Belle - Lesley Pearse

sábado, 5 de janeiro de 2013 Marcadores: , ,

Título: Belle
Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Páginas: 560
Ano: 2012
Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?

Escolher um livro que abra as atividades de leitura de um novo ano não é tarefa fácil. Tem que ser um livro marcante, algo esperado para você ler. E foi assim com Belle.

Confesso que tinha muita curiosidade em ler o livro (eu sei que já falei disso em vários, mas Belle realmente eu ansiava pela leitura), desde o lançamento. Passaram-se os meses e acabei não lendo. Quando surgiu a oportunidade, não exitei em lê-lo. Decidi que este seria o primeiro de 2013.

Belle é uma linda jovem que vive em Seven Dials, em Londres. Mora em um bordel comandado pela mãe, Annie, mas não sabe o que acontece nos andares de cima. Sua única companhia é Mog, empregada da casa e que cuida de Belle desde que nascera. No inicio do livro, ela conhece Jimmy, um garoto que acabara de se mudar para a casa do tio, Garth, dono de um bar ali da região. Surge uma amizade entre os dois.

Certa noite, Belle acaba adormecendo no quarto de Millie, e quando percebe, já passara do toque de recolher. Sem escolha, ela se esconde debaixo da cama, e tem sua inocência estilhaçada: presencia a morte de Millie por um dos clientes, um cara misterioso conhecido como Kent, ou apenas Falcão. Para piorar a situação, Belle acaba sendo sequestrada por Kent e vendida para um bordel em Nova Orleans. Começa aqui a saga de Belle, em busca de segurança e sobrevivência.

Apesar de a sinopse ser tentadora, foi muito díficil para mim ler as primeiras cem páginas do livro. Lesley desenvolve a dor e a angustia de Belle de tal forma que é impossível não sentir pena da protagonista. Além disso, o jeito que ela conta a história, deixando claro o tratamento que as meninas recebem quando são traficadas, ou até mesmo quando acontece um caso como o de Millie, e saber que isso aconteceu e ainda acontece (é só acompanhar Salve Jorge) é cruel.

Admiro a atitude de Annie ao esconder as atitudes da filha durante parte da vida dela, afinal mãe é mãe, mas isso não significava que ela tinha que deixar Belle de lado. Pois foi isso que acontece durante a história. Mog foi a única que acompanhou Belle sempre, todos os momentos. Foi a única que sempre levava Belle na cama. Annie podia ter seus motivos, mas nada justificava a falta que fazia na vida de Belle. Eu entendo que ela criara uma armadura a sua volta, para escapar do sofrimento, mas nada justificou uma atitude assim.

Na busca pelo paradeiro de Belle, Mog, Annie e Jimmy vão contar com a ajuda de Noah, um aspirante a jornalista que não vê a hora de conseguir um grande furo para fazer carreira. E é no caso do tráfico de mulheres que ele vê sua chance. Apesar de tudo, foi um personagem que ganhou minha confiança. Era cliente de Millie, e quando descobriu que ela fora assassinada, não exitou em ajudá-los a por o assassino atrás das grades.

Outro que também me surpreendeu foi o tio de Jimmy, Garth, que eu achava que era um velho carrancudo (na verdade ele era). Porém modificou totalmente no decorrer do livro. Ajudou no que era possível, e foi um grande aliado, na minha opinião. Gostei bastante de sua participação, e quem leu o livro entende o que vou dizer agora: ele se abriu para o amor.

Nem preciso dizer que meu personagem favorito foi Jimmy. Na verdade, foi um personagem que me identifiquei bastante. Corajoso (talvez eu não seja tanto quanto ele), mas foi um amigo leal (isso eu sou), além de ser muito curioso (quem me conhece, sabe que sou até demais). Além disso, guardou para Belle durante dois anos um sentimento de amor, amizade e carinho. Houve outros personagens que com certeza merecem ser falados. Porém, se falar de cada um, a resenha vai ficar mais extensa do que já está.

Bom, vamos voltar a Belle. Depois que saiu de Londres, sua jornada foi longa. Encontrou pessoas horríveis em seu caminho, mas em compensação encontrou pessoas boas, com Lisette, Etienne e Gabrielle. E olha, ela sofreu. Isso foi um ponto que incomodou-me bastante. Tudo que tinha que acontecer com Belle, aconteceu. Ela foi abusada, estrupada, vendida, humilhada e enganada. Ah, e isso várias vezes. Lesley exagerou um pouco, na minha opinião. Afinal, são quase 600 páginas de história. Não precisava de tantos acontecimentos. Tinha momentos durante a leitura que eu pensava "bom, agora ela vai conseguir voltar a vida normal", mas não. Ia lá e acontecia algo para que Belle voltasse ao fundo do poço.

Houve uma cena no livro, (não vou contar, que senão vira spoiler) que ocorre algo com Belle, e depois aquilo fica por ali. Fica algo sem sentido. Achei que talvez mais tarde fosse recuperado, mas não foi.

Durante a reta final do livro, fui obrigado a concordar com a minha prima, Laise, que foi a que emprestou-me o livro. As últimas 150 páginas o livro dá uma guinada, que não consegue parar antes do desfecho. E é isso que acontece. Chega um determinado momento que o ciclo começa a se fechar, e as peças do quebra cabeça a se encaixar.

O desfecho é mais que válido. Uma coisa que aconteceu em Belle, que muitas vezes não acontece com os outros, é a cena do ápice. Aquele momento em que você fica vidrado na leitura, sem conseguir parar de ler. E assim, geralmente nos livros isso ocorre, e depois acaba, mas não com Belle. Acontece, continua a história, acontece de novo e ai chegamos no final.

Lesley conseguiu me conquistar logo no seu primeiro livro. Seus personagens, sua narrativa, a temática do livro, tudo. Se não fosse pelo fato de fazer Belle sofrer tanto, com certeza seria meu favorito. Contudo, Belle é um romance inesquecível, que marcou meu início de ano. Fiquei com muita curiosidade de ler outras obras da autora (eu sei que Roubada é outro livro dela, mas acho que é algo um pouco diferente), então espero que a editora lance logo outras obras dela. No mais, indico para todos que querem ler uma grande história (em todos os sentidos), que leiam Belle. Não irão se arrepender!


 
P.S: A partir de hoje, todas as resenhas vão conter avaliações minhas. Além disso, o banner do blog mudou. Foi tudo obra minha. Não sou um perfeito designer, mas deu para o gasto.
 
100° post do blog! o/


5 comentários:

  1. Oi Lucas!
    Parabéns pelo 100º post!
    Essa é uma leitura que estou curiosa, mas que não é urgente.
    Eu acho que isso do livro fazer sofrer, por mais que doa, acaba me marcando e acaba fazendo o livro virar favorito exatamente por mexer com minhas emoções.
    Gostei de ver que tem ai uma questão de alguém tendo que esperar por um amor! Gosto da temática!
    O livro parece ter altos e baixos, e tirar o fôlego no fim. Novamente, ainda estou curiosa, mas não desesperada pra ler hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Comprei esse livro a pouco tempo e estou louco pra lê-lo. Pelo visto parece ser bem legal. Adorei o post :D

    http://umsimplesleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Como é a primeira vez que apareço por qui, gostaria de parabenizá-lo tanto pelo blog quanto pela resenha. Gostei de ambos!
    Eu confesso que estou super curiosa pra ler Belle, não só pela capa ser linda, mas por conta de me parecer ser uma história forte.
    Eu geralmente gosto de histórias tristes. Elas me marcam de um jeito diferente das mais alegres.
    Acho que vou gostar desse livro.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    trocandoconceitos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vou chegar em Belle.

    1. Adorei a mudança no layout. Eu já disse que gosto de coisas mais clean na hora de ler no computador, né? De bagunça basta meu quarto haha. Sério ficou muito bonito.

    2. Parabéns pelo post número 100.

    3. Fico felicíssima de ter te agradado com os dois empréstimos. Em especial com este, porque também gostei. E porque ambos eram leituras que estavas superafim.

    Chegando a resenha. Bom, para mim realmente é uma história que me encanta (esse dramas...), e o que estraga no livro é a própria condução da autora. Ainda assim, adorei a escolha do tema, os caminhos pelos quais ela conduz Belle e a escolha do fim (embora eu fosse adorar qualquer escolha).

    Só fiquei curiosa com o fato que tu disseste que fica mal resolvido.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de ler Belle (não precisa ser já), mas confesso que o número de páginas me assusta! Ainda assim, lendo aqui, parece ser uma história interessante... Quem sabe eu tenho a oportunidade em breve?
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir