Ame o que é seu - Emily Giffin

domingo, 25 de novembro de 2012 Marcadores: , ,

Título: Ame o que é seu
Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 310
Sinopse: O tema deste livro deixa aquela pulga atrás da orelha, te faz imaginar como seria a vida se tivéssemos feitos outras escolhas. Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou isso. Em Ame o que é seu o leitor encontrará a história de uma mulher (Ellen) dividida entre o amor real e aquele fatídico 'E, se'. O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto um esperta o melhor do outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, aquele que partiu seu coração sem se explicar, aquele que ela não conseguiu esquecer. Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse. O desenrolar da história é contagiante, pois a cada página acontecem novas cenas que é quase impossível abandonar a leitura, ou ... não se colocar em seu lugar.

“Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?”.

Faz um ano que conheci o trabalho de Emily. Através da leitura de Questões do Coração que apaixonei-me pela narrativa da autora. Emotiva e cativante, Emily se mostrou uma ótima escritora, apesar de o final do livro ter sido totalmente diferente do que eu tenha imaginado, e assim, decepcionando-me um pouco.

Um ano depois, inicio a leitura de Ame o que é seu. Totalmente diferente do primeiro, Emily conta a história de Ellen, uma mulher de trinta anos, fotógrafa, casada com o homem dos sonhos, com uma família que a ama: a cunhada é sua melhor amiga, a sogra a considera uma filha. Pode se reclamar disso? Ellen achava que não, até que um dia, seu ex-namorado, Leo, surge e os dois se encontram. Há alguns anos, ele terminara com ela, deixando Ellen com o coração partido. Logo depois, conhecera Andy, por quem se apaixonara e acabara se casando. Agora, com a volta de Leo, como lidar com sentimentos até então adormecidos? Se tivesse escolhido Leo, teria sido tudo diferente?

Ame o que é seu foi um dos livros que demorei bastante para ler (para ser mais exato, duas semanas). Por um lado, era bom, por que consegui desfrutar ao máximo da narrativa da autora, mas por outro, já estava se tornando algo cansativo.

Ellen foi uma protagonista dificil de gostar. Confesso que só fui começar a gostar dela depois da página 100, quando o livro começou a engatar de vez. No inicio, achava ela muito chata. Não fazia nada, ficara triste, não tomava atitude. Como diz o ditado "ficava chorando a morte da bezerra". Na verdade, a história em si estava cansativa no começo. Muita narração e pouco diálogo. Ellen, em diversos momentos ficava repensando sua vida, sonhando em como tudo pudesse ter sido diferente, mas não fazia nada para mudar.

Leo, por outro lado, foi um personagem que também demorei para gostar. Primeiro, eu não entendia por que ele tinha aparecido do nada na vida de Ellen. Porque? Algum motivo tinha que ter. Ellen tinha sua vida perfeita, e ele só aparecera para atormentá-la. Além do mais, achei ele muito convencido.

A história foi se desenrolando com mais facilidade e passou a me cativar de tal forma que dava vontade de querer saber aonde aquilo iria levar. Se Ellen realmente ia jogar tudo pro ar e ir embora com Leo. Passei a gostar mais dos personagens. Tanto dos protagonistas, quanto dos personagens secundários, como Suzanne, Andy, Margot, entre outros. Emily conseguia se mostrar mais convicente na história. Como em Questões do Coração, ela trata de assuntos contemporâneos, como traição e aparências. Consegui ter uma melhor compreensão da história, em diversos sentidos e pontos que até então para mim eram mistérios.

Ame o que é seu mostrou-me que as vezes precisamos passar por situações um tanto confusas para nos mostrar o que realmente vale a pena, ou nos clarear o que antes estava escuro. Que muitas vezes não conseguimos enxergar o que estava na nossa frente e não queriamos ver. Emily conseguiu ganhar uns pontinhos comigo. Mal posso esperar a chance de ler outros livros dela.

3 comentários:

  1. Haha eu adorei a escrita dela, não me decepcionei com o final de Questões do coração, só achei o livro toda uma angústia constante pela raiva da história.

    Não li esse, ams não acho que Ame o que é seu é tão diferente assim. Veja suas palavras, ela acha que tem o casamento dos sonhos.

    Fico feliz com a mensagem que o livro te passou. Se nos vermos na próxima semana, queria saber se me emprestas Charlotte Street.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!
    Demorei, mas vim aqui retribuir suas visitas! Na hora que vi seu sobrenome, eu pensei: deve ser parente da Lili :)
    Vi no blog dela que você comentou e percebi que são primos, então já digo: adoro sua prima hehe! Espero que tenhamos um bom contato também!
    Enfim, sobre sua resenha!
    Concordo com a Lili sobre não achar as histórias tão diferentes assim. Essa questão da traição é muito recorrente nas obras da Emily, o que acaba mudando é a forma de como ela é abordada, né?
    Eu amei esse livro por tê-lo achado bem reflexivo e, também, por eu ter me identificado muito com ele quando o li. Eu gostei de todas as personagens, compreendi bem a protagonista, por isso o livro fluiu maravilhosamente pra mim.
    Enfim, de qualquer forma, gostei da sua resenha e adorei sua conclusão sobre o livro! Eu digo que adoraria ser amiga da autora, porque acho que ela tem uma visão excelente sobre a vida e relacionamentos, de um modo geral. Deve ser uma ótima conselheira!
    Leia O Noivo da Minha Melhor Amiga, se puder, é meu favorito dela! Apesar de você já ter spoilers dele por ter lido Questões do Coração (esse se passa uns 10 anos depois do outro), ainda assim, vale a pena! E só leia Presentes da Vida depois de ler O Noivo da Minha Melhor Amiga!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas!
    Acho que faltou eu explicar isso na resenha, acho até que vou incluir a informação lá!
    Não tem nada a ver com o conto, mas esse é o apelido de uma das garotas que desapareceram há dez anos, e ai tem um motivo para esse ser o título!
    Beijão!

    ResponderExcluir