Experiências Históricas: As mulheres de Henry VIII!

quarta-feira, 9 de abril de 2014 Marcadores:

Henry VIII attributed to Hans Eworth c. 1545. Bridgeman Art Library, London

Henry VIII é considerado por muitos um dos reis ingleses mais conhecidos, principalmente por causa de seus seis casamentos ao longo de seu reinado, que durou entre 1509 e 1547. A primeira esposa de Henrique, Catarina de Aragão, não lhe deu um filho herdeiro, apenas uma filha, chamada Mary. Nesse mesmo período, surge em sua vida Ana Bolena, por quem se apaixona. Henry então, decide pedir o divórcio com Catarina, sob a justificativa de que ela consumara o casamento com o irmão, por quem fora casada anteriormente. Todavia, a Igreja recusou o pedido de Henry, alegando que Catarina era e sempre seria a verdadeira rainha da Inglaterra. Henry, sem escolhas e decidido a conseguir o que queria, funda uma nova Igreja, a chamada Igreja Anglicana. Para conseguir se manter a Igreja e conseguir ficar no poder, Henry irá recorrer principalmente ao Parlamento. 

Henry se casa com Ana Bolena, e tem uma filha, chamada Elizabeth. Porém, Ana é acusada de adultério e alta traição, e é executada. Logo em seguida, Henry decide se casar com Jane Seymour, que segundo os relatos da época, fora a mulher que Henry realmente amara. Jane finalmente lhe dá o tão esperado filho homem, Edward VI. Só que ela acaba morrendo no parto. A próxima esposa de Henry é Ana de Clèves, que o rei a conhece através de um retrato. Mas, quando a conhece pessoalmente, acaba desistindo do casamento. 

A quinta esposa de Henry é Catherine de Howard, que não lhe dá filhos, mas que acaba traindo o rei com boa parte da corte. Acusada de adultério, é executada. A última esposa do rei, quando ele já se encontrava em idade avançada  foi Catherine Parr. Segundo os relatos, ela fora conhecida principalmente pelo seu instinto materno.

Henry VIII morre aos 55 anos, em 1547, com um reinado de 38 anos. 


1 comentário:

  1. Oi Lucas, tudo bem?
    Adorei a ideia de compartilhar "Experiências históricas" - Sou fã de história em geral, mas adoro essa época em particular.

    São tantas mulheres que a Philippa Gregory se jogou na história desses casamentos e escreveu ótimos livros né?

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir