Tamanho não Importa - Meg Cabot

sexta-feira, 12 de julho de 2013 Marcadores: , ,


Título: Tamanho Não Importa
Autora: Meg Cabot
Série: Os Mistérios de Heather Wells #3
Editora: Galera Record
Páginas: 334
Sinopse: A ex estrela do pop Heather Wells não tem do que reclamar: seu pai finalmente vai se mudar do apartamento que ela divide com Cooper; ela arrumou um namorado que quer ajudá-la a emagrecer e as coisas no emprego de inspetora de alojamento na Universidade de Nova York vão... Bem, as coisas por lá continuam esquisitas como sempre. O Dr. Owen Broucho, diretor interino do alojamento Fischer Hall e seu terceiro chefe em menos de um ano, acaba de ser assassinado. Mais uma vez, Heather precisará usar seus excepcionais talentos de investigação se quiser livrar Sebastian Blumenthal, líder estudantil e principal suspeito do assassinato, de uma acusação aparentemente falsa.
Avaliação: 4/5 estrelas
Quem acompanha o blog, sabe o quanto que eu gosto do trabalho da Meg. Seus livros (não todos) são divertidos, românticos, leves e gostosos de serem lidos. Comecei lendo O diário da Princesa, passei para outros, e hoje a Meg é uma das minhas autoras favoritas. Como eu disse anteriormente, não são todos os livros dela que se tornaram meus favoritos. Há algumas particularidades, entre eles Tamanho não Importa.
 
Heather Wells está de volta. Sua vida não podia estar melhor. Seu pai vai sair do apartamento que ela divide com Cooper, ela acabou de encontrar um novo namorado, Tad, que está ajudando nossa estrela a voltar a emagrecer. Continua trabalhando no Alojamento Fisher Hall, da faculdade de Nova York. Só que tudo poderia estar realmente perfeito se o seu terceiro chefe em menos de um ano não fosse assassinado com um tiro na cabeça. A partir disso, nossa inspetora enxerida tem que voltar ao mundo do crime e desvendar mais um mistério. 
 
Bom, como eu disse anteriormente, os livros da Meg são divertidos e gostosos de ler. Mas mistério talvez não seja seu ponto forte na hora de escrever um livro. Tamanho não importa fechava uma trilogia (pelo menos era o que eu pensava até ver um quarto livro da série, Side 12 and Ready to Rock, que seria lançado no Brasil ainda esse ano pela Editora Record) iniciada por Tamanho 42 não é gorda e Tamanho 44 também não é gorda. Todos seguindo a mesma linha de suspense e comédia (e com sinopses um pouco parecidas). Só que Meg não conseguiu, na minha opinião, explorar o suspense de maneira positiva. 

Dessa vez é o seu chefe, Owen Broucho que estava no seu escritório quando misteriosamente levou um tiro na cabeça. O principal suspeito é Sebastian, líder do movimento estudantil da faculdade, que (poderia) ter todos os motivos para realizar o assassinato. Só que Heather (mais uma vez) acredita que não foi ele, e decide ir atrás do assassino. Essa característica é normal em todos os livros da Meg com a Heather. E Meg não transforma ela em uma detetive propriamente dita (eu sei que ela não é). Apenas transforma a ex-estrela do pop em uma personagem enxerida que não tem nada para fazer e decide investigar o assassinato de seu chefe. Durante todo o livro, não teve em nenhum momento que eu torcesse pela Heather realmente. Talvez a Meg tenha pecado um pouco na construção da personagem, em vez de torná-la uma heroína, apenas a transformou em uma ex-estrela encostada.
 
Outra falha da autora foi a narrativa. A história se arrastou de maneira negativa por todo o livro. Não teve em nenhum momento que a história me fez realmente seguir em frente. Não teve nada de original, nada de cativante. Apenas Meg. Até penso que a Meg esqueceu que estava escrevendo um livro de mistério, e focou apenas no humor, que também tornou o livro cansativo. Não é que não tenha tido cenas de mistério e revelações. Só que apenas foi o básico. Cenas um tanto repetitivas que não trouxeram nada de positivo para a história. Apenas nas últimas cem páginas que parece que ela lembrou que tinha um caso para resolver que realmente deu pistas. Pistas, que me decepcionaram seriamente. Ela tecnicamente não deu motivos para acreditar que o verdadeiro (a) assassino (a) era quem foi. Ela simplesmente colocou no final alguém totalmente diferente do que se podia imaginar, e que teve um motivo tolo. Pareceu algo meio forçado, como se aquele desfecho fosse o único a ser feito. Poderia ter sido mais bem desenvolvido na minha opinião.
Tamanho não Importa não impressionou, não me deixou de boca aberta. Veio apenas com um propósito, entreter o leitor (de maneira um tanto negativa). Como todos os outros livros da Meg, tranquilos e sem grandes surpresas. Para quem gosta dos livros da autora, vale a pena ser lido. Caso contrário, comece por algum outro. 

3 comentários:

  1. A Mi também não curtiu tanto essa série. Eu pretendo ler mês que vem algum (já estou com eles pendurados entrando e saindo da lista desde novembro do ano passado).
    Não vou me manifestar ainda, mas eu acho que eles podem me agradar. Não maravilhosamente, mas porque gosto da Meg, mas minha grande paixão é a Mia. Ela é uma pessoa própria pra mim, e isso ofusca um pouco a escrita da autora.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu só li o primeiro livro dessa série e não tenha tanta curiosidade de ler os outros porque o caso no primeiro é desvendado. Me desanima saber que os outros dois não tem nada de novo porque eu gostei do Tamanho 42 não é gorda. O último livro que li da Meg foi uma grande decepção, e olha que gosto muito da autora.


    Beijos, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucas, a Meg também é uma das minhas autoras favoritas... tenho o primeiro volume dessa série e tenho bastante curiosidade quanto a essa série. realmente uma pena esse livro não ter agradado você. É muito raro a Meg decepcionar e quando acontece a frustração é inevitável principalmente por (acredito eu) esse ser o último livro da série.

    beijos
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir