Experiências Históricas: A Inquisição!

terça-feira, 11 de março de 2014 Marcadores:



Pintura de Pedro Berruguete representando um Auto de fé da Inquisição Espanhola. Visões artísticas sobre o tema geralmente apresentam cenas de tortura e de pessoas queimando na fogueira durante os rituais.


O post de hoje é um pouco diferente. Decidi falar um pouco do período da Idade Média, mais especificamente de um tema que gosto bastante: a Inquisição e as heresias. É um texto curtinho e rápido, com o intuito de "descontrair" e conhecer um pouco mais da História. 

Foi durante o século XI até o XIII que houve uma grande revitalização espiritual na Idade Média. Tal acontecimento assumiu diferentes formas, como o movimento das cruzadas, o grande aumento das peregrinações e o número crescente das casas monásticas. Nesse período qualquer divergência aos dogmas e ensinamentos católicos não podiam ser tolerados. No entanto, nesse mesmo contexto a Igreja Católica passou por uma transformação, onde havia a campanha contra a venda de indulgências, o casamento de clérigos, tendo como consequência a construção de um papado numa instituição organizada, burocrática e legalista.

A população, percebendo essas mudanças, começam a pensar em uma outra alternativa, um outro tipo de ensinamento. Impulsionados pelo desejo de retornar aos princípios originais do cristianismo, sendo dentre eles a renúncia a riqueza e a dedicação a uma vida extremamente religiosa, algumas pessoas começaram a formar alguns grupos. Podemos citar, dentre vários, os valdenses, considerados seguidores de Valdo e que baseavam suas crenças no Novo Testamento, tendo como valor principal a pobreza.

Aos olhos da Igreja, isso era considerado uma tremenda heresia. Para ir contra isso, ela encontrou algumas maneiras de combate. Uma delas foi os frades, sendo eles franciscanos e dominicanos, que surgiam com o objetivo de desmoralizar as ordens consideradas heréticas. Sua pregação era acessível e direta, atraindo os jovens e a classe mercantil.

Uma segunda medida foi a Inquisição, que começou a ocorrer a partir do papa Inocêncio III, empregando um arsenal de medidas repressivas para acabar com as práticas heréticas. Mas foi com Gregório IX que houve uma efetivação da Inquisição, sendo transformada em uma instituição centralizada apenas em 1542, com a criação do Santo Ofício. Em 1252 foi dado aos inquisidores o direito da tortura. Consequentemente, a Inquisição passou a ser vista pela população como um implacável instrumento de repressão papal.


A perseguição aos hereges se baseava na satanização e na forma de propaganda que denominava os praticantes como desviantes sexuais, tendo vinculação em cultos com o Diabo e orgias sexuais. Muitas pessoas, ao longo desse período foram perseguidas, torturadas e mortas, pois aos olhos da Igreja não eram consideradas dignas de ter uma vida terrena.

1 comentário:

  1. Olá,
    adoro história, adoro textos que aborda história e adoro conhecer pessoas que gostam de história *-*
    Muito bom seu texto, sério mesmo, vc escreve super bem!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir