O Guardião - Nicholas Sparks

terça-feira, 18 de março de 2014 Marcadores: , ,

Título: O Guardião
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro:
Páginas: 344
Ano: 2013
Sinopse: Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo. O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.
Avaliação: 5/5 estrelas (favorito)

Nicholas Sparks é conhecido pelo seu sentimentalismo e romantismo expresso em seus livros. Suas obras dividem a opinião dos leitores: enquanto uns se apaixonam cada vez mais pelas suas histórias encantadoras, outros acham que ele sempre utiliza a mesma fórmula. Não sou adepto a nenhuma das opiniões, apesar de que, dependendo do livro, pendo para uma ou para outra. O Guardião é um dos lançamentos mais recentes do autor no Brasil, cuja aquisição se deu através de uma promoção. Só me arrependo de não ter começado a ler esse livro antes.

Julie era uma mulher que tentava de tudo para poder se recuperar do passado. Vivia em conflitos com sua mãe até que certo dia acaba conhecendo Jim, e se muda para a pequena cidade de Swansboro, na Carolina do Norte. Ali, tentando reconstruir sua vida, acaba se casando com Jim e passam a ser uma família feliz. No entanto, Jim acaba morrendo alguns anos depois do casamento, e Julie fica desolada. Quarenta dias após sua morte, ela é surpreendida por uma encomenda, mandada pelo próprio marido antes de falecer. É um filhote de cachorro dinamarquês e uma carta, onde Jim diz que sempre cuidará de sua esposa. Mais quatro anos se passam e Julie está disposta a recomeçar tudo de novo. Ela divide o tempo com seu cachorro, Singer e um trabalho de cabeleireira num salão da cidade, administrado por Mabel, sua grande amiga. Um de seus objetivos é voltar a amar, e logo surge uma oportunidade: Richards, engenheiro, que faz de tudo para agradá-la. Todavia, seu melhor amigo, Mike Harris também é apaixonado por ela. Logo, Julie deve escolher com quem ficar, mas não imagina o quanto sua escolha pode determinar sua vida.

Livros com sinopses muito extensas nos mostram tudo o que encontraremos na história. Todos os elementos, acontecimentos principais. Quase que um resumo. A sinopse de O Guardião se enquadra nesse perfil. No entanto, 80% do que está na sinopse acontece nas primeiras cem páginas do livro. E as outras duzentas? Nicholas soube resolver o problema.

Julie é uma protagonista que tem tudo para ser irritante e cansativa, já que a típica fórmula do triângulo amoroso comprova isso. Imaginei que o livro todo seria cansativo, pois ficaria naquela indecisão com quem ela deveria ficar. Só que Julie se mostrou mais cativante que eu esperava. E mais uma vez, digo e repito: Nicholas soube resolver o problema. 

Nesse livro em especial, Nicholas incluiu um novo elemento a seus livros e conseguiu encontrar o equilíbrio entre os dois: o romance e o suspense. Quando o romance pode se tornar chato e sem graça, ele engata mistérios e cenas de tirar o fôlego, o que faz a história não perder o ritmo. Ele próprio, ao final do livro, faz uma nota explicando o processo de escrita do livro, nos contando como foi a experiência.

A protagonista da história é cativante, mas os personagens secundários também merecem destaque. Histórias que relatam o cotidiano merecem personagens tranquilos e divertidos: e é isso que encontramos na história. Mabel, Emma e Henry são personagens com características simples, mas que tornam a história cada vez melhor. Só que quem realmente rouba a cena é o cachorro, Singer. Companheiro, divertido e amigo, Singer torna divertida a leitura para qualquer leitor.


Fazia tempo que eu não lia uma história que o título fizesse tanto sentido. O Guardião tem romance, mistério, suspense, ação e humor. Sem dúvida se tornou um dos meus livros favoritos. Nicholas soube ousar e continuar cativando seus leitores de maneira surpreendente e imprevisível. Recomendo!

1 comentário:

  1. Bom, eu tenho já uma listinha do Sparks, mesmo gostando de um livro dele, eu fiquei muito decepcionada com a primeira experiência.

    Já não vou com empolgação nos livros dele, mas pode ser que isso mude. Fico imaginando mistério e suspense vindos dele e tenho dificuldade.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir