Resenha: Punição para a Inocência - Agatha Christie

domingo, 6 de maio de 2012 Marcadores: , , ,

Esta é a história da família Argyle, sob a qual paira uma tragédia: Jacko Argyle, o mais intempestivo dos filhos, mata a mãe em um arroubo de loucura. Ele é preso, julgado e condenado, mas acaba morrendo na prisão. Quando todos estão retomando suas vidas, aparece um novo elemento que vai colocar toda a família sob suspeita. 
Título: Punição para a Inocência
Autora: Agatha Christie
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 270
Ano: 2009 



                       Primeiro livro de Agatha Christie que resenho. Para quem não sabe, Agatha Christie é considerada a rainha do crime, e seus livros já foram traduzidos por todo o mundo. Seus personagens mais conhecidos, Hercule Poirot e Miss Jane Marple, já foram adaptados para o cinema inúmeras vezes. E além disso, uma das minhas autoras favoritas.
                      Mas vamos ao livro. Punição para a Inocência eu li no inicio deste ano, e adorei.  Ele foi publicado em 1958. Nele conhecemos a família Argyle. Poderia ser considerada uma família qualquer, mas não era. Algum tempo atrás, Jacko, o filho mais velho, matou sua mãe num momento de loucura.
                      O livro inicia com a chegada de Doutor Arthur Calgary a Sunny Point, morada dos Argyle. Ele chega na casa com uma notícia bombástica para a família: Jacko era inocente!
                     Claro que isso provoca uma tremenda reviravolta logo no início da história. Afinal, se não fora Jacko que matara sua mãe, quem fora?
                     A notícia movimenta tanto Sunny Point, quanto a cidade. Quem teria matado a Rachel Argyle? Seria a enfermeira do Sr. Argyle? Ou então Micky, um dos filhos dela? Talvez Hester, um tanto tola, mas até que ponto? E qual o motivo? Ciúme? Raiva? Queima de arquivo? Ou vingança? Todos passam a ser suspeitos e a querer saber o que realmente aconteceu, outros nem tanto. Cria-se um clima de tensão e desconfiança sobre a casa, porque qualquer um pode ter feito o crime. Todos tinham motivos e chances. Mas só há um culpado. A partir dali, em quem confiar? Quem está mentindo.
                     Agatha Christie sabe como criar uma história cheia de mistérios, dúvidas e reviravoltas. Punição para a Inocência não é diferente. Personagens bem criados, cada um com suas características se misturam ao cenário tentador que percorre seus livros. Além disso, sua narrativa a cada descoberta torna seus livros atraentes e compulsórios. O estilo dela me cativa muito também. Aquela coisa de prestar atenção, não deixar escapar nada, porque qualquer movimento em falso, ou qualquer coisa despercebida pode fazer a diferença no final. Ou então aquele fato do passado, que volta a tona. Algo há muito tempo esquecido, mas que volta para assombrar. Contudo, em alguns livros (talvez seja o caso desse) por mais que você preste a atenção e depois de ler um pedaço fique matutando na cabeça: "Pode ter sido ele," "Não, mas ele fez isso, isto e aquilo," "Mas ela tinha mais motivos", entre tantas outras teorias, Agatha consegue mesclar, fazer a gente desconfiar e ansiar pelo resultado, e nos apresentar um final totalmente surpreendente.
                     Recomendo muito o livro. Como todos os outros livros dela, você vai se surpreender!

4 comentários:

  1. já li quase todos os livros dela,sou fã de carteirinha,mas também ainda não resenhei nenhum,meu preferido é O caso dos dez negrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li todos (são muitos), mas gosto também dela... Um dos meus preferidos também é o Caso dos Dez Negrinhos, que por sinal foi o primeiro que li dela!! Amei!!!

      Excluir
    2. E que foi tua prima linda e maravilhosa que te emprestou porque considera ela uma das melhores escritoras.

      liliescreve.blogspot.com

      Excluir
  2. Não li nenhuma obra da Agatha, mais possui um vasto interesse nos livros :)

    Beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir