[Retrospectiva 2012] O que marcou...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 Marcadores:

Bom, 2012 já está no finzinho e já estou com saudades. O mundo não acabou (#ufa), mas para mim acabou  o ensino médio. Foi um ano muito marcante para mim, com essa história de vestibulares e escolhas profissionais. Com certeza não vou esquecer tão facilmente.
Deixemos de tristeza, e bora mostrar alguns livros que marcaram em 2012. Daqui a pouco serão 73 leituras nesse ano entre boas, ruins e péssimas. As que vou mostrar, de maneira geral marcaram positivamente, mas de algum jeito não vou esquece-los.



Jogos Vorazes - Primeiro livro que li em 2012. Simplesmente fantástico! Não sei quem eu odiava mais: a Capital, por permitir que os jovens fossem para a arena que nem cão e gato, ou Suzanne Collins por ter me deixado em estado de choque! Recomendo e mal posso esperar para ler Em Chamas e A esperança (2013 que me aguarde)

Cidade de Vidro - Com certeza o melhor livro da série Os instrumentos Mortais (até agora). Amei o livro! Eu ficava lendo até tarde, e não consegui parar antes do fim. Cheio de reviravoltas, Cidade de Vidro supriu o que Cidade das Cinzas tinha deixado! (preciso urgentemente de mais uma dose de Cassandra Clare!

Gossip Girl - Não me Esqueça - Não esquecerei com certeza. Em 2012, consegui terminar (aleluia!), a série Gossip Girl. Foram alguns anos lendo os doze livros da série de Cecily Von Ziegesar. Não é minha série favorita, mas graças a ela descobri o seriado, que adoro. Vou sentir saudades de Serena, Blair, Chuck, Nate, Dan e Vanessa!



Saru - O guerreiro da Floresta - Livro que ganhei de presente da Laise de Natal. Simples, rápido mas comovente, Saru conta a história de um gambá desde o seu nascimento até adulto. Repleto de ilustrações, quem tiver interesse, leia!

Capitães de Areia - Nesse ano, o livro de Jorge Amado foi O livro. Caiu em dois vestibulares, fiz um vídeo sobre ele, foi tema das duas redações dos vestibulares, além disso, fiz uma redação no cursinho. Quer mais? Foi o primeiro livro que li do Jorge Amado, gostei, e espero ler muitos outros.

O circo da Noite - Bom, o que falar de um livro que você gostou de montão? Foi o caso de O circo da Noite. Mágico, intenso e misterioso, foi uma das melhores leituras do ano, com certeza. Quis até fugir com o circo na época. Para se tornar perfeito, podia sair filme dele.


Assassin's Creed - Renascença e Irmandade - Sabia da existência do jogo, mas nunca havia jogado. Comecei o primeiro livro e A-D-O-R-E-I! Pura viagem histórica! Ação, mistério, é um livro de tirar o fôlego.

Tem Alguém Aí? - Foi um dos poucos chick-lits que li esse ano. Marian Keyes mostrou o que é capaz de fazer: tornar momentos tristes e enfadonhos em comédia pura. Ri muito com a Anna e suas trapalhadas! Apesar de grande, nem senti o peso. Simplesmente fluiu!

Precisamos Falar Sobre o Kevin - Bom, esse foi um daqueles que não me marcou de uma forma positiva. Leitura densa, demorei para ler o livro, nem sei como consegui terminar. Com certeza, não relerei de maneira alguma (nem tenho vontade de ver o filme), e não é um livro que indico.



Série Beijada por um Anjo - Não li a série toda, mas os livros que li fizeram eu me apaixonar pela história. Romantismo e suspense é o que não falta. Não sei ainda quando lerei o quarto e o quinto.

Os homens que não amavam as mulheres - O que falar do livro? Fantástico. Stieg Larsson conseguiu conduzir a história de tal maneira que só conseguimos parar de ler no final. Mal posso esperar para ler o segundo! Suspense e segredos é o que não falta. Indico também o filme lançado este ano! Vale a pena!

A garota Americana - Meg, Meg, só você mesmo para fazer eu devorar o livro em dois dias! Se eu gostei? Amei! Divertido, engraçado, cada página era uma risada. Li o segundo, mas não me cativou tanto.



Corações em Fase Terminal - Foi uma leitura edificante. Aprendi muito com o livro! Rolou sorteio no blog (através disso mais pessoas puderam celebrar a história da mesma maneira que eu)! Espero ler muitos outros livros da Fabiane.

Feliz Por Nada - Sou feliz mesmo por ter lido esse livro. Serviu para descontrair no momento em que eu me encontrava. Rolou algumas crônicas aqui no blog (só duas). Até a Tati, uma amiga minha leu algumas crônicas e gostou. Por sinal, foi ela que encenou a Martha num outro vídeo que fizemos para um trabalho na escola.

Estilhaça-me - Ai Tahereh, por que fazer Juliette sofrer tanto? Não gostei! Apesar disso, foi uma leitura eletrizante! Mal posso esperar pela continuação. A única coisa que não gostei foi que a autora veio para o Brasil, mas não para Santa Catarina. Mesmo assim, leia o livro, por que é D-E-M-A-I-S!



O melhor de Mim - Nicholas, com esse romantismo, cativa-me cada vez mais! No começo, um pouco clichê e cansativo, mas depois, uma história de vida. Com certeza entrou para a lista de favoritos! Outro que não desagradeceria se saísse filme (eu iria chorar)!

Cinquenta Tons de Cinza - hahahaha, sou uma pessoa legal: li o livro do momento. Nunca me senti assim lendo o livro. Intenso, romântico, mostrou-me que o amor é capaz de mudar as pessoas. Espero gostar dos outros dois livros da trilogia. E.L, adoro você!

Morte Súbita - Nada a ver com Harry Potter, mas mesmo assim, válido. Simplesmente envolvente e genial (pelo menos a partir da metade). J.K Rowling ganhou pontos de popularidade comigo. Espero não decepcionar-me,

Julieta Imortal - Não posso deixar de falar de um livro que eu A-M-E-I. A história, a narrativa, os personagens. Tudo! Não conseguia entender Romeu algumas vezes, mas mesmo assim achei maravilhoso. Fiquei mais feliz ainda quando soube que corre o risco de virar série de TV.

Bom, acho que é isso. 2012 foi um ano válido, maravilhoso. Espero que 2013 seja muito melhor. Para finalizar essa retrospectiva, vou deixar abaixo a performance de uma música que para mim foi uma das melhores lançadas em 2012. Vocês já devem estar cansados de eu falar, mas sim, a música é da Taylor Swift. Apesar de We Are Never... ter sido uma das que eu mais escutei (na playlist do celular das mais tocadas ela aparece em primeiro lugar), outra música dela é a escolhida: Red. Espero que gostem!

5 comentários:

  1. Viu como as coisas são. Você amou, e eu não curti. E a única coisa que eu amei, foi Romeu, porque era a única coisa real e que fazia sentido pra mim. E pra você não.

    Essa é coisa boa da diversidade. Um feliz 2013.

    Beijos da prima!
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista! Gostei da música da Taylor no final! hahaha
    Feliz 2013
    Lucas,
    http://paraleloindie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas!
    Adorei os livros que te marcaram, muitos eu quero ler e outros eu também adorei!
    Espero que seu 2013 seja incrível e parabéns pela conclusão do ensino médio!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Muitos dos livros que marcaram você eu tenho vontade de ler! Principalmente Estilhaça-me e Morte súbita.
    Um beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  5. Com certeza a trilogia jogos vorazes foi uma das melhores coisas de 2012, devorei os livros! Estilhaça-me foi um dos livros da donda de distopia que gostei bastante, a escrita diferente da autora me cativou.Enfim, 2013 tá aí pra gente se apaixonar por muitos e muitos livros. Feliz 2013!!!

    http://livrosparaamar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir