detetive com apenas 14 anos de idade. Assim passamos a conhecer seu passado, coisa que não é muito explicada nos livros de Doyle. Quem foram seus pais? Onde ele estudou? Quem o ensinou as técnicas?
A série já vai para o quinto livro nos Estados Unidos (Snake Bite), enquanto aqui no Brasil foi lançado apenas dois pela Editora Intrinseca. Li o primeiro livro da série, Nuvem da Morte, e adorei.
Mas vamos por partes.


Sherlock Holmes tem 14 anos e quase nenhum amigo. Na verdade, até que ele tem um colegas, mas nenhum em especial. Acreditando que iria passar as férias com seus pais, sua vida começa a mudar, quando seu irmão, Mycroft vai até a sua escola e diz, que seus pais foram obrigados a fazer uma viagem de emergência, e sem opção, Sherlock tinha que ir para a casa dos tios que nunca tinha ouvido falar. Sem acreditar, mas obrigado a aceitar, ele vai para Farnham, onde moram seus tios.
Cidade pacata, Sherlock logo conhece seus tios: o distante Sherrinford, e desculpe o termo "fora da casinha" Anna Holmes. Quando achava que tudo estava perdido, Sherlock conhece Matt, um garoto de rua aventureiro que lhe conta um caso estranho: um homem que fora encontrado morto, cheio de pústula. Além do mais, vira uma nuvem sair do corpo do morto e desaparecer. Todos acreditam ser uma peste, mas Sherlock sabe que há algo a mais.
Juntam-se a essa aventura Amyus Crowe e sua filha Virginia.
Além de tudo, Sherlock ainda tem que lidar com a figura estranha da governanta, Sra. Eglantine, misteriosa e com ar diabólico.
Essa aventura o levará por vários cenários, perigos e riscos.

Andrew Lane soube muito bem criar esse outro lado de Sherlock. Aqui conhecemos como ele adquiriu o grande conhecimento na hora de perceber os pequenos detalhes de seus crimes (tudo graças a Amyus Crowe). Conheci seu irmão, Mycroft, seus tios. Foi muito interessante essa visita.

Outra coisa que me chamou a atenção no livro foi a criatividade de Andrew para criar a trama. Quem lê sabe o que estou dizendo! No início do livro, Matt encontra um corpo com uma suposta "nuvem da morte" em volta do corpo, mas não consegue entender o que é.

Foi quando viu a nuvem da morte. Não que ele soubesse o que era, naquele momento. Isso aconteceria mais tarde. Não, tudo o que viu foi uma mancha escura do tamanho de um cachorro grande, que parecia escapar como fumaça por uma janela aberta. Mas uma fumaça que se movia por vontade própria: parou por um momento, depois fluiu lateralemente para uma calha, e então fez uma curva e subiu, deslizando para otelhado. Esquecendo a fome, ele observou boquiaberto enquanto a nuvem flutuava sobre os telhados dos edifícios e desaparecia.

Vou parar por aqui, senão vou me empolgar e contar todo o livro!

Nuvem da Morte é repleto de cenas de ação, daquelas que fica se pensando: e agora?, além daquela coisa de revelar os mistérios aos poucos, deixando o leitor ávido por querer saber respostas: afinal, o que ou quem estava por trás daquilo? Na verdade, do caso deste, em determinado ponto do livro descobrimos um nome: barão de Maupertuis, mas ai vem outras questões: o que ele planeja? Qual seu próximo passo?

Sherlock Holmes se mostrou astuto e com espiríto investigativo durante sua primeira aventura as catorze anos, características que marcariam o personagem mais tarde construído por Conan Doyle. Destaque para Matt, seu fiel amigo, e Virginia, uma garota um tanto atrevida que sinceramente, me conquistou por completo.                                                          

Entre becos sem saída, galpões, Sherlock Holmes desvenda um grande crime que ameaçava o futuro de todos e de toda a humanidade. Quando acha que tudo está resolvido, Amyus se vira para ele e diz:

Sherlock olhou para o mar.
- Não acredito que acabou - ele disse.
- Não acabou - Crowe respondeu. - Agora tudo isso faz parte da sua vida, e sua vida continua. Não pode separar esses eventos, como se fizessem parte de uma história, como um começo e um fim. Você é uma pessoa diferente por causa deles, e isso significa que a história nunca acabará de verdade.

Quando terminei o livro, fiquei ainda pensando: se todos os próximos livros da série forem iguais ao primeiro, Andrew Lane ganhou mais um fã!

Aproveitem as férias para viver essa aventura que vale muito a pena!!! Leiam!

1 comentário:

  1. Sabia que apesar de curtir Sherlock, eu ainda não fiquei empolgada em ler nenhum dessa série? Tô afim de ler um outro que é do Sherlock mesmo, porém escrito por um outro autor.
    Tenho anotado e esqueci o nome agora.

    Boas férias. Combinamos mais pra frente um dia pra estudar se quiseres, só preciso organizar minha vida antes. Quando as coisas se ajeitam, tudo bagunça de novo hehe.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir