Os 13 Porquês - Jay Asher

domingo, 10 de junho de 2012 Marcadores: , , , ,

Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Ano: 2010
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

                
                 Antes de tudo: o que leva uma pessoa ao suicídio?
                 É uma pergunta que muitos querem ter a resposta, mas poucos, ou quase ninguém consegue. Por que uma pessoa, não importa qual seja que tenha uma vida pela frente, acaba com ela em um instante de segundos?
                Porque?

                Clay Jensen sempre fora apaixonado por Hanna Baker. O primeiro amor de sua vida. Aquele que a gente nunca esquece. Aquele friozinho na barriga.
Só que agora Hanna estava morta: suicídio por overdose de remédios.
                 O motivo? Ninguém sabe.
                 Algumas semanas depois, Clay chega em casa e encontra uma caixa de sapato, repleta de fitas cassete. Estranha, mas leva para dentro de casa.


Quem enviaria uma caixa de sapatos cheia de fitas? Ninguém mais ouve fitas cassete. Será que tem algum jeito de tocá-las?
Curioso, ele leva para o carro do pai, e coloca uma delas no toca-fitas.

Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo.
[...] Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos.

Intrigado, mas ao mesmo tempo com medo, Clay segue pelas ruas escuras escutando a voz de Hannah Baker. Uma busca desesperada por respostas.
Afinal, por que ela se matara?

Gostei bastante do livro. Ainda mais pela originalidade da história. Fugiu do modelo tradicional de diálogos, e cenas com vários personagens. Nos 13 Porquês, os personagens principais e que mais aparecem são Clay, Tony, seu amigo, e a mãe de Clay. Além da voz de Hannah, contando a história da sua vida. Além disso, outra coisa que mais chama a atenção é a simultaneidade de dois planos. Ou melhor, duas vozes. Ao mesmo tempo que Hannah vai narrando momentos de sua vida, é mostrado as reações e pensamentos de Clay na mesma hora, o que facilita maior o entendimento e dá um quê a mais na história.

Outra coisa que também me chama a atenção é o suspense. Jay Ahser fala de um assunto tão polêmico que é o suicidio em uma história de suspense. Ele dá a dosagem certa de suspense, para não tornar um livro que fale somente do suicídio, e que acaba se tornando algo difícil de ler. Achei muito legal isso!

Agora, falando dos treze motivos que levaram ao suicídio de Hannah. É claro que eu não vou falar nenhum deles, mas assim, depois que a gente termina de ler, pelo menos eu, fico pensando. Será que nós não somos assim também? Não com os pensamentos de Hannah, mas as pessoas que a levaram Hannah a se matar. As vezes alguma palavra, alguma atitude. Algo que para ti não possa ter significado nada, mas para a outra pessoa possa ter feito uma diferença enorme! O bullying é outro assunto tratado no decorrer do livro.

Chama-se também a atenção a um elemento que faz parte do livro, e que é meio antiquado, para ser sincero: as fitas cassete. Por que Hannah não gravou num celular e mandou uma cópia do CD para Clay?
Isso foi uma opção do autor. No final do livro há uma entrevista com o autor, e ele diz que teve a inspiração para a história numa visita a um museu, onde a pessoa levava um gravador de fita, com uma fita-cassete dentro, e "parado diante de cada objeto em exibição, você apertava o play e o narrador descrevia aquio que você estava olhando. Aí, apertava o stop e seguia para o próximo objeto... tudo no seu próprio ritmo".

Em alguns momentos, o livro se tornou algo meio tenso de ler. Não sei se a intenção de Jay Asher era essa, mas em algumas cenas eu senti medo igualzinho a Clay. Era sinistro tanto para Clay quanto para mim escutar a voz de uma morta. Apesar de ser ficção, tive essa sensação.

Jay Asher construi uma história bem elaborada, sem nenhuma falha. Se torna leitura obrigatória para quem gosta de livros com assuntos atuais, originalidade e suspense! Recomendo!

Uma curiosidade, e foi um dos motivos que me levaram a ler o livro é que foi confirmado uma versão cinematográfica do livro, no início de 2011. Vai ser estrelado pela Selena Gomez no papel de Hannah, enquanto Clay não se tem ator confirmado. Cogitaram a presença de Daniel Radcliffe, Logan Lerman, Taylor Lautner, Robert Pattinson e Josh Hutcherson, mas não foi nada confirmado. As gravações só começaram em meados de 2013, então o negócio é esperar.

4 comentários:

  1. Acho que Daniel Radciffle ficaria melhor no papel de Clay, ele já está mais habituado a interpretar temas com um certo toque de medo. O Robert e o Taylor nem preciso falar que já estão muuuuuuuuuuuuuuuito "ultrapassados" e todo mundo já conhece eles. Claro que já conhecem o Logan, o Daniel e tal mas eles já tão rodados.
    Adorei sua resenha, super me instigou á ler, jajá vou pesquisar os preços e dependendo ponho no topo da minha wishlist.
    Adorei seu blog, super organizado, o modo como você tenta nos convencer a ler o livro é muito intenso, tanto que me fez pensar em lê-lo, rs.
    Em geral você está de parabéns, muito sucesso para o seu blog e continue assim em suas resenhas pois sem duvídas fará você e seu blog crescerem cada vez mais.

    Abraços

    Jayme | www.livrosnapipoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo pelo elogio!!! Faço o que eu posso! Também adorei seu blog, viu? Muito bom!!!

      Excluir
  2. Puxa eu adorei a resenha! Eu já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tinha parado para ler sua sinopse porque sua capa e seu nome não me atraíam nem um pouco, mas lendo sua resenha percebi o que eu estava perdendo, parece ser uma história bem emocionante e original.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido muito falar sobre esse livro ,e estou com muita curiosidade de ler ,mas meio que eu tenho agonia ,pois não curto muito suspense ,mas lerei mesmo assim .Parabéns pela resenha ,está ótima .
    Beijos .

    ResponderExcluir