Visão do Além - Charlaine Harris

sábado, 6 de abril de 2013 Marcadores: , , ,

Título: Visão do Além
Autora: Charlaine Harris
Série: Harper Connelly Misteries #1
Editora: Lua de Papel
Páginas: 232
Ano: 2011
Sinopse: Harper Connelly e seu meio-irmão, Tolliver, são especialistas em realizar o serviço (encontrar cadáveres de pessoas desaparecidas), receber o pagamento e partir rapidamente, pois as pessoas que os contratam têm o estranho hábito de não querer ouvir o que eles têm a dizer. E à primeira vista, a experiência com os moradores da pequena cidade de Sarne, nas Montanhas Ozarks, parece não ser diferente. Uma adolescente está desaparecida, e Harper sente imediatamente que ela está morta. Mas os segredos que envolvem este assassinato e a própria cidade são profundos demais até mesmo para que a habilidade especial de Harper consiga desenterrá-los. Ao perceber a hostilidade crescer ao redor deles, ela e Tolliver querem apenas resolver o assunto e ir embora, mas então outra mulher é assassinada... E o criminoso ainda não terminou seu trabalho...
Comprar

Charlaine Harris é uma escritora conceituada de sobrenatural. Sua série sobre a garçonete Soockie deu origem a série de sucesso True Blood, e seus livros são famosos em todos os lugares. Apesar disso, minha experiência com suas obras não são das melhores. Li algum tempo atrás Vampiros em Dallas, e confesso, foi um dos piores livros que li do gênero. Contudo, decidi dar uma segunda chance para seus livros, e a escolha foi o primeiro volume de uma outra série, Harper Connelly Misteries. Infelizmente esse livro não funcionou comigo também.

Harper tem o dom de encontrar corpos de pessoas mortas. Fora atingida por um raio na adolescência, e desde então, adquirira esse dom. Ela viaja ao lado de Tolliver, seu meio-irmão, em busca de casos de corpos desaparecidos. Até que eles vão parar na cidade de Sarne, e os problemas começam a surgir. Há uma adolescente desaparecida, e tudo leva a crer que fora assassinato. Porém, todos da cidade parecem esconder algum segredo. Outros assassinatos começam a ocorrer, Harper quer acabar com aquilo de uma vez. Mas pessoas não querem que segredos venham à tona...

Visão do Além foi a minha leitura do feriado. Um livro fino, que era para ser uma leitura rápida, mas que acabou se tornando um saco. Digo, primeiro que a história demora muito para acontecer.  O ritmo da história é realmente lento, e demora para cativar, se é que por algum instante a história realmente engrenou. A sinopse aparenta ser uma história de suspense eletrizante, e os comentários levam a crer isso, mas não foi o que eu achei.
“Os leitores morrerão para ler mais disso. Harris estreia uma série que pode ultrapassar todas as outras em popularidade.” Booklist
Em vez de Charlaine realmente focar no que era importante, ela colocava coisas na história que não faziam sentido, e que eram desnecessárias. Alguns acontecimentos que foram toscos para mim, e que não deram nenhum sentido para a história. Além de nos deixar aéreos do que se passava, não conseguíamos nos concentrar no que realmente importava.
Uma coisa que me incomodou bastante foi com a protagonista, Harper. Tipo assim, não gostei de como foi apresentada. Não gostei de ela utilizar “o dom” dela como um negócio. Na minha opinião, só faltou ela inserir a protagonista com um cartão de visita: “Harper Connelly, procuro e acho corpos de mortos, valor a ser negociado”. Isso me desagradou um bocado.
Além disso, eu esperava mais uma trama sobrenatural do que uma policial. Talvez se o dom dela fosse abordado de outro jeito, a história teria se tornado mais atrativa e cativante. Se tivesse mais cenas explorando o dom dela, inserindo um toque mais sombrio e misterioso em algumas cenas, garanto que a história me agradaria bem mais. Mas não foi isso que aconteceu. A protagonista também não ajuda muito. Não concordei com algumas coisas em relação a ela, e  algumas atitudes dela realmente me desagradaram.
Temos alguns momentos de clímax, mas algo passageiro. As últimas páginas se tornam empolgantes, e foram graças a ela que o livro fica com três estrelas. O desfecho é imprevisível, mas não torna o livro imperdível. Se surgirem outras oportunidades, vou tentar ler livros dela, mas não garanto. Depois de duas experiências negativas, acho difícil gostar de uma terceira.

 

1 comentário:

  1. Oi Lucas!
    Que pena que você não gostou do livro!
    Eu não li, mas tenho vontade, e a parte do livro ser mais policial do que sobrenatural chama muito mais a minha atenção.
    Enfim, eu espero gostar, caso um dia eu leia!
    Beijos!

    ResponderExcluir