Cabeça de Vento - Meg Cabot

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Marcadores: , ,

Título: Cabeça de Vento
Autora: Meg Cabot
Série: Cabeça de Vento #1
Ano: 2011
Páginas: 320
Editora: Galera Record
Sinopse: Emerson Watts odeia seu nome, tem problemas com quase todo mundo na escola e seu melhor amigo parece nem desconfiar de sua paixão por ele. Parece que ela tem problemas? Pois um acidente num shopping aproxima Em e a famosa modelo Nikki Howard muito mais do que deveria, e é aqui que os problemas começam de verdade.



Já imaginou sua vida mudando de um dia para outro? É isso que acontece com Emerson Watt. Ela, que tinha uma vida  tranquila na  escola, vivendo com seu amigo Christopher, por quem tem uma queda. Não é um exemplo de popularidade. Apenas vive jogando Journeyquest, e sabe tudo sobre computadores. Além disso, tem uma irmã, Frida, que está se tornando uma morta-viva. Para quem não sabe, morta-viva são aqueles que vivem de aparências, dando festas, literalmente sem nada na cabeça.

Certo dia, Em é obrigada a acompanhar Frida num evento da SoHo, uma loja de departamentos.  Além da presença de Gabriel Luna, cantor sensação do momento, aparece Nikki Howard, modelo internacional. Graças a uma invasão de manifestantes que era contra a existência da loja, Emerson sofre um acidente grave, e um mês após acorda no corpo de Nikki. Como isso? Só lendo para saber....

Cada vez que leio um livro da Meg Cabot, é chance única de deliciar-me com os seus personagens. Leitura leve e gostosa. Cabeça de Vento é um livro que sempre tive vontade de ler desde o lançamento. Na época, acabei não comprando, achando muito caro. Esse ano tive a chance de comprar os dois (o outro é Sendo Nikki) pelo preço de um.

Quando comecei Cabeça de Vento, achei um pouco clichê. Lembrou muito A Garota Americana (assim que terminei A garota americana, pensei em ler Cabeça de Vento, mas mudei de ideia). A garota deslocada que tem uma paixão proibida, uma irmã atrevida e que do nada muda sua vida. Porém, Meg dá uma inovada ao incluir um pouco de ficção científica e conspiração na história. Funcionou um pouco, mas não se tornou algo imperdível.

Emerson é uma personagem divertida. Nutre uma paixão por Christopher, sofre por ter um nome de menino, não quer saber de popularidade, e tem uma vida comum. Mas nada é comum quando se acorda no corpo de uma modelo internacional. Lista cheia de compromissos, sessões de fotos, baladas, muitos amores. Além disso, é obrigada a abandonar sua vida e assumir outra totalmente diferente. A principio, ela não gosta muito da ideia, mas acaba se acostumando e até gostando.

A leitura melhora a partir de quando Emerson assume a identidade de Nikki. É muito divertido quando ela diz que não é Nikki, e sim Emerson Watt, e Lulu, melhor amiga de Nikki, diz que ela sofreu transferência espiritual, como no filme Sexta Feira Muito Louca. Ela e Brandon, namorado de Nikki dizem que é só achar o corpo de Emerson, que provavelmente estaria com o espírito de Nikki. 

Cabeça de Vento é um livro bem previsível.  O ponto em que o livro termina deixa a desejar, apesar de já haver dois livros subsequentes. Narrativa leve, que flui, Meg consegue ser clichê, mas não melosa. Seus livros são ótimos, valem a pena serem lidos. Para os fãs, indico com certeza Cabeça de Vento. Quem nunca leu, indico outros, como A rainha da Fofoca e A garota Americana.  Espero ler o quanto antes Sendo Nikki. Pelo que vi, promete ser muito melhor. 

2 comentários:

  1. Oi Lucas!
    De fato, em Sendo Nikki as coisas melhoram.
    Eu me decepcionei um pouco com a trilogia, mas ela não deixa de ser boa. Eu gostei muito desses ares de conspiração e tal, você vai ver! Achei bem inteligente a trama que a Meg criou, apesar dos pontos clichês.
    Tem como não rir com a Lulu? Eu me matava com ela dizendo "os cientologistas"!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. A Meg é muito previsível. Mas mesmo assim eu só consigo amar essa linda.
    Os livros dela sempre me fazem rir e acabo de lê-los super rápido de tão gostosos que eles são. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir