O chamado do Cuco - Robert Galbraith

sexta-feira, 15 de novembro de 2013 Marcadores: , , ,

Título: O Chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 448
Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.  Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.  Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.
Avaliação: 5/5 estrelas
Comprar

O Chamado do Cuco era um dos livros mais esperados do ano. Para quem não sabe, foi esse livro que a maravilhosa J. K. Rowling escreveu em segredo, publicou sobre o nome de Robert Galbraith, para ver se alavancava, mas foram investigar e acabaram descobrindo que na verdade fora ela que tinha escrito. Resultado: do dia para a noite o livro se tornou um sucesso de vendas. A autora disse que escreve sob o pseudônimo de Robert era libertador, onde ela poderia ter novas experiências. Na época, a Editora Rocco já tinha comprado os direitos do livro no Brasil, sem saber também qual a verdadeira identidade do autor, e quando veio a tona, só apressaram o lançamento. Assim que saiu, comprei e li assim que pude.

Esqueça Hercule Poirot, Miss Jane Marple e Sherlock Holmes! Agora é a vez de Cormoran Strike entrar em cena e mostrar seu lado investigativo e de detetive. Ele, um veterano da guerra que possui uma prótese na perna e tem uma vida pessoal um tanto conturbada, recebe a visita de John Bristow, pedindo para ele investigar a morte de sua irmã, ocorrida três meses antes. No  entanto, sua irmã é Lula Landry, grande modelo, conhecida internacionalmente, mas que se matara, jogando-se da sacada do lugar onde morava. John crê que sua irmã foi assassinada, e não se suicidou, como todos acreditavam. Strike, a principio reluta em aceitar o cargo, mas diante de sua situação financeira, decide investigar, juntamente de sua secretária e assistente, Robin. A partir disso, ambos adentram num mundo de aparências, de poder, dinheiro e ambição. Quanto mais se infiltra, mas percebe que sua vida corre perigo.

Retomo as palavras que escrevi há um ano atrás na resenha de Morte Súbita: não tem como não ficar ansioso pelo novo livro de J.K. Rowling, ou dessa vez, Robert Galbraith. Quando li Morte Súbita, me deparei com uma Jo totalmente diferente daquela que conheci com Harry Potter, e o mesmo senti quando estava lendo O Chamado do Cuco. Achei bacana ela experimentar novos gêneros,  como nesse caso, o policial, não se prendendo apenas no mesmo.

Não tem como não lembrar de Sherlock e Hercule ao conhecermos Cormoran. Não pelo personagem, mas pelas características das narrativas em si. Cormoran, dessa vez, é um falido, que vive em seu próprio escritório, a sombra das memórias da guerra, que lhe resultou a amputação de uma perna, e que não consegue esquecer sua paixão do passado, Charlotte. Logo no inicio do livro, ele recebe a visita de Robin, que fora designada para ser sua secretária. Depois, passa ser sua assistente. Ele aceita o caso de John pelo dinheiro, mas acho que também pelo fato de voltar a ativa, segundo a minha opinião. Mas o que mais lembra Agatha Christie e Conan Doyle é o desenrolar da história.

Desenrolar esse que começa que pelo próprio "suposto" suicídio que é retratado no livro. Ao que tudo indica, Lula estava em seu apartamento, quando se jogou da sacada. Estava em um lugar fechado, sem a mínima possibilidade de alguém entrar. Só que segundo o que afirma John, isso aconteceu. 

Os interrogatórios não poderiam faltar. Se você esperar uma cena de ação, esqueça, pois grande parte do enigma é investigado através de interrogatórios com os personagens. E olha que tinha personagens (algo que não fugiu a regra. Morte Súbita também fora assim). Cormoran, junto de Robin, vão conhecendo as pessoas mais próximas de Lula, como seus pais adotivos, seu estilista, seu ex-namorado, dentre outras figuras. A construção dos personagens é de suma importância em um livro policial, e Robert consegue fazer isso com maestria. Cada um com suas singularidades, suas características. E olha que é nos interrogatórios que se percebe como as pessoas são. E é ali que se descobre características desconhecidas de outras pessoas. Uns amargurados pelo passado, outros sedentos pelo poder, outros que realmente gostavam de Lula ou aqueles que estavam apenas do seu lado para conseguir status social.

A narrativa de Robert é fluida e instigante. Você quer saber realmente quem matou Lula, e isso o leva a ler um capítulo atrás do outro. Robert soube conduzir a história, revelando segredos e trazendo coisas do passado a tona, de maneira a deixar o leitor fiel e empolgado com a leitura. Strike e Robin fazem uma dupla perfeita (esqueçam Sherlock e Watson!), em que ambos se complementam para descobrir o assassino.

O desfecho é extremamente imprevisível e surpreendente. E olha que quando eu reli algumas partes, percebi as diversas pistas que foram deixadas ao longo da história (o que me causou algo tipo: "porque eu não percebi isso antes?"). Um fato foi que não consegui relacionar o título a história. (só a parte do Cuco). J.K. Rowling (dessa vez Robert Galbraith), como digo sempre, sabe construir uma história, e fazer seus leitores ficarem eletrizados e viciados com seus livros. Espero ansiosamente uma próxima aventura da dupla, já que ao que tudo indica, terá um segundo volume. 
 

2 comentários:

  1. Estou super curiosa para ler esse livro! Mas ainda estou em dúvida em muitas questões quanto ao fato de que se vai me agradar ou não. Quase comprei em inglês, mas agora quero o livro em capa dura que a editora Rocco lançou!
    Ótima resenha!

    Thaís Varine
    Blog Os Bastidores do amor

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas, tudo bem?

    Tenho que dizer que estou com muito, mas muito mesmo, medo de ler esse livro. Minhas expectativas são tão grandes que só consigo pensar que vou me decepcionar. Outro ponto é que eu não sou muito fã de livros policiais, então não sei se me envolveria tanto com a trama. De qualquer forma, só pela autora vale a pena correr o risco, espero que eu goste tanto do livro como você.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir