A casa dos Macacos - Sara Gruen

domingo, 17 de junho de 2012 Marcadores: , , ,

Título: A casa dos Macacos
Autora: Sara Gruen
Editora: Record
Ano: 2011
Páginas: 400
Sinopse: Isabel Duncan ama sua profissão. Pesquisadora do Laboratório de Línguas dos Grandes Símios, ela considera Mbongo, Bonzi, Sam, Jelani, Makena e Lola sua família. Virtuoses no uso da Linguagem Americana de Sinais, esses macacos são capazes de se comunicar plenamente numa língua humana. Porém, um atentado brutal coloca-os em sério risco. Terá sido uma ação terrorista premeditada por ambientalistas visando à libertação dos bonobos ou apenas o início de uma trama escusa que culminará num grande golpe de mídia? Com a ajuda de John Thigpen, Isabel fará tudo o que estiver ao seu alcance para salvar seus amigos da exploração humana e de um destino cruel.

                Entre preparativos para a gincana e estudos para o vestibular, consegui terminar A casa dos macacos
                Os bonobos sempre foram a família para Isabel. Companheiros, leais, Mbongo, Bonzi, Sam, Jelani, Makena e Lola eram tudo para a pesquisadora. Isabel Duncan trabalhava no Laboratório de Línguas dos  Grandes Símios, onde tinha grande afinidade com os bonobos graças a Língua de Sinais e lexigramas. Sempre se sentiu mais a vontade com os bonobos do que com os próprios seres humanos. Ali, ela conhece John Thigpen, réporter. Ele visita o Laboratório com o intuito defazer uma reportagem sobre o mundo dos bonobos.

Mas uma explosão muda todo o sentido da história e dos personagens. Teria sido um atentado? Alguma ação de alguma sociedade ambientalista com o intuito de libertar os bonobos? Isabel fica desesperada quando a universidade vende os bonobos e ela não faz ideia de onde eles estejam.

Ao mesmo tempo é estrelado um reality show de bonobos, onde as pessoas pagam para ver bonobos fazerem sexo quase a todo instante,comer até dizer chega, entre outras barbaridades. Logo ele se torna um fenômeno de audiência. Isabel tem certeza de que são seus bonobos. Mas como conseguir provar?

Eu já tinha lido da Sara Gruen Água para Elefantes e adorado. Para quem não sabe, Água para Elefantes rendeu um filme estrelado por Robert Pattison.Mas vamos se ater ao A casa dos Macacos.

Gostei bastante da sinopse do livro. Nunca tinha lido nada sobre isso. Comportamento animal, realityshow, lexigramas. Achei bastante interessante a história.
Na minha opinião quem roubou realmente a cena no livro são os macacos. Eu ri um monte nas cenas que tinham os primatas. O afeto que eles sentiam pelos seres humanos, principalmente por Isabel foi o que mais me contagiou durante o livro.

Porém nem tudo é perfeito. Vamos por partes. O acidente acontece logo no comecinho do livro. Só que tipo assim: Sara fica enrolando grande parte do livro. Isso mesmo. Em alguns momentos do livro, ele chega a se tornar um pouco enjoado. Não saía daquilo. Ficou mais de cem páginas naquela enrolação. Claro, as tentativas de Isabel para salvar os macacos foram várias, mas não havia necessidade. O livro só voltou mesmo a ficar empolgante nas últimas cem páginas. Poderia ter sido encurtado.

A casa dos Macacos deu para refletir bastante a respeito dessa questão que é o respeito aos animais. Em alguns pontos do livro, eu fiquei com pena dos bonobos nas mãos do Ken. Ele não tava nem ai para os animais. Queria mesmo era ganhar dinheiro. Ai eu ficava pensando: grande parte da nossa sociedade é assim. Só se pensa em consumir, consumir, adquirir mais, tudo sempre voltado para o poder.

Uma personagem que não gostei no livro foi Amanda, mulher de John. Ai não, oh! mulherzinha chata. Sem sal, muito tosca e enjoada. Não fez o meu tipo.

No fim me decepcionei um pouco. Não com a história, mas sim com o desfecho. Ficou meio assim, aéreo, com pontas soltas. Não foi o desfecho que eu esperava.

A casa dos Macacos é um livro muito interessante de se ler. Aborda temas do nosso cotidiano, que devemos parar para pensar de vez em quando.
Além do mais, é impossível não ler o livro e não se apaixonar pelos bonobos. Recomendo!

2 comentários:

  1. Quase a mesma visão que eu tive. Beijo!

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas adorei ler sobre esse assunto... Se você tiver mais algum para me indicar, aceito!

      Beijos

      Excluir