Inferno - Dan Brown

quinta-feira, 23 de maio de 2013 Marcadores: , ,

Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 448
Ano: 2013
Sinopse: No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, Langdon luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o arrasta para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o sombrio poema de Dante, Langdon mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Símbolos estão em toda a parte a nossa espera para serem desvendados. E quando achamos que não há conexão, estamos enganados. Tudo tem um porque. Tudo está ligado de alguma forma.É o que sinto quando leio um livro de Dan Brown. Além disso, tem livros que deveriam ter um aviso na capa: "alto risco de contaminação e vicio. CUIDADO!" Inferno me deixou assim.

Voltamos com mais uma aventura de Robert Langdon, professor de simbologia que colocou Dan Brown na lista dos mais vendidos. Dessa vez o palco é Florença, e a aventura pode lhe trazer vários riscos. O livro inicia com Langdon no hospital, internado, e com amnésia. Não lembra nada dos últimos dias e quer saber o que aconteceu com ele. Ninguém sabe, só que apenas ele chegou no hospital falando repetidamente: "very sorry, very sorry". Para piorar a situação, alguém está tentando mata-lo, e ele é obrigado a fugir com Sienna Brooks, numa corrida desenfreada por respostas. A única pista: um projetor que mostra a representação de O Inferno de Dante, de Botticelli. E ainda por cima, está modificado.

Como eu disse anteriormente e torno a disser: símbolos estão em toda a parte. Estão a nossa espera. Digo isso por que começamos a história com apenas um quadro e quando vemos já fizemos toda a ligação e se torna muito mais que esperamos. Dan Brown consegue fazer conexões que fazem sentido, sem deixar falhas, e sem tempo para perder. Volta e meia ele dá uma pequena explicação histórica sobre algo (um dos motivos que mais adorei), o que torna a leitura mais dinâmica e informativa.

Já ouvi comentários de que os livros dele são a mesma fórmula e sou obrigado a concordar. Inferno lembra Anjos e Demônios ao mesmo tempo que lembra O código Da Vinci. Só que cada leitura dele é experiência única. O jeito que ele pega determinado local e transforma numa trama de mistérios e segredos é fascinante. Os becos, as ruas, os pontos turísticos, tudo é fascinante. Fazemos uma visita sem sair do lugar. Adquirimos um grande conhecimento tanto de história, como de outras áreas.

Além do mais, outro ponto que me fascina em seus livros é a forma que ele cruza assuntos históricos com outras áreas, como biologia, física e química. Dá um toque a mais ao enredo e contribui para o dinamismo da história. Dan consegue construir mistérios como ninguém, fazendo jus o intervalo entre o lançamento de um livro e outro.

Gostei muito de saber mais sobre Dante Alighieri, outro ponto fundamental na trama. Conhecia apenas o que aprendi no Ensino Médio, que escrevera A divina Comédia, de sua paixão por Beatriz. Só que o livro traz muito mais informações que imaginamos. Curiosidades, fatos. Aprendemos de forma lúdica, e vivemos uma aventura histórica. É muito fascinante! Fiquei bem satisfeito com a forma que ele lida com A Divina Comédia, e curioso em saber mais sobre o assunto. Os termos que ele usa são de fácil compreensão, o que torna mais assimilável para o leitor.

Inferno é aquele livro de capítulos curtos, que você diz que vai ler apenas mais um capítulo e quando vê já leu metade do livro. Desde o inicio, fui fisgado pela história e só consegui descansar com o fim. Dan molda seus personagens de forma única e singular. Cada personagem, com suas características e seus conflitos. Como o caso de Sienna Brooks: médica, superdotada, mas que não se encaixava no mundo. Confesso que no inicio me confundi um pouco tamanho a quantidade de personagens, e entender o que cada um era, mas depois de se acostumar, vai embora. Como são capítulos curtos, cada um é destinado a um personagem, então ficava difícil assimilar os personagens, acompanhar a trama, e entender o que estava acontecendo. Depois das primeiras cem páginas, você literalmente se torna refém do livro.

Dan Brown cria uma obra única, de caráter singular. Inferno me deixou apreensivo, ansioso, neurótico. Ficava até com medo de pegá-lo para ler, pois eu sabia que não conseguiria largar. Assim que cheguei ao final, minha vontade foi reiniciá-lo de volta, de tão surpreendente que ele foi. Além disso, ele traz uma questão bem pontual e contemporânea, que nos faz refletir sobre um assunto que está na mídia, mas que nunca paramos para pensar quais poderiam ser as verdadeiras consequências. Não vou estar dizendo qual é o assunto, até porque a sinopse do livro não traz muitas ideias do que vai ocorrer, e por isso não quero estragar a surpresa. Se não disse anteriormente, digo agora: leiam! Apenas isso: leiam!

4 comentários:

  1. Oi Lucas, tudo bom?
    Ai, primeira pessoa que eu vejo resenhando Inferno, que eu quero tanto!
    Vou ser sincera, só li algumas partes, pois tive medo de spoilers!
    Mas saber que você gostou já me anima mais ainda em comprar!
    Amo os livros do Dan!
    Beijos

    Tem post novo e promoção lá no blog!
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lucas, eu quero esse livro desde antes dele ser lançado hehe!
    Eu sou apaixonada pelos livros do Dan Brown, ainda que eles sigam todos a mesma fórmula.
    Amei ver que a temática desse é a de Dante Alighieri (o que eu já deveria ter suposto pelo título), desde que li O Inferno de Gabriel fiquei mais interessada sobre o tema.
    Também gosto demais das informações que o autor utiliza nas obras, sejam históricas, de física, química ou qualquer outra disciplina. Os livros dele são, sem dúvida alguma, riquíssimos em conteúdo e isso me agrada muito.
    Enfim, estou com saudades de ler algo dele, desse ritmo frenético que a leitura flui.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Olá , seu blog é muito bom,
    e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é:
    António Batalha, e quero deixar-lhe um convite,
    se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no
    blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante.
    Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.
    Deixo-lhe a minha bênção.

    ResponderExcluir
  4. Agora já estou na época de ler de novo. Eu fiquei de saco cheio depois de alguns. E eu adorei os primeiros.

    Ou seja, um legítimo bestseller para ser lido com moderação e espaçamento.

    Imagino que vá me agradar, pode me pôr na lista de espera, principalmente porque Dan Brown consegue sempre colocar Langdon em situações ligadas a fatos que me interessam. A divina comédia é um marco na minha vida estudantil. Fiz um trabalho ótimo para o melhor professor de história que tive. Lembro sempre com carinho.


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir