Presentes da Vida - Emily Giffin

domingo, 20 de janeiro de 2013 Marcadores: , , ,

Título: Presentes da Vida
Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Ano: 2012
Sinopse: Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.
Comprar

Tive a grande chance de ler dois livros da Emily Giffin quase que seguidos. Adorei Ame o que é seu, e não pensei duas vezes na hora de ler Presentes da Vida. Já ouvira algumas criticas a respeito, mas queria ter o desfrute de mais uma obra dessa autora, que nos faz recordar de coisas que até então se encontram as escondidas.

Darcy tem uma vida perfeita: trabalho dos sonhos e um noivo perfeito. Tudo que uma mulher sempre quis. Porém, nem tudo são flores, e Darcy, uns dias antes de subir ao altar com Dexter, descobre que o noivo a traia com a melhor amiga dela, Rachel. Até aí tudo bem, se não fosse por um pequeno detalhe: Darcy também traia Dexter com Marcus, amigo do noivo, e acaba engravidando dele. Sem saída, e completamente desolada, ela decide ir para Londres tentar reconstruir a vida, contudo, a recepção não é como ela esperava.

Como eu disse antes, gosto dos romances da Emily pelo simples fato de fazer a gente refletir em nossas atitudes. Ao abordar temas tão contemporâneos e clichês, como traição e gravidez indesejada, Emily levanta questões já tão polêmicas pela sociedade, e com isso, faz a gente repensar em nossas próprias atitudes. Apesar de serem questões já batidas tantas vezes em romances, é o jeito que ela constroi e desenvolve a história é que se torna algo novo e diferente. Questões do Coração e Ame o que é seu são livros com uma linguagem mais emotiva, em que Emily desenvolve mais o outro lado dos personagens, levando a gente ao nosso próprio interior. Em Presentes da Vida, isso acontece, apesar de ser mais superficial.

Já li vários livros, mas nunca com uma personagem tão irritante como Darcy. Claro, acontece as vezes com aquele personagem pé no saco, mas não a ponto de querer entrar no livro e querer dá umas sacudidas para ver se a pessoa acordava para a vida. E olha, eu queria fazer isso direto. A todo momento, Darcy dava uma de vítima. Tá, ela foi traida e tudo, mas ela traiu. Só que ela não queria saber disso. Para ela, a amiga e Dexter eram os culpados de tudo. Ambos tinham estragado a vida dela.

Entretanto, todos tem uma segunda chance, e quando a paciência estava prestes a acabar com Darcy, ela decide acordar para a vida, literalmente. Sofreu, causou sofrimento, foi para Londres e teve que sustentar uma gravidez. Quer mais? Ela, nisso tudo, aprendeu que devemos olhar os nossos defeitos, antes de julgar os outros. E isso Emily deixa claro na história. Além disso, muitas vezes se colocamos no papel de vítima sem percebermos, ou até mesmo de propósito, como foi o caso da personagem. Até tem uma cena, em que ela ligar para os pais para falar sobre o fim do casamento, e ela deixa claro que a culpa era de Dexter e Rachel, omitindo Marcus e sua gravidez.

Terminei o livro com o sentimento de dever cumprido. Achei o desenrolar muito legal, sem furos, sem cortes. Presentes da Vida é uma história de desapegos, mas também recomeços. Como todo livro da Emily, te faz pensar nas nossas próprias atitudes, em nossos erros, que muitas vezes passam despercebidos por nós. Recomendo para qualquer pessoa, que goste do gênero ou não, por que vale a pena!




2 comentários:

  1. Amo todos os livros da Emily que já li, exatamente por isso, por ela nos colocar no lugar das personagens e pela maneira como ela constrói e desenvolve assuntos que são ao mesmo tempo clichês e delicados.
    Se puder, leia O Noivo da Minha Melhor Amiga. Apesar de você já saber como ele vai acabar, o livro é ótimo! Arrisco em dizer que é meu favorito dela :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi primo, fico feliz que a leitura tenha te agradado tanto. Muita gente que lê faz esse comentário sobre Darcy.
    Eu ainda lerei tanto esse quanto O noivo da minha melhor amiga. E quero esperar pra ver como me comportarei.
    Concordo que a escrita da autora faz refletir bastante.

    Sobre Cinquenta tons, o livro é bom. Poderia ser melhor. Gosto da Ana, não gosto de como ela conta a história com a presença frequente da sua Deusa interior e do seu inconsciente. Gosto muito do Grey. Acredito até que se o livro não tive surgido da fan-fic de cenas de sexo, o livro poderia ser melhor, para explorar melhor já ali o Grey (não necessariamente sua história que ficará para adiante).
    Só acho o fim muito repentino. Tipo.. vamos acabar o livro de um modo triste pra todo mundo continuar lendo o próximo.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir