Cisne - Eleonor Hertzog

terça-feira, 16 de julho de 2013 Marcadores: , ,

Título: Cisne
Autora: Eleonor Hertzog
Série: Uma Geração. Todas as Decisões #1
Editora: Dracaena
Páginas: 832
Ano: 2012
Sinopse: Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!
Avaliação: 3/5 estrelas

Depois de tantas idas e vindas, consegui concluir a leitura de Cisne. Fiquei imensamente grato quando recebi a noticia de que o blog tinha conseguido parceria com a Eleonor, e ansioso quando recebi o livro em casa. A principio me assustei um pouco com o tamanho, mas depois me acostumei com a ideia. Recebi o livro em janeiro, mas demorou um pouco para fazer a leitura em virtude da faculdade. Agora nas férias de julho, consegui concluí-la.

Bem vindos ao Cisne! Conheçam a extensa família Melbourne. Doutor Henry e a Doutora Doris com seus oito filhos: Ted, Teo, Tim, Tom, Lis, Pam, o caçula Bobby e a filha adotiva Pegg. Todos vivem a bordo do barco Cisne, navegando e viajando por diversos lugares. Doris e Henry são formados pela Escola Avançada Champ-Bleux, na qual ninguém sabe os critérios de avaliação para adquirir uma vaga. Só se sabe que é uma das mais conceituadas escolas de cientistas do planeta, e que para conseguir uma vaga lá, a pessoa realmente é inteligente. Todos os irmãos Melbourne prestaram testes, e aguardam ansiosamente as respostas, enquanto viajam por diversos lugares. Só que alguns acontecimentos podem mudar os planos da família, e a partir disso a aventura está garantida.

Comecei bem empolgado e curioso pela leitura de Cisne. Os comentários acerca deles eram bem positivos, bem bacanas. Apesar disso, me decepcionei um pouco. 

Eleonor tem um ponto de partida muito bacana. Tenho que admitir que a história dela é original e criativa. A autora apresenta um mundo diferente. cheio de elementos legais e criativos. Fiquei bem satisfeito com esse ponto: a criação de outros mundos, como Tarilian (para saber mais, clique aqui), e as relações dele com a Terra, a biologia marinha que envolve a história. Um misto de romance, aventura e ficção científica que tinha tudo para se tornar um dos meus livros favoritos. Contudo, o excesso de páginas estragou um pouco a leitura.

Senti ao longo da leitura um pouco de excesso nas cenas, por exemplo: um diálogo que poderia ter acontecido em uma página, no máximo duas; Eleonor escreveu quatro, cinco páginas. E isso durante várias vezes no livro. Claro que algumas cenas ficaram bem bacanas desse jeito, como aquela em que a família Melbourne chega na cidade de Porto Alto. O jeito em que eles chegaram e a maneira com que a Eleonor descreveu era como se um filme passasse em sua mente. Em outras cenas, senti a mesma coisa. Contudo, o excesso de detalhes me prejudicou um pouco a leitura.

Um outro ponto que incomodou bastante e tornou a leitura de dificil compreensão foi a grande quantidade de personagens. Só na família Melbourne eram 10 integrantes, mais os personagens secundários, mais os que apareceram apenas algumas vezes. Cada um foi apresentado de maneira convincente e detalhada, ponto positivo para Eleonor, como os irmãos da família Melbourne. Cada um deles tinha suas características próprias, seu jeito de ser, mas até se acostumar com eles demorou um pouco. E em diversos momentos tive que parar para lembrar qual era qual.

Até se acostumar com os personagens e o gênero demora um pouco, mas depois, a história vai se tornando mais encorpada e mais envolvente. As relações entre Tarilian e a Terra vão esquentando, segredos vem a tona, e reviravoltas ao longo do livro, tornam a obra de Eleonor interessante de ser lida. 

Uma coisa que me encantou bastante foi a maneira que a Eleonor descreveu a relação entre os irmãos Melbourne, e eles com os pais. Com certeza foi um dos pontos positivos da história. Havia cenas hilárias entre eles, envolvendo bem coisas de irmãos e tudo mais. Brigas, conflitos, mas também momentos de brincadeira e alegria. Dei boas risadas com as trapalhadas de Tim e Teo, mas também com Peggy. Confesso que Peggy me impressionou em alguns momentos, principalmente pelos desenrolares da história com a personagem.

Elenor mostrou que tem talento e sabe construir histórias.  Seu mundo é deslumbrante, seus personagens são bem descritos, apesar da grande quantidade. Além disso, o conhecimento que ela inseriu no livro, apesar de ficção, acabou se tornando real. Não se tornou meu favorito, mas me apresentou um gênero que vale a pena ser lido. Recomendo para aqueles que querem curtir uma história com um gênero diferente, com outros elementos. Estou bem curioso pela leitura de Linhagens, o próximo livro da série que está prestes a sair. 


8 comentários:

  1. Oi Lucas!
    Também sou parceiro da autora e "Cisne" será uma das minhas próximas leituras.
    É uma pena que você tenha achado a leitura um pouco exaustiva devido a quantidade de personagens e o número de páginas. :/
    Espero curtir a leitura e não me decepcionar.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não ia nem comentar, mas é tão raro encontrar alguém com uma opinião divergente acerca de "Cisne" que me espanta que tenhas lido o livro todo e não tenha abandonado a leitura!
    Já li muitos livros, afinal leio há mais de 22 anos sem parar! Os nacionais estão entrando em uma fase de reconhecimento aqui e fora do país, mas por "Cisne" nutro um apreço especial, pois encontrei nela uma genialidade extrema, cara, você tinha que ler "Linhagens" (é a continuação do Cisne), mas como não se encantou por essa maravilhosa tripulação é improvável que encontre livros melhores, enfim, não compartilho da sua opinião e recomendo extremamente a leitura!

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não gostou de Cisne, tenho CERTEZA que não vai pedir para a Eleonor enviar Linhagens, devia ter procurado resenhas do livro antes de pedir parceria com a autora. Fica a dica ;)

      Excluir
  3. há tempos que venho namorando esse livro... hehe :D

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quando há muitos personagens eu também fico confusa, ainda mais quando os nomes são tão parecidos.

    Ainda assim eu fiquei bem curiosa quando vi que estavas lendo esse livro. Tem muita coisa que parece me encantar, embora a história em si (pela sinopse) não me chame muito a atenção.

    Pode ser que seja um pouco como na coleção de Coração de tinta, vejo o talento da autora, mas tem algumas coisas no modo como ela trabalha eu não gosto.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Uma ótima resenha, gosto muito de livros grandes mas fica a critério de cada leitor :D

    ResponderExcluir
  6. Parece extremamente interessante! A autora é super simpática, e estou doida pra ler. Ainda mais que estou muito interessada na literatura contemporânea nacional =)

    ResponderExcluir